Home page

07 de dezembro de 2019

Responsável: Constantino K. Riemma


 


A Contemplação ensina os gestos
oportunos nos momentos de transição.
O segredo está em examinar com cuidado o
que se encontra sob nossa responsabilidade.
 
20 - A Contemplação


O oráculo

A contemplação. As mãos foram lavadas,
mas a oferenda ainda não foi feita.
A sinceridade inspira respeito.


Interpretação

O oráculo revela que o primeiro passo foi dado, que há disposição para seguir numa certa direção, mas que o principal ainda não foi cumprido. E nos convida a compreender a importância dos intervalos, os períodos de transição que se apresentam entre as diferentes etapas na realização de um serviço, seja ele sagrado ou humano. É em momentos como esse que a contemplação pode nos revelar o sentido de todos os fenômenos do universo, em seus diferentes níveis de manifestação.
A poderosa consistência interior do santo sábio, a força da fé do homem religioso, evocam a busca da perfeição e da auto-realização espiritual. São exemplos que nos inspiram respeito e podem sugerir maior amplitude para as nossas metas pessoais, para o trabalho que nos cabe estimular nos grupos dos quais participamos.
Ao contemplarmos os ciclos da vida e dos acontecimentos, suas ascensões e declínios, encontramos o saber necessário para levar nossos empreendimentos a um bom resultado.


O conselho estratégico

Os antigos governantes visitavam as diferentes regiões para observar e instruir o povo.

Interpretação

O modelo que o Livro nos oferece mostra a disposição para percorrer todas as regiões (quer da vida exterior, quer da vida íntima) para conhecer o que de fato se passa em cada recanto e desse modo orientar e corrigir os equívocos.
Os homens capazes percebem os verdadeiros sentimentos das pessoas ao seu redor e, por essa razão, dificilmente são enganados. Pelo seu nível de ser exercem influência sobre o meio através da simples presença. Não precisam forçar os acontecimentos e as coisas fluem.


consultar novamente

 
  Baralho Cigano
  Tarô Egípcio
  Quatro pilares
  Orientação
  O Momento
  I Ching
Publicidade Google
 
Todos os direitos reservados © 2005-2019 por Constantino K. Riemma  -  São Paulo, Brasil