Home page

14 de agosto de 2022

Responsável: Constantino K. Riemma


  Torre de Babel - julho.2022
Ali Babá e os 40 bilhões
Rui Sá Silva Barros
Historiador e Astrólogo
Já era esperado, ações, títulos e criptomoedas estão em queda, agora chegou a vez das commodites (metais, cereais, carnes e combustíveis). Isto indica recessão no horizonte que pode ser acelerada com Marte em Touro e em conjunção com Urano no final do mês, Saturno e Urano fazem uma última quadratura. Maiores detalhes no final do texto.
O impávido colosso
O Congresso pariu duas ilegalidades para lidar com a inflação alta. Colocou um teto nos impostos estaduais sobre os combustíveis, o que será contestado no STF; e ferindo a legislação eleitoral, o teto de gastos e a responsabilidade fiscal autorizou 40 bilhões para distribuição pelo governo, o que ficou conhecido como PEC Kamikase. Para evitar problemas decidiram que o país está em emergência que termina pontualmente em 31 de dezembro, só pode ser piada.
OposiçãoOs senadores resolveram dar este presente ao governo que busca a reeleição com medo de serem acusados de negar um auxílio aos necessitados. Algo andou nesta banda, algumas greves nos transportes, concentrações populares em Salvador e Rio, elas são necessárias para garantir a realização das eleições em clima normal. As provocações já começaram: o contador do Lula presta serviço ao PCC, jogaram fezes na concentração da Candelária, emporcalharam o carro do juiz que mandou prender o ex-ministro da Educação, o militante do PT foi assassinado em Foz do Iguaçu, na festa de aniversário, por um eleitor do Bolsonaro e muito mais vem por aí. Como tenho escrito, a campanha será violenta.
Torre de Babel - 2022-julho - Ali Babá e os 40 bihoes - Câmara
Câmara realiza sessão de 1 minuto para votar a PEC Kamikaze.
Do site câmara.gov.br
Situação — Está fazendo dois movimentos, tenta ampliar  votos com a distribuição de benefícios variados por um lado e, por outro, avisa aos acólitos que precisam fazer algo antes das eleições, o que é lógico, depois da perda fica mais difícil virar a mesa, especialmente quando muitos estrangeiros acompanham o que ocorre no país. A decisão sobre o caminho será tomada em setembro. Marte ativa a oposição Marte/Saturno  do mapa natal desatando mais desatino e violência (veja o mapa do do Brasil).
Economia — O desemprego caiu um tico, mas a situação é muito crítica com gente passando fome ou comendo coisa sem valor nutritivo, gente endividada, gente que perdeu tudo nas chuvaradas etc. Em matéria de recessão dependemos muito da China para onde vai parte significativa de nossas exportações, haverá perdas de qualquer jeito como dito acima. O próximo governo terá que desmontar os atuais benefícios e acabar com o orçamento secreto, duas batalhas duras, terá que lidar com déficit orçamentário e dívida pública crescente. A guerra na Europa não nos atinge muito, o potássio está mais caro, mas continua chegando, e o que importamos de trigo e derivados de óleo não vem de lá. É Voltaire, por enquanto é isto.
Agruras — Enquanto isto as enxurradas no litoral do Nordeste deixam um rastro de destruição e grande pobreza, no Sul faz 30 graus no inverno e a secura do clima irrita olhos e respiração e põe racionamento de água no horizonte. Aumentaram muito os acidentes fatais envolvendo caminhões e ônibus nas esburacadas estradas, bem como assaltos a bancos e joalherias. As queimadas na Amazônia batem recordes.
Torre de Babel - 2022-julho - Ali Babá e os 40 bihoes - Enterro na rede - Portinari
Portinari: enterro na rede.
Do site enciclopédia itaú cultural.
