Home page

16 de setembro de 2019

Responsável: Constantino K. Riemma


 


Seguir, concordar, assegura o bom exito.
A persistência correta traz recompensas
e afasta o perigo de erros.
O segredo está em se recolher,
evitando ações precipitadas.
 
17 - Seguir


O oráculo

Seguir. Sublime sucesso.
A persistência correta traz recompensas. Nenhum erro.


Interpretação

O oráculo recomenda acompanhar o movimento natural das coisas com alegria. Concordar, colaborar, são disposições que garantem o êxito.
Para bem comandar outras pessoas é necessário ter aprendido primeiro a se adaptar e a servir. Só quem viveu essa experiência estará apto a despertar o apoio confiante e alegre de seus colaboradores. Mesmo assim, algumas vezes nos deparamos com conflitos de interesses e é preciso bom senso para reconhecer o momento de ceder alguns pontos de vista pessoais em benefício do todo.
Se um homem, por outro lado, forçar que o sigam, recorrendo a ardis e sedução, acabará encontrando resistências intransponíveis. "A sinceridade é o meio ideal de se obter a adesão e a união." (Cherng) É por essa razão que o oráculo insiste na persistência correta, para evitar uma alegria inconseqüente que leva a resultados indesejáveis. Essa correção de propósitos é igualmente indispensável para quem comanda e para quem segue.
É grande o princípio de aceitar as exigências do tempo. Essa é razão de o oráculo ser tão favorável.


O conselho estratégico

No cair da noite, o homem nobre se recolhe para repousar.


Interpretação

Após um dia de trabalho incansável é preciso ter repouso para recuperar as forças. O Livro, com essa recomendação, reafirma a importância da adaptação às condições do momento, para evitar movimentos precipitados ou o desgaste provocado por resistências equivocadas.


consultar novamente

 
  Baralho Cigano
  Tarô Egípcio
  Quatro pilares
  Orientação
  O Momento
  I Ching
Publicidade Google
 
Todos os direitos reservados © 2005-2019 por Constantino K. Riemma  -  São Paulo, Brasil