Home page

14 de dezembro de 2019

Responsável: Constantino K. Riemma


 


Entusiasmo e alegria que resultam
da ação correta. É o momento de reunir
esforços e colocar os planos em prática.
O segredo está em manter o
coração aberto às influências superiores.
 
16 - O Entusiasmo


O oráculo


Entusiasmo. É favorável nomear auxiliares
e pôr os exércitos em marcha.


Interpretação

O hexagrama fala também da alegria, da felicidade e dos lazeres. Outro sentido é o do repouso, particularmente o repouso mental quando se está absolutamente confiante de que a decisão tomada é adequada.
O entusiasmo resulta da ação correta. Em razão de a terra e o céu agirem de acordo com o que é correto, o Sol e a Lua permanecem em seus cursos e as estações chegam no tempo certo. O homem sábio, de igual modo, por agir de acordo com o que é correto e saber ajustar suas instruções ao caráter dos homens que o cercam, raramente precisa impor alguma coisa e as pessoas o seguem com alegria.
O bom senso e o sentido prático dão base concreta para o entusiasmo, e tudo entra em acordo, principalmente quando a animação se volta para o desenvolvimento de um projeto no qual a mobilização das pessoas tem um papel fundamental. Caso contrário, sem veracidade e firmeza, o entusiasmo pode se reduzir a uma euforia passageira sem a menor força de realização a longo prazo.


O conselho estratégico

Os reis da antigüidade compunham música solene para venerar as dádivas celestes e faziam sacrifícios ao Senhor do Céu para serem dignos de seus ancestrais.

Interpretação

O Livro oferece um modelo imemorial para empreendermos alguma coisa de maior amplitude que nossos próprios interesses pessoais. Os projetos de grande alcance humano não se concretizam sem ajuda das forças protetoras do Céu. O homem com aspirações mais altas cultiva o sentimento de veneração pelas qualidades que o ultrapassam.
"O entusiasmo se manifesta espontaneamente no canto, na dança... pelo efeito inspirador do som invisível que emociona os corações dos homens". (Wilhelm)


consultar novamente

 
  Baralho Cigano
  Tarô Egípcio
  Quatro pilares
  Orientação
  O Momento
  I Ching
Publicidade Google
 
Todos os direitos reservados © 2005-2019 por Constantino K. Riemma  -  São Paulo, Brasil