Home page

16 de setembro de 2019

Responsável: Constantino K. Riemma


 


O Ornamento leva ao sucesso. Os ornamentos,
porém, só garantem pequenas vantagens.
O segredo está em utilizar a elegância,
sendo sério nas questões que
envolvem outras pessoas.
 
22 - Ornamento (Embelezar)


O oráculo

O Ornamento. Sucesso!
Haverá uma pequena vantagem em seguir adiante.

Interpretação

O nome chinês do hexagrama significa igualmente os Reflexos Irisados da Concha, a Graça, a Beleza, o Enfeite, os Adornos. Sugere, portanto, tudo aquilo que se acrescenta às normas fundamentais da vida social como excelência estética ou requintes de cortesia e cordialidade.
A própria força luminosa do Sol se modifica com os movimentos graciosos da Lua e das estrelas. As paisagens e as montanhas na terra tornam-se belas em virtude de seus reflexos luminosos.
O oráculo nos alerta, contudo, quanto ao fundamento interior da beleza, para não sermos iludidos pela aparências, pois até a graça dos gestos espontâneos pode se endurecer em posturas ritualizadas. Os ornamentos são acréscimos embelezadores que, no entanto, podem ocultar ou abafar a verdadeira essência. É por essa razão que o Livro adverte que só haverá "uma pequena vantagem". O sucesso ocorrerá apenas se nenhuma dificuldade ou inconveniente especial estiver envolvido. Neste caso, é importante nos perguntarmos se a nossa verdadeira necessidade não se encontra escondida por trás de desejos passageiros. Nosso motivo profundo talvez deva ser buscado em outra direção.


O conselho estratégico

O homem nobre administra com elegância seus assuntos diários, mas não ousa tomar decisões apressadas em questões legais ou controvertidas.

Interpretação

Os gestos elegantes são adequados para dar graça e alegria aos assuntos triviais, de pequena importância. As questões importantes, que envolvem o destino de outras pessoas ou de grupos, devem ser tratadas com a maior seriedade possível.


consultar novamente

 
  Baralho Cigano
  Tarô Egípcio
  Quatro pilares
  Orientação
  O Momento
  I Ching
Publicidade Google
 
Todos os direitos reservados © 2005-2019 por Constantino K. Riemma  -  São Paulo, Brasil