Mundo afora
A guerra — No início os telepatas descreviam as intenções do governo russo, com as sanções prediziam a queda da economia e do rublo, desabastecimento e revoltas da população contra o governo. Quatro meses depois nada disso aconteceu, jornalismo investigativo não há e só restou ecoar e comentar as falas do trono. A Rússia acabará dominando o Donbass e o governo ucraniano apoiado pelo Ocidente tentará reavê-lo, a guerra terá momentos de trégua, mas não um fim. Com o ingresso de Marte em Touro e a passagem pelo MC é esperado um ataque concentrado para breve (veja o mapa da Rússia).
União Europeia — Abrigou recentes reuniões do G7 e da Otan, de onde saíram declarações afirmando que Rússia e China são ameaças à paz, que apoiarão a democrática Ucrânia  (que colocou 10 partidos na ilegalidade) e constituirão um fundo para a reconstrução do país.  Enquanto isto a inflação e o racionamento de combustíveis enervam os cidadãos e as crises políticas pipocam.
Macron não conseguiu maioria no Congresso e vai negociar lei por lei, a Alemanha teve déficit na balança comercial  algo que não ocorria há muito tempo e os empresários estão furiosos com a falta de gás e óleo, o país voltou a usar carvão. Manifestação de agricultores na Holanda foi tratada a tiro pela polícia.  Greves no setor aéreo  atrapalharam o turismo de verão e a temperatura sobe muito, no círculo ártico fez 30 graus recentemente. Marte em Touro cruza o executivo da União (casa 10) e Urano faz quadratura ao Sol (veja o mapa da União Europeia).
EUA — Na cata de aliados, Biden deu um giro na Ásia e hospedou uma cúpula das Américas com resultados pífios. Agora a Suprema Corte tomou decisões sobre aborto, porte de armas e imigração que contrariam as políticas do governo. Há eleições em novembro para o Congresso e as perspectivas para os democratas não são boas, a recessão bate às portas do país que vive uma seca tremenda nas planícies centrais, grandes produtoras de cereais. As matanças múltiplas assolam o povo e acontecem mesmo no feriado da independência. Recentemente Marte fez quadratura a Plutão natal, Urano faz quadratura e Saturno está próximo ao MC e Lua (veja o mapa dos EUA).
Torre de Babel - 2022-julho - Ali Babá e os 40 bihoes - pior seca do milênio
Pior seca em um milênio.
Do site Tecmundo.
Inglaterra — Boris Johnson, o cabeça de palha, é um verdadeiro bufão e acaba de renunciar. No início da pandemia ele tratou o problema com ligeireza até ser contaminado e parar na UTI. Mesmo assim promoveu e participou de festas enquanto a população estava em lockdown. Com a guerra na Ucrânia desatou a fazer declarações bombásticas e estranhas. O Brexit continua com pendências, a inflação está bem alta e greves são esperadas. Tudo isto indica um grau de decomposição surpreendente, política e intelectual.  Urano completa mais uma revolução, Plutão pressiona a Lua (veja o mapa da Inglaterra).
América LatinaGustavo ganhou a presidência da Colômbia, o que levou gente a dizer que a região é vermelha, um exagero total, no máximo levemente rosada. Os governos ditos progressistas têm boas intenções, fortalecem o consumo popular com políticas sociais e transferências de renda, mas não mexem na estrutura econômica e diante das viradas na economia mundial os problemas aparecem e o experimento se encerra.
A Colômbia vive numa grande hipocrisia: a produção e exportação de cocaína é muito importante para a economia do país, mas desde o governo Nixon os EUA oferecem ajuda financeira e bases militares para a guerra contra as drogas. O resultado foi a eclosão de violência que corrói a sociedade colombiana até hoje. O novo governo sofrerá oposição do Congresso, da mídia e das Forças Armadas.
