Home page

25 de junho de 2022

Responsável: Constantino K. Riemma


  Torre de Babel - maio .2022
Xadrez das Estrelas
Rui Sá Silva Barros
Historiador e Astrólogo
Maio será marcado por um eclipse lunar, conjunção Marte/ Netuno e conjunção Marte/Júpiter em Áries, o que eleva a impulsividade consideravelmente e Mercúrio entra em retrogradação o que embaralha a comunicação.
A contente mãe gentil
Economia – Quando a demanda supera a oferta de bens e serviços ocorre inflação e geralmente os Bancos Centrais elevam as taxas básicas de juros, por aqui elas já foram a 12,75% ao ano. A pandemia desorganizou a produção e comercialização de matérias primas e a guerra na Europa acelerou o processo. O problema é que a inflação é geral e afeta tanto o que exportamos como as importações, neste caso elevar os juros resolve o problema?
Torre de Babel - maio.2022 - Henfil
Cartoon do Henfil, site da ABI
Não, a Selic pode ir a 20% e não altera nenhum preço básico que irradia para outros setores, é o caso de combustíveis, eletricidade, metais e alguns cereais. Assim legumes, frutas e verduras acabam subindo também por conta da importação de fertilizantes e dos custos do transporte. A elevação dos juros acaba produzindo estagnação e engorda a receita de instituições financeiras e pessoas que aplicam em renda fixa, também eleva a dívida pública.
Situação — Cresceu nas pesquisas eleitorais por conta dos benefícios concedidos e da desistência de alguns candidatos, apesar disto tem na economia um obstáculo grave com a alta inflação, desemprego e endividamento das famílias.  A rejeição a Bolsonaro é alta e ele não tem muito a apresentar no mandato que se encerra, mas apesar disto continua competitivo com 30 % (45 milhões de pessoas) de intenção de votos.
Oposição Lula mantem mais de 40% da intenção de voto nos últimos meses, recentemente um comitê da ONU lhe inocentou de todas as acusações judiciais, foi capa da revista Times e concluiu negociações para apoio de vários partidos a sua candidatura. Tudo isto tem levado a uma acomodação que dá como certa a tranquilidade das eleições e a vitória.
E tudo indica que não haverá tranquilidade nenhuma, o carro do petista foi cercado por apoiadores de Bolsonaro em Campinas e sua segurança foi reforçada. Os atos do Primeiro de Maio revelaram uma incapacidade de mobilização por parte do movimento sindical, o que não prenuncia nada de paz logo adiante.
A questão das urnas — Desde o início do mandato Bolsonaro reclama das urnas eletrônicas por não serem confiáveis. Ano passado a Câmara, controlada pelo Executivo, aprovou a permanência das eletrônicas e o presidente parou por meses, mas recomeçou agora a mesma ladainha que já antecipa o que vai acontecer se perder as eleições.
Para agravar as coisas o TSE contratou um general para um cargo comissionado e convocou uma comissão para acompanhar os trabalhos, nela constou o general Portela. Em resumo, o próprio TSE abriu as portas numa nova tentativa de apaziguamento. A confusão está lançada. A oposição parece confiar no STF para deter alguma ilegalidade, mas terá força?
O papel das Forças Armadas — Os golpes  militares foram frequentes na história dos países latino americanos, a terra dos pronunciamentos no olhar colonial dos europeus que tanto irritou Manoel Bomfim no início no sec. 20. No mapa do Brasil isto é sinalizado pela oposição Marte/Saturno e a intervenção começou no combate às revoltas da Regência e chegou ao longo ciclo de 1964/85 que terminou num  fiasco monumental: falência e hiperinflação a partir de 1982 ( conjunção Saturno/Plutão no final de Libra, casa 9).
Os militares voltaram a partir do governo Temer quando um general foi chamado para dirigir o Gabinete de Segurança, Toffoli chamou um general para assessoria no Supremo e o gal. Villas Boas publicou um tuite quando o STF ia julgar um pedido de habeas corpus do Lula. Com o governo Bolsonaro mais de 6 mil oficiais ocupam cargos de confiança.
Torre de Babel - maiio.2022 - Café de Cândido Portinari
Cândido Portinari: Café.
Do site Artes e Artistas.
