Home page

25 de abril de 2024

Responsável: Constantino K. Riemma


  FÓRUM / HISTÓRIAS & QUADRINHOS / Histórias em quadrinhos < voltar  
Histórias em quadrinhos
Tiragens e comentários
Bete Torii
 

Uma colega de um curso de tarô, há algum tempo, fez uma tiragem para si mesma sobre um assunto que ela já tinha me contado, e relatou por mail a tiragem, que a tinha intrigado, perguntando como eu a interpretaria. Foi a primeira vez que olhei para uma tiragem como se fosse uma história em quadrinhos...

 

5- Romper condicionamentos e recomeçar

Ana Maria escreve, em 15/8/2010: Estou me relacionando há 3 meses com uma pessoa que me deixa um pouco insegura por seu passado e seu medo de sofrer de novo. A insegurança dele vem da traição da mulher no casamento. Terminei, voltamos e ele me pediu para encararmos um relacionamento sério, do qual ele vem fugindo, mas agora quer. Ele me trata muito bem, é gentil, carinhoso, mas não consigo confiar nele, porque já o peguei em algumas mentiras. Pedi ao tarot, numa tiragem de 3 cartas, um conselho. Sairam a LUA, o DIABO e a TORRE. Logo em seguida, pedi uma carta que "cortasse" essas energias ruins e saiu o IMPERADOR. Na dúvida, tirei mais uma e veio o MUNDO...

Eu respondi, inicialmente, no meu outro fórum http://www.clubedotaro.com.br/site/forum/topico.asp?topico=41

Mas vejamos como uma história em quadrinhos. Ou melhor, como conselhos e explicações ilustradas do nosso amigo, o tarô:

Permitam-se receber um chacoalhão, uma dica dos céus, e caiam fora (Torre) dessas situações aprisionantes de medo, ilusão, carência (Lua), desejo de dominação e posse (Diabo). Falo aqui para os dois, porque você descreve inseguranças dos dois, e as cartas mostram pares de figuras - que ficam propriamente humanas ao se libertarem da torre.

E veja só o que pode dar coragem para cumprir esses conselhos difíceis:

Ele, o Imperador viril que agora se mostra decidido e mais seguro, está na base ou raiz da liberação possível (4 é a raiz quadrada de 16- A Torre). Quatro são também as "colunas fixas" que dão sustentação à mandorla onde você dança, na carta O Mundo: feliz e espontânea dentro do espaço protegido que o 4 lhe proporciona. Mais uma coisa: é o Imperador, somado à Torre (4+16=20), que a leva às portas do Mundo, a carta 21..


4- Rigidez atrapalhando a carreira

Um consulente de 40 anos, atravessando um período em que Saturno em trânsito está sabatinando um a um os planetas que ele tem em stellium na casa 12, quer orientação sobre seu momento de vida. Principalmente na área profissional, pois está há 5 meses procurando um novo emprego. 

Percebo que ele não "captou" muito do que eu falei sobre seus trânsitos: que esta é uma época em que ele pode se conscientizar de certas características suas; que as dificuldades, nesse período, apontam aquilo que não está bom e deveria ser mudado. Ele tem muita certeza de si e se esquiva de cada frase dessas, encontrando uma "explicação" mais neutra. Ora, o que precisaria mudar em si mesmo, ele, que é tão certo, inteligente e correto?

A certa altura da leitura do tarô, então, eu propus a tiragem mostrada abaixo, e acredito que ela possa ter ajudado mais do que o que foi dito antes:

<--1 Qualidades/características próprias a ressaltar
 e expor, na busca de emprego.


                        Qualidades/características a não mostrar, e a
                                    trabalhar como "dever de casa". 2-->

 

              3. Prognóstico para a situação de procura
                     de emprego, num futuro próximo.


Leitura:

1- Ele deve mostrar características de independência e auto-motivação, mostrar que não tem necessidade de um ambiente muito estruturado e burocrático, ou que é capaz de encontrar e trilhar novos caminhos; e, também, que não está atrás de um cargo formal ou um alto salário.

