Home page

14 de dezembro de 2019

Responsável: Constantino K. Riemma


 

A Disputa ocorre quando a
confiança encontra obstáculos.
A insistência pode ser desastrosa.
O segredo está em planejar com cuidado
antes de tomar uma iniciativa importante.
 
6 - A Disputa


O oráculo

Disputa. Confiança e sinceridade acompanhadas por obstáculos.
Com cautela os assuntos podem prosperar num meio termo.
Prosseguir no conflito até seu amargo fim será desastroso.
É vantajoso visitar o grande homem.
Não é favorável cruzar o grande rio.


Interpretação

Mesmo quando se é sincero no esforço, encontram-se resistências e impedimentos. Em conflitos dessa natureza o melhor caminho consiste em manter a clareza e a prudência. A habilidade de tomar providências para conciliar os interesses e estabelecer um meio termo será fonte de boa sorte.
As disputas não devem ser levadas até o extremo, pois poderão criar conflitos e inimizades irreparáveis. Conduzir uma luta até seu amargo fim dá maus resultados, mesmo quando se tem toda razão.
"Visitar o grande homem" significa buscar ajuda de alguém imparcial e com autoridade suficiente para ser o mediador entre as partes e garantir uma decisão justa. Quando nos encontramos em situação de conflito, na maior parte das vezes não é apenas o outro o "culpado". No coração de cada ser encontram-se recantos de sombra. A ajuda de alguém mais maduro, além de pôr fim a uma guerra inglória, pode nos ajudar a crescer, se descobrirmos a origem interna do conflito.
A recomendação para não se atravessar o grande rio indica que neste caso não se deve tentar qualquer grande manobra pessoal para resolver o impasse ou fugir do problema, pois isso poderá levar ao abismo, ou seja, aumentar a confusão e o conflito.


O conselho estratégico

O homem nobre só inicia um empreendimento depois de ter planejado cuidadosamente.

Interpretação

Toda atenção deve estar nos passos iniciais das tarefas e realizações a que nos propomos. Mesmo os homens experientes buscam bons conselhos quanto aos projetos que pretendem iniciar. Para evitar conflitos, tudo deve ser cuidadosamente considerado, deixando claros os direitos e deveres de cada parte.
Quando as tendências espirituais convergem, a causa de conflitos fica eliminada. Mas, mesmo nesses casos, é importante esclarecer as metas comuns e as responsabilidades de cada um.


consultar novamente

 
  Baralho Cigano
  Tarô Egípcio
  Quatro pilares
  Orientação
  O Momento
  I Ching
Publicidade Google
 
Todos os direitos reservados © 2005-2019 por Constantino K. Riemma  -  São Paulo, Brasil