Esta presença é explicada pela fragilidade das organizações da sociedade civil como os partidos, sindicatos, associações e imprensa, e esta fragilidade é explicada pela grande informalidade e pobreza na economia que gera dependência de favores estatais e altos índices de violência.
O eclipse lunar atinge o eixo vertical do mapa do país com a Lua no setor da situação e o Sol na oposição, Marte em conjunção com Netuno no céu em oposição a Mercúrio natal intensifica os boatos, ataques a jornalistas etc. Marte em conjunção com Júpiter sobre o Plutão natal indica uso de força e notícias econômicas preocupantes. Urano em Touro em trino ao Sol natal, da última vez resultou no Estado Novo, uma ditadura braba. Veja o mapa do Brasil.
Mundo afora
Durante a pandemia os Bancos Centrais aumentaram o dinheiro em circulação para evitar falências, o que resultou entre outras coisas numa valorização artificial das ações em todas as bolsas. Agora começa a ocorrer a reversão com quedas fortes nas cotações, inclusive no ouro e nas criptomoedas. A guerra na Europa e os lockdowns na China causam apreensão e expectativa de recessão geral adiante.
EUA — Com a popularidade em baixa, um novo surto de covid e inflação em alta, Biden resolveu incrementar a guerra na Ucrânia com 33 bi US, sendo que 20 é um presente para a indústria de armas americanas. É a guerra por procuração, ele entra com dinheiro e armas e os ucranianos entram com refugiados, mortos e cidades arruinadas. Qualquer dúvida sobre o assunto foi dissipada pelo secretário da Defesa Austin numa reunião na Alemanha: Nosso objetivo é enfraquecer a Rússia.
Estátua da Liberdade no filme Planeta dos Macacos.
Do site CinePipocaCult.
Enquanto a inflação bate em 8%, o FED (BC) aumentou a taxa de juros para 1%, é um convite a tomar empréstimos e continuar a ciranda acionária. A renda dos trabalhadores continua estagnada e milhões se demitiram e embarcam em atividades por conta própria. A questão dos imigrantes na fronteira com o México se prolonga sem solução à vista. Para rematar os males, Trump continua ativo na política e no final do ano há eleições para o Congresso.
A conjunção Marte/Netuno estimula os ímpetos de salvar democracias e Marte/Júpiter faz quadratura a Júpiter/Vênus natal, agruras econômicas. O retorno de Plutão continua a desnudar o país, veja o mapa dos EUA.
A guerra — Zelensky parece não se importar com a carga de destruição sobre o país e vemos o paradoxo de um presidente judeu governando com apoio de gangues neonazistas, o que já levantou algumas controvérsias entre Israel e Rússia. O episódio da siderúrgica de Mariupol tem relação direta com o tema, pois lá estão o batalhão de Azov e oficiais estrangeiros, um canadense foi capturado pelos russos. Um dos gasodutos russos atravessa a Ucrânia e o governo de Kiev bloqueou o fluxo alegando problemas de segurança, o gasoduto abastece europeus, aliados e patrocinadores da Ucrânia. Saturno está sobre a Lua do país e Marte/Netuno em oposição ao Marte natal, veja o mapa da Ucrânia.
Depois de 2 meses parece que os esforço russo se concentra no arco leste de Karkiv até Odessa, o que abarcaria a população de fala russa, mas não se sabe se a área ficaria na Rússia ou se constituiria num novo país, de qualquer forma isto prolongaria o conflito por décadas. O país lidou razoavelmente com as sanções econômicas impostas, mas a duração desta condição expõe a população a alguma tensão. A conjunção Marte Júpiter faz quadratura ao Sol do país, veja o mapa da Rússia.
A confusão é tão grande que fizeram declarações estapafúrdias, Lavrov afirmou que Hitler tinha antepassados judeus, uma tolice; e Zelinsky afirmou que os soviéticos não venceram os alemães nazistas, ele continua um comediante e deve pensar que Hollywood venceu Hitler.
América Latina — Acima mencionei as quarteladas e pronunciamentos da região, a instabilidade continua: a Colômbia tem eleições presidenciais no final do mês e o candidato favorito está ameaçado de morte e de golpe de estado se empossado. Vocês podem encontrar uma bela análise da situação astrológica no Youtube: Tercer Encuentro AG Colombia, organizado por Adolfo Gerez, nosso amigo e colega que faz um notável trabalho de organização de eventos astrológicos.
