27 de abril de 2024

1. Os naipes | 2. Ás ao 10 de Paus | 3. no Mitológico | 4. no Lenormand
As cartas de Paus no Baralho Petit Lenormand
Geraldo Spacassassi

A título de complementação, enfocarei resumidamente as Cartas Numeradas do Naipe de Paus que integram o famoso oráculo francês, o “Baralho Petit Lenormand” e sua estreita conexão com o Tarô.
Este oráculo foi criado por Marie-Anne Adélaïde Lenormand, por volta do ano de 1800. Ele é composto por apenas 36 cartas que foram selecionadas dos Arcanos Menores do Tarô – 9 lâminas de cada Naipe –, a saber: Ás, 6, 7, 8, 9, 10, Valete, Rainha e Rei.

O Anel / Ás de Paus
Prenuncia um momento, onde você está sendo chamado a analisar a sua capacidade de se associar, de buscar criteriosamente a cooperação e o apoio de outras pessoas (Anel), quase sempre indispensável quando o entusiasmo e a paixão estão impelindo você a desenvolver novos projetos, a assumir um compromisso de noivado-casamento ou a embarcar numa aventura que poderá mudar radicalmente o rumo de sua vida (Ás de Paus).
A ilustrações utilizadas nesta seção pertencem ao baralho Petit Lenormand (à esquerda)
e ao Tarô Mitológico de Liz Greene, Juliet Sharman-Burke e Tricia Newell (à direita).
A Cruz / Seis de Paus
Prenuncia um momento, onde você está sendo chamado a entender que as provações, os sofrimentos e as tristezas que surgem em seu caminho são testes para avaliar sua força espiritual, incitando-o a recordar que existe uma Força Maior sempre pronta a amparar (Cruz). Quando você está aberto e sintonizado a essa energia espiritual, a vitória está garantida e seu esforço sincero é recompensado e reconhecido por todos (6 de Paus).

Os Ratos / Sete de Paus
Prenuncia um momento, onde você está sendo chamado a examinar as suas rotinas diárias que geram um desgaste excessivo de energias, afetam sua saúde ou provocam danos e perdas (Ratos), resultantes da competição acirrada de todo tipo a que você está exposta, e que só pode ser enfrentada por um caráter, íntegro, forte e corajoso (7 de Paus).
A Montanha / Oito de Paus
Prenuncia um momento, onde você está sendo chamado a enfrentar, após criteriosa avaliação da situação, os desafios ou inimigos com equilíbrio, firmeza e perseverança (Montanha); para tanto, você deve aguardar o momento propício, quando as condições se mostrarem favoráveis e você se sentir seguro e confiante quanto ao resultado esperado (8 de Paus).

A Raposa / Nove de Paus
Prenuncia um momento, onde você está sendo chamado a entender a importância da flexibilidade, da esperteza e da sagacidade como qualidades essenciais à sua sobrevivência, e como o exercício dessas qualidades pode ajudar você a evitar sérios prejuízos e perdas (Raposa) principalmente neste momento, em que você é ainda forçado a enfrentar novos desafios, quando as dificuldades da vida já exauriram todas as suas energias (9 de Paus).
O Urso / Dez de Paus
Prenuncia um momento, onde você está sendo chamado a defender seu território e a aprender que a inveja, o ciúme, o despeito e todas essas energias negativas geradas pela busca desequilibrada do poder (Urso) encontrarão um campo propício para se instalar e expandir toda vez que você se deixar abater pelo desânimo e pelo excesso de preocupações ou de responsabilidades (10 de Paus).

Bibliografia Consultada
SHARMAN-BURKE, Juliet & GREENE, Liz. O Tarô Mitológico. S.Paulo, Madras, 2007, 254p.
NAIFF, Nei, Tarô, Vida & Destino, Vol. II. S.Paulo, Elevação, 2001, 318p.
RILEY, Jana. Tarô Dicionário & Compêndio. R. Janeiro, Jorge Zahar, 1995, 290p.
SPACASSASSI, Geraldo. Baralho Petit Lenormand Teoria & Prática. S.Paulo, Totalidade, 2007, 271p.
BRANDÃO, Junito de Souza. Mitologia Grega – Vol. III. São Paulo, Vozes, 1987, 408p.
ABRIL CULTURAL. Dicionário de Mitologia Grego-Romana, São Paulo, Abril, 1976, 196p.

janeiro.11
Contato com o autor:
Geraldo Spacassassi - www.stonebk.com.br
Outros trabalhos seus no Clube do Tarô: Autores

Para acessar outras partes deste estudo sobre as cartas de Paus, clique os links abaixo:

1. Os naipes | 2. Ás ao 10 de Paus | 3. no Mitológico | 4. no Lenormand