Home page

19 de setembro de 2019

Responsável: Constantino K. Riemma


 


Obstáculo causado por mal intencionados.
O grande parte o pequeno se aproxima.
O segredo está em se recolher ao
próprio círculo, sem pretensões
de se destacar em público.
 
12 - A Obstáculo


O oráculo

Obstáculo causado por pessoas mal intencionadas
não favorece a persistência correta do homem nobre.
O grande parte, o pequeno se aproxima.

Interpretação

O oráculo enuncia que as forças celestiais e as terrestres se separam. Quando o Céu e a Terra deixam de cooperar, nenhum crescimento é possível e o resultado é a estagnação. A confusão e a desordem reinam sobre a terra. Os homens inferiores ocupam o centro e prosperam, enquanto os homens nobres estão na periferia e declinam.
Estamos num período em que predominam as forças do caos, da obstrução, da obscuridade. Há grande dificuldade para restaurar a ordem e a correção, a lei e a justiça.
O homem de caráter firme, porém, não se desvia de seus compromissos. Mesmo impossibilitado de agir, permanece fiel a seus princípios e se recolhe em seu retiro secreto. É o momento oportuno para restaurar a força interior e buscar saídas com criatividade.


O conselho estratégico

O homem nobre se recolhe em seu próprio íntimo para escapar às más influências e sair das dificuldades. Ele resiste às tentações de glória e riquezas.


Interpretação

Quando reina a desconfiança, alimentada por pessoas vulgares, toda atividade frutífera torna-se impraticável, pois as bases estão falseadas. Consciente do que se passa, o homem correto não se deixa seduzir por convites para participar de empreendimentos públicos duvidosos; seria perigoso para ele, porque não poderia concordar com a mesquinharia dos outros.
O gesto adequado é retirar-se dos negócios obscuros e reencontrar-se com seus valores internos.


consultar novamente

 
  Baralho Cigano
  Tarô Egípcio
  Quatro pilares
  Orientação
  O Momento
  I Ching
Publicidade Google
 
Todos os direitos reservados © 2005-2019 por Constantino K. Riemma  -  São Paulo, Brasil