26 de abril de 2024

Propósitos
A inclusão do I Ching no site do Clube do Tarô constitui uma ajuda para difundir o antigo oráculo chinês que dispensa, em grande medida, a figura obrigatória de intermediários. O Livro pode ser compreendido diretamente pelo consulente. A familiaridade com sua linguagem é muito mais rápidamente alcançada do que, por exemplo, com a astrologia e o próprio tarô.
Trata-se de um primeiro passo, pois o espaço está aberto à participação de todos os que se interessam pelo Livro das Transformações.
O I Ching on-line
Parte do material sobre o I Ching incluído neste site foi inicialmente preparado para compor a "Árvore do Bem", seção organizada por João Farkas para o portal IG, no primeiro semestre de 2000. E lá permaneceu no ar durante vários anos. Destinava-se a oferecer recados simples e diretos, gratuitamente, via Internet. Esse conteúdo está inteiramente disponível em Consultas.
Foi feita, no final de 2010, uma revisão completa do conteúdo elaborado anteriormente e adicionada uma nova seção – Os 64 hexagramas – que inclui os textos relativos às linhas móveis. O material referente às linhas foi basicamente retirado da versão de Richard Wilhelm, cotejado com o trabalho de Alayde Mutzenbecher (veja Livros).
Espero com o tempo incluir dados da trajetória percorrida com a participação de muitos amigos, bem como as anotações que fiz no curso ministrado pelo Mestre Liu, de março a novembro de 1983, uma experiência inesquecível, que contou com a tradução de Lúcia Lee.
Convite
O importante, agora, é deixar expresso o convite a todos os que se interessam pelo I Ching, para que participem deste espaço enviando suas colaborações, indicações e sugestões.
A qualidade desse Livro de Sabedoria merece todo o nosso reconhecimento.
Contato com o responsável:
Constantino K. Riemma - constantinokr@clubedotaro.com.br
Atualizado: julho.15