Home page

18 de novembro de 2019

Responsável: Constantino K. Riemma


 


A Integridade propicia sublime sucesso.
A perseverança é favorável. Se o homem
não é correto, encontrará o infortúnio.
O segredo consiste em dar estímulos e
alimentos adequados a todos os seres.
 
25 - A Integridade (Sem Falsidade)


O oráculo

A Integridade. Sucesso sublime!
A perseverança é favorável.
Se o homem não é correto, encontrará o castigo
e não lhe será favorável mover-se em qualquer direção.


Interpretação

A retidão - que reúne movimento e força - consegue grandes recompensas, porque sua inocência e integridade estão de acordo com as leis do céu. A questão fundamental que o oráculo nos propõe é a de compreendermos a essência dessa qualidade que se contrapõe a tudo o que é artificial e falso em nossas vidas. Trata-se de uma qualidade sutil, nem sempre muito fácil de reconhecer ou traduzir em palavras: integridade, retidão, inteireza, imparcialidade, autenticidade, inocência, pureza.
Quem estiver inspirado por essa virtude genuína pode empreender o que quiser. Será conduzido por uma certeza intuitiva que o levará naturalmente ao êxito supremo.
Aqueles, porém, que são movidos pela cobiça e que, arrastados pelo egoísmo desenfreado, recorrem à falsidade e à astúcia brutal, não alcançarão seus objetivos e fariam melhor em não sair de onde estão. E o oráculo interroga "Onde irá aquele que se afasta da integridade? Que adianta perseguir algum objetivo quando não existem a proteção e as bênçãos dos céus para os seus atos?"


O conselho estratégico

Os antigos reis, ricos em integridade, davam alimentos abundantes e adequados a todos.

Interpretação

Quando temos responsabilidades em relação aos outros, seja no âmbito dos pequenos grupos familiares, seja no dos grandes agrupamentos empresariais ou governamentais, o modelo que o Livro nos oferece é o do estado natural de integridade. Assim, o homem atento, em perfeita harmonia com os ciclos celestes, utiliza sua riqueza interior para atender todas as formas de vida e cultura, oferecendo o alimento adequado no momento oportuno.


consultar novamente

 
  Baralho Cigano
  Tarô Egípcio
  Quatro pilares
  Orientação
  O Momento
  I Ching
Publicidade Google
 
Todos os direitos reservados © 2005-2019 por Constantino K. Riemma  -  São Paulo, Brasil