Home page

12 de dezembro de 2019

Responsável: Constantino K. Riemma


 


Trabalhar o que se corrompeu leva ao sucesso.
Boa sorte quando se compreende os motivos
da decadência e se acompanha até o
final a execução dos novos planos.
O segredo está em estimular as
pessoas e alimentar seus dons naturais.
 
18 - Trabalhar o que se corrompeu


O oráculo

Trabalhar o que se corrompeu. Sublime sucesso!
É favorável atravessar o grande rio.
Três dias antes do começo, três dias depois do começo.


Interpretação

Todo fim é seguido por um novo começo - é esse o recado essencial do oráculo nesse hexagrama que também pode ser traduzido por Deterioração, Desacerto ou O Trabalho sobre o que se corrompeu. Sua mensagem se volta para os princípios da renovação possível após o processo de decadência. Tudo o que se deteriorou por culpa dos homens - por preguiça, indiferença, inércia ou desordem - pode ser restaurado pelo trabalho dos próprios homens.
Não se trata de ficar lamentando o desgaste das coisas ou mergulhar em arrependimentos. O momento é oportuno para empreender a renovação, a transformação do que se encontra decadente ou estagnado. Somos encorajados a enfrentar os desafios com lucidez e criatividade.
"Três dias antes do começo, três dias depois do começo" indica o caminho para o sucesso. Significa que, antes de tomar qualquer iniciativa ("três dias antes do começo"), devemos compreender bem as razões da decadência para podermos atuar de modo adequado. É preciso ouvir conselhos e preparar todos os envolvidos na situação. Uma vez iniciados os trabalhos é indispensável persistir nos objetivos e acompanhar atentamente seu desenvolvimento ("três dias depois do começo") para não correr o risco de que a própria restauração entre em decadência e não produza resultados.


O conselho estratégico

O homem nobre estimula o coração das pessoas e alimenta suas virtudes.

Interpretação

Todo trabalho para restaurar os desgastes do tempo e os estragos provocados pelos erros e ações inadequadas deve começar pela retificação das próprias pessoas. Aquele que deseja corrigir o rumo dos acontecimentos precisa tocar o coração das pessoas despertando nelas suas boas qualidades e disposições.


consultar novamente

 
  Baralho Cigano
  Tarô Egípcio
  Quatro pilares
  Orientação
  O Momento
  I Ching
Publicidade Google
 
Todos os direitos reservados © 2005-2019 por Constantino K. Riemma  -  São Paulo, Brasil