No Equador um aumento do preço da gasolina em 2019 deflagrou uma rebelião popular que quase fez cair o governo. No fim, os líderes do movimento aceitaram um acordo que nada resolveu e a rebelião recomeçou este ano. Na Argentina fala-se novamente em dolarização e ninguém se lembra de Menen e Cavallo que já tentaram a façanha e jogaram o país numa imensa crise, peronismo ou antiperonismo terminam do mesmo jeito. No Chile a nova Constituição é prolixa (mais de 300 artigos) e promete coisas que a economia chilena não sustenta.
O nó econômico
Em 2001 a bolha da Nasdaq estourou e o FED baixou os juros para estimular a economia americana, seguiu-se uma farra no mercado imobiliário e as hipotecas foram vendidas pelo mundo afora na forma de CDOs. Em 2006 com uma oposição Saturno (Leão) e Netuno (Aquário) o FED começou a elevar as taxas de juros o que criou uma grande inadimplência, dois anos depois sob a oposição Saturno (Virgem) e Urano (Peixes), isto contagiou o sistema bancário no mundo e a crise tomou proporções catastróficas.
Torre de Babel - 2022-julho - Ali Babá e os 40 bihoes - Queda de ações
Queda de ações.
Do site Mais retorno.
O G-20 foi criado e os bancos centrais começaram a comprar ativos podres e os governos lançaram pacotes fiscais inundando o mercado de dinheiro. Em 2010 a situação parecia estabilizada, mas no ano seguinte estourou a crise do euro e a Primavera árabe, dando sequência ao despejo de liquidez. Parte significativa foi carreada para as ações, títulos e criptomoedas, enquanto a economia se arrastava, no mercado financeiro o céu era o limite.
Muitos analistas se perguntavam até onde iria a farra e se admiravam que a inflação continuasse baixa, muitos bancos centrais praticavam taxas de juros negativas. Então veio a pandemia que paralisou segmentos da produção, dificultou o tráfego internacional de mercadorias e provocou novos pacotes fiscais para conter a recessão. Em 2021 a inflação começou a despontar, as empresas de navegação elevaram os fretes fortemente jogando os custos de tudo nas alturas, pois 90% do comércio internacional ocorrem por via marítima.
Os bancos centrais começaram a elevar as taxas de juros e no primeiro semestre teve início a correção do preço das ações, títulos e criptomoedas; toda semana um baque com algumas falências pelo caminho. O petróleo que chegou a custar 45 US o barril dobrou de preço e o início da guerra na Europa acelerou a inflação de combustíveis, eletricidade e alimentos.
A novidade é que os preços das matérias primas começaram a cair, o que indica estagnação ou recessão, especialmente na Europa, qualquer problema na China e a situação será grave. Isto é o custo para domar a inflação, o que significa mais sofrimento com aumento do desemprego e queda na renda das famílias. E isto agrava um quadro já difícil com uma guerra que pode se alastrar. Durante 2021, Saturno em Aquário fez quadratura a Urano em Touro e agora esse  processo se encerra.
A forma atual da economia mundial, liderada pelo capital financeiro, é altamente irracional e vive de crise em crise e a situação é tal que as inovações tecnológicas podem se tornar armas de controle e opressão da população.
Rui Sá Silva Barros é historiador, astrólogo.
Mestre em História social (USP) e autor de textos sobre simbologia
(Esoterismo, ciência e sociedade). Pesquisador em Kaballa (Tarô e Qabbalah).
Oferece consultas astrológicas com ênfase nas soluções para todos os temas.
Contatos e informações: rui.ssbarros@uol.com.br ou fone: 11 2367-9179.
Outros trabalhos seus no Clube do Tarô: Autores
Edição: CKR – 12/07/2022
Fórum: partilhe seus comentários ou deixe questões para o Rui responder
  Baralho Cigano
  Tarô Egípcio
  Quatro pilares
  Orientação
  O Momento
  I Ching
Publicidade Google
 
Todos os direitos reservados © 2005-2020 por Constantino K. Riemma  -  São Paulo, Brasil