Fiz-lhe ver como parecia até absurdo o tarô recomendar que se apresentasse "como um louco" alguém que busca emprego na área financeira - e que isso certamente vem para realçar, enfatizar, a oposição à carta seguinte:

2- Ele deve evitar ser radical, duro, crítico demais, alguém implacável e irredutível em suas atitudes e julgamento. Perguntei se ele era assim, e ele admitiu.

É MUITO interessante esse par de opostos nesse contexto. Mostrei como a idéia não era falsear ou mentir, mas, quanto a certos detalhes de personalidade, "pegar leve" ou mostrar o lado mais leve e claro de sua conduta, procurando trabalhar seu extremismo sem contemplações.

3- O prognóstico é que ele ainda esteja em situação "pendurada", um tanto desconfortável e sem progresso externo, no futuro próximo. Aliás, como o próprio consulente lembrou então, ele ainda tem uns meses para "curtir" o trânsito de Saturno quadrando o meio do céu (carreira) e passando sobre o Ascendente (imagem). Mas, observando os conselhos de O Louco e A Morte, sobre o que cultivar e mostrar de si mesmo, ele poderá estar vendo a situação de um outro jeito, com novos olhos.



                                                              Onde buscar emprego, contatos etc. 4 -->

4- Por fim, a dica de onde buscar trabalho diz: rode por aí, mantenha-se em movimento e busque locais/empresas que têm todo tipo de gente. Observação: a mesma carta 10 tinha saído em tiragem anterior, para descrever o que ele encontraria de dificuldade em empresas da iniciativa privada, na busca de emprego - e ele tinha 'enxergado" na carta, de forma depreciativa, as pessoas  de comportamento duvidoso, como as figuras animalescas da carta, que já viu muitas vezes nas empresas.



17/02/2010



3- Fim de caso

A consulente, escrevendo alguns dias após a primeira consulta, pergunta:
Fale-me sobre nossas vidas, se ainda vão se cruzar ou se devo passar uma borracha em tudo. Ou devo procurá-lo para esclarecer os fatos? O que vê nas cartas sobre essa situação entre ele e eu?

Fiz então uma tiragem para ver
passado,                 presente,               futuro dessa relação:

Foi: uma liberação, uma transgressão de limites, uma abertura para situações diferentes das costumeiras, o rompimento de alguma prisão para cada um de vocês. Mas embora cada qual tenha agido como um detonador da liberação do outro, não foi algo conjunto.

É agora: terminada; a situação é de corte, fim, remoção, talvez sofrimento.

Será: Uma busca mais séria, discreta, responsável e persistente - cada um por si. 

Cartas para a consulente:

A sua situação se você "passar uma borracha" no assunto: temperança, equilíbrio, transformação interna, aceitação dos acontecimentos.

A sua situação se você o procurar para "esclarecer os fatos": você mostrará um certo poder e disposição de resolver assuntos, que terá um pouco de presunção embutida.

Conselho do tarô para você: "deixe ir" esse assunto, não tente manipular nada. Entregue-se a influências naturais e sadias, busque ambientes nos quais tenha confiança. Veja que a atitude aconselhada é muito diferente da do Imperador e semelhante à da Temperança. Observe, aliás, como a Estrela e a Temperança se parecem; a Estrela é como uma Temperança que se despojou totalmente, tocou o chão com o joelho e verteu o líquido de seus dois vasos no chão, ao invés de temperá-los.


2- O jovem casal

A leitora me escreveu: Meu nome é Maria, tenho 17 anos e adoro ler sobre o tarô. Experimentei a tiragem do triângulo amoroso que você postou, porém não sou muito experiente na leitura e tenho uma dúvida, espero que possa ajudar-me. As cartas que me saíram foram as seguintes:

O que eu significo para ele:
  o Sol

O que ele significa para mim:
   os Amantes

Prognóstico p/ nós:
   o Mundo

Razão desse prognóstico:
   o Pendurado

A minha dúvida é: com cartas tão boas, como é que a razão do prognóstico é o Pendurado? Os amantes também podem indicar determinação em ficar com uma pessoa, não é?

Minha resposta: Essa tiragem sua foi tão "bonita" que até parece arranjo de encomenda, não?
-- Você é o sol da vida dele: calor, alegria, cumplicidade, afeto verdadeiro.

-- Ele é o seu enamoramento, a sua escolha, é onde está seu coração: o Namorado.

-- O prognóstico para vocês é nada menos que a coroação desse afeto, um mundo de vocês.

-- A razão desse prognóstico tão belo é o Pendurado, que você pode interpretar como sendo a entrega confiante e completa.

Mas como você é muito jovem, aqui vai também um alerta, na forma de uma leitura brincalhona-séria: não se atire de cabeça (também um significado possível de O Pendurado) sem pensar. O prognóstico pode ser lido também como gravidez - veja como a figura nua e frágil da carta O Mundo pode ser vista como um feto, uma vida nova dentro do útero -, surgida em razão de uma entrega sua sem cuidados (O Pendurado). Cultive esse namoro com cuidado; gravidez é coisa muito séria para ser arriscada sem inteira responsabilidade e vontade dos dois.


 

1- O triângulo amoroso


O primeiro caso
: uma  colega (C) tinha conhecido um homem (H) mais novo que a atraiu muitíssimo. Ele demonstrou que a atração era recíproca, mas admitiu ter uma namorada (N).

A tiragem feita por C

 O que ela (N) representa pra ele (H):    3. Imperatriz
 O que ele (H) representa pra ela (N):    10. Roda
 Prognóstico para ambos:   21. Mundo
 Razão do Prognóstico:      16. Torre


 
Minha leitura: O trio Imperatriz - Roda - Mundo, com as atribuições dadas às cartas, parece uma historinha fechada, de final feliz, embora talvez à moda antiga: ela rainha do lar (presa ou protegida dentro da mandorla), ele rodando e circulando pelos quatro cantos do mundo (por fora da mandorla). Mas tem alguma coisa esquisita, se a razão desse prognóstico "Mundo" é a Torre.  Vejamos: a Imperatriz está grávida; o prognóstico para o casal é um bebê no útero (o Mundo), porque a camisinha estourou (a Torre).

E era de fato o que estava acontecendo! Ver a história completa aqui no site Clube do Tarô, em
     http://www.clubedotaro.com.br/site/p57_bete.asp

 
08/09/2009 11:53:27

Comentários

Lívia Krassuski - 22/09/2009 03:20:55
Bete, que bela sacada, parabéns! A sabedoria do tarólogo consiste em saber interpretar os símbolos universais para cada situação específica, o que exige conhecimento e sensibilidade.

Bete Torii - 28/09/2009 21:55:39
Obrigada, Lívia.
Significou grande soltura, para mim, perceber que eu podia "ler" as cartas da maneira como sempre li livros, ambientes, expressões de rosto... Ainda estou apalpando o caminho, claro.

strega Dany - 29/09/2009 15:45:27
Muita boa essa têcnica de tiragem,,,,,,,,,interessante mesmo. Gostaria de interpletar dessa forma mais estou me exercitando quem sabe chegou lá...... bjos.

Bete Torii - 11/10/2009 22:19:49
Isso mesmo, Dany. Se houvesse uma "receita", acho que ela seria: bastante estudo em boas fontes, e bastante prática tentando manter o espírito livre.

Sandy - 16/10/2009 02:06:45
Beth ,adorei ver que vc usa também esta maneira livre de interpretar as cartas...acredito que com experiência se consegue fazer isto sim, ou seja ,ler sem mesmo usar métodos, ou esquemas...
E interpretar as cartas em forma de estorinhas ....Isto lembra o Baralho Cigano , e que utilizo muito também além do Tarot ,e ambos funcionam muito bem desta forma ,ou seja fazendo estorinhas .... , Porque não?
Não vejo o porque de não ler desta maneira o Tarot, se assim desejarmos , em forma de estorinhas.
Desde que se tenha bastante experiência e intuição desenvolvida se conseguirá uma bela e correta interpretação ...Não é verdade?
E que bom que vc colocou este assunto num site de Tarot ; pois muitas pessoas jamais acreditariam que se é possivel fazer estorinhas com os arcanos do Tarot. E sendo você uma taróloga conhecida, sua opinião vai ajudar bastante em relação a acabar com este preconceito de algumas pessoas que acham estranho que se façam estorinhas com Tarot e que isto só se presta para cartas Le Normand .
E meus parabéns pela sua coragem em abordar este tema aqui!

Bete Torii - 13/11/2009 22:18:04
Sandy,
demorei muito para responder ao seu comentário, mas aqui vai um lembrete. Você fala em "ler sem mesmo usar métodos ou esquemas (...) em forma de estorinhas", mas observe que em todos os casos foi utilizado, sim, um esquema. E é esse esquema que dá a estrutura ou enredo da história; minha única "inovação" ou liberdade é a de olhar os quadros da história de maneira mais direta, simples e solta. Tento ver mais as figuras e o que elas contam pictograficamente, por si e em relação com as outras, do que ficar grudada em significados simbólicos mais rebuscados.
Obrigada.

rute silva - 14/07/2010 20:47:48
comecei no tarot porque queriam dar-me um curso de tarot mas tinha de o pagar então recusei comprei um livro e cartas e la comecei... e comecei a acertar no que previa, ate que fiquei muito tempo semm as minhas cartas, alias das 22 ficaram-me com 21 mas é passado. um dia como não tinha dinheiro tirei fotocopias comprei cola e cartolina plastifiquie e ja tinha o meu baralho !!! mas sou um pouco preguiçosa e já não me satisfaço , preciso de mais tiragens ir ao fundo das questoes, saber os porquês, saber mais do que a aparencia mostra, sinto que estou em constante evoluçao mas em simultaneo em constante bloqueio porque não possuo muita informaçao,,, sinto necessidade de saber mais como fazer uma interpretaçao espiritual e não confundir com uma interpretaçao quotidiana. podem ajudar-me?

Bete Torii - 16/07/2010 23:56:11
Rute,
não sei bem o que lhe dizer. Você não explica por que recusou um curso mas se dispôs a comprar um livro e cartas (sendo que tanto um como outro tinham que ser pagos)... Também acho que não entendo bem quando você deixa entrever que, após ler um único livro, passou a fazer previsões certeiras, mas (agora?) quer fazer uma "interpretação espiritual" das cartas... E ainda: o que exatamente você pensa ao dizer que uma interpretação espiritual não é cotidiana?
Enfim: eu arriscaria dizer-lhe que participar de um curso ou seminário, ou algum tipo de troca com outros praticantes do tarô, poderia ajudar ao menos a colocar (para si mesma) de forma mais concreta as suas questões. Se isso for difícil no local em que você mora, tente pelo menos ler sobre o assunto, em boas e variadas fontes (livros e internet). Tarô não é algum tipo de técnica ou artesanato bem conhecido que você pode aprender pelo método que lhe é mais fácil e sair aplicando. É uma linguagem simbólica que comporta mais dúvidas do que certezas.

Ana Maria - 20/08/2010 14:33:21
Agradeço MUITÍSSIMO pela sua resposta e, principalmente, por esta abordagem da história em quadrinhos, que eu não conhecia...
Mas, esta semana, ele - por medo ou seja por qual motivo - aprontou mais uma e eu resolvi largar de mão. Encaro qualquer situação, desde que seja baseada na verdade e na coragem. Como vc disse, não é preciso haver "compromisso"(eu mesma não queria e disse isso a ele. Para que rotular?) para estar com uma pessoa, mas comprometer-se é necessário. Se ele ainda não está pronto, que vá se cuidar. Se um dia resolver (os amigos me disseram que ele volta..), me procure. Se não for tarde...
Muito obrigada mais uma vez. Muita luz para você!

Bete Torii - 21/08/2010 01:59:10
Ana Maria,
é muito bom saber que ajudo, um pouquinho e às vezes...
Boa sorte e um grande abraço.
Bete

  Total: 22 Próxima >  
  Baralho Cigano
  Tarô Egípcio
  Quatro pilares
  Orientação
  O Momento
  I Ching
Publicidade Google
 
Todos os direitos reservados © 2005-2020 por Constantino K. Riemma  -  São Paulo, Brasil