Torre de Babel - maio.2022 - Protesteo na Colômbia
Protesto na Colômbia em 2021
Do site Esquerda online.
O Chile estava em situação de rebelião popular em 2019, a pandemia abafou o movimento, mesmo assim elegeram Boric com um programa dito progressista, com poucos meses no cargo a impopularidade dele é impressionante. No Peru Castillo tem um ano de governo e o Congresso já moveu dois pedidos de impeachment contra ele, que resiste aos trancos e barrancos. A surpresa vem da Venezuela que conseguiu recuperar a produção de petróleo, baixar a inflação e o câmbio apesar de todas as sanções econômicas contra o país.
Um exemplo prático mostra onde está o problema. Todos os dias Bolsonaro reclama dos preços praticados pela Petrobrás e já designou um terceiro presidente para a empresa , mas os preços continuam a subir. Conclusão: há uma força ainda maior que a do governo brasileiro que mantem a situação e ela está no exterior, fato crucial que é ocultado pela imprensa.  Um grupo de empresários brasileiros escreveu carta a Biden pedindo intervenção nas nossas questões ambientais, uma admissão explícita de situação colonial.
Nos últimos cem anos os países da América Latina experimentaram todo tipo de regime político e as mais variadas políticas econômicas e o resultado é que continuam a ser exportadoras de matérias primas cujos preços são determinados no exterior. Todos os governos ditos progressistas batem neste muro e nele caem.
O processo de independência dos países da região foi marcado pelo ciclo Saturno/Netuno, o Brasil contém o trino crescente entre os planetas. Ele está relacionado com a legislação trabalhista, empresas estatais, regimes nacional populares. Na conjunção de 1952/3 tivemos revoluções nacionalistas no Egito e Bolívia, criação da Petrobrás e nacionalização do petróleo no Irã.
Medo e raiva no ar
Estas emoções encharcam o ar que respiramos, são quase palpáveis e muito tóxicas. Há muitos motivos para isto:
1 – SegurançaComo previsto os golpes e fraudes digitais explodiram e são notícias constantes nos telejornais, roubos de celulares ocorrem a cada minuto, grandes assaltos a bancos no interior, violência contra mulheres, homicídios sem motivos aparentes. É incrível, mas ainda há gente que cai em esquemas piramidais do tipo Ponzi, conhecidas e denunciadas há décadas, por desespero ou ganância. Facilidade para a compra de armas, o narcotráfico agradece.
2 - Saúde: A pandemia mostrou que é preciso produzir um mínimo de equipamentos e remédios, ficar dependendo de importação pode ser catastrófico. A pandemia declinou e os problemas apareceram, os sequelados têm dificuldade de atendimento, o represamento de consultas e cirurgias durante a pandemia criou uma enorme fila de espera. Muitos remédios desapareceram, outros tiveram os preços encarecidos, até mesmo dipirona andou faltando em hospitais. Sarampo está de volta e a dengue prospera.
Torre de Babel - maio.2022 - Abrolhos
Abrolhos, vamos manter estas belezas que marcam nosso país.
Do site Bonde.
3 – Ambiente: O desmatamento na Amazônia bate recorde enquanto madeireiros e garimpeiros invadem áreas indígenas. A fiscalização do Ibama est á reduzida ao mínimo. Os efeitos sobre o clima já estão aí com enxurradas e estiagem que fazem grandes estragos.
Há problemas na educação, no financiamento de pesquisa científica, mamatas no Congresso, a lista é interminável. Emoções são sinais para agir, refletir e agir. Democracia vai muito além do direito de voto.
Rui Sá Silva Barros é historiador, astrólogo.
Mestre em História social (USP) e autor de textos sobre simbologia
(Esoterismo, ciência e sociedade). Pesquisador em Kaballa (Tarô e Qabbalah).
Oferece consultas astrológicas com ênfase nas soluções para todos os temas.
Contatos e informações: rui.ssbarros@uol.com.br ou fone: 11 2367-9179.
Outros trabalhos seus no Clube do Tarô: Autores
Edição: CKR – 13/05/2022
Fórum: partilhe seus comentários ou deixe questões para o Rui responder
  Baralho Cigano
  Tarô Egípcio
  Quatro pilares
  Orientação
  O Momento
  I Ching
Publicidade Google
 
Todos os direitos reservados © 2005-2020 por Constantino K. Riemma  -  São Paulo, Brasil