Home page

12 de dezembro de 2019

Responsável: Constantino K. Riemma


 

A Receptividade gera o sucesso.
Quando o homem obedece ao ritmo
celeste encontra a direção correta.
O segredo está em acolher as
obrigações e responsabilidades.
 
2 - O Princípio Receptivo.


O oráculo

O Princípio Receptivo. Sucesso sublime!
Ele simboliza o que é exato e firme como uma égua.
Quando o homem nobre tem um objetivo
e toma a iniciativa, ele a princípio perde o rumo.
Porém, se ele obedecer, encontrará orientação.
É favorável encontrar amigos no oeste e no sul,
mas amigos no leste e no norte serão perdidos.
A persistência tranqüila e correta traz boa sorte.

Interpretação

Esse hexagrama é o símbolo da Terra, da Mãe. Suas virtudes são a paz, a harmonia, a pureza e a retidão. O Princípio Receptivo contém uma vasta plenitude de forças vivas e de objetos e tudo nele frutifica no acolhimento do poder celestial.
A égua representa as criaturas receptivas que passeiam livremente pelos confins da terra. Ela combina força e agilidade com docilidade e dedicação - e essa deve ser a conduta do homem que busca a correção.
O oráculo é favorável mesmo quando alerta para a possibilidade de se perder o rumo devido a alguma confusão. A situação por fim será corrigida e voltará ao normal. A recomendação é a de não tomar iniciativas para forçar a realização dos objetivos pessoais, mas sim aceitar as coisas como se apresentam e em seu ritmo próprio. "Encontrar amigos no oeste e no sul" significa que quando chegar o momento de cumprir alguma tarefa devemos procurar auxiliares e amigos.
"Perder amigos no leste e no norte" sugere momentos de solidão para planejar e avaliar nossos trabalhos. O leste simboliza o lugar em que o homem recebe orientações do mestre e o norte, o lugar em que presta contas do que realizou. É o momento de estar só e ser objetivo.
A boa sorte resulta da persistência pacífica. O Poder Receptivo, graças à sua extrema suavidade, pode agir com grande poder e tornar-se radiante.


O conselho estratégico

O homem nobre demonstra sua virtude abrangendo e sustentando todas as coisas.

Interpretação

A terra sustenta e preserva todas coisas, boas e más, que vivem e se movem sobre ela, sem exceção. De igual modo o homem em busca de seu crescimento cultiva um caráter amplo, puro, resistente, de modo a dar apoio aos homens e às coisas.


consultar novamente

 
  Baralho Cigano
  Tarô Egípcio
  Quatro pilares
  Orientação
  O Momento
  I Ching
Publicidade Google
 
Todos os direitos reservados © 2005-2019 por Constantino K. Riemma  -  São Paulo, Brasil