Baralho Petit Lenormand - Teoria & Prática
de Geraldo Spacassassi

Editoração de
Constantino K. Riemma

Este livro tem um caráter didático e seu grande mérito é o de ir muito além das referências sumárias que aparecem nos manuais de cartomancia. Como diz o autor, "nesta pesquisa, o Baralho Petit Lenormand é abordado além das fronteiras da função meramente adivinhatória e perfeitamente alinhado aos princípios da escola européia".
Le Petit Lenormand

O principal propósito desse trabalho, segundo Geraldo Spacassassi, é o de resgatar e divulgar o Baralho Petit Lenormand, oráculo criado por Marie-Anne Adélaïde Lenormand, na França, por volta do ano de 1800.
Esse estudo é apresentado sob dois enfoques:
Teórico: origens e estrutura do baralho, e os aspectos adivinhatórios e simbólicos das lâminas;
Prático: métodos de leitura ou tiragem, bem como o aspecto ritualístico da preparação das cartas.
Quanto aos aspectos práticos de leitura, diz o Autor: "Faço-o com prazer para atender insistentes pedidos de leitores residentes em regiões distantes, apesar de ter plena consciência de que essas práticas, segundo a Tradição, devam ser transmitidas oralmente. Não tanto por uma questão de segredo, mas pelos aspectos práticos e dinâmicos envolvidos, que só serão bem assimilados pelo aluno ao manusear as cartas. Todo novo aprendizado envolve particularidades, detalhes e procedimentos que transcendem os aspectos teóricos que podem ser encontrados em livros e manuais, e que
somente um instrutor capacitado poderá transmitir de forma eficiente e eficaz."
Na Introdução do livro, Geraldo relata a sua trajetória pessoal e as referências que marcaram sua busca de entendimento das cartas e de seus significados simbólicos e esotéricos. E um dos personagens citados é o Prof. Molinero (Yogakrisnanda), que assina a Apresentação do Autor.
Alguns textos para conhecer
Incontáveis variações e reinvenções do Petit Lenormand apareceram pelo mundo afora nesses dois últimos séculos, boa parte deles referidos como "Baralho Cigano". Existem muitas variações nos desenhos, mas na maior parte dos casos são mantidos os títulos originais do Petit Lenormand: Anel, Cruz, Ratos, Montanha, Raposa, Urso, Chicotes...
Ao invés de simples referências, sem dúvida é melhor para o leitor a apresentação dos próprios textos. O Autor autorizou a reprodução de três capítulos do seu livro, que fazem parte agora do acervo do site Clube do Tarô e que podem ser também acessadas a partir dos textos de apresentação dos Arcanos Menores:
Carta 7 - Rainha de Paus / Serpente : texto completo
Carta 28 - Ás de Copas / Cavalheiro : texto completo
Carta 20 - 8 de Espadas / Jardim : texto completo
O Autor
Geraldo Spacassassi

Gerado Spacassassi nasceu em São Paulo, em uma família de ascendência italiana. Administrador de Empresas, especializou-se em Planejamento Financeiro e Orçamentos. Exerceu estas funções na Du Pont do Brasil S/A durante 31 anos.
Despertou para o Esoterismo em 1972, e durante seis anos, sob a orientação do Mestre Prof. Molinero, estudou diversas linhas, técnicas e práticas dessa inesgotável corrente do Saber. Desenvolve estudos e pesquisas sobre Astrologia, Tarô, Cabala e os princípios básicos da Psicologia Analítica de C. G. Jung desde 1980, e em 1994 começou a se dedicar ao Baralho Petit Lenormand.
Desde 1986 ministra cursos e seminários regulares de Astrologia, Tarô e Baralho Petit Lenormand. Como convidado, tem conduzido palestras e seminários em escolas e instituições.
Mais informações sobre o seu trabalho podem ser obtidos no site do Autor: www.spaca.com.br
agosto.10
Contato com o autor: