Home page

13 de dezembro de 2019

Responsável: Constantino K. Riemma


 


A Nutrição propicia boa sorte à persistência.
Observe as pessoas alimentando outras e
repare como elas alimentam a si próprias.
O segredo está em ser cuidadoso nas palavras
e moderado no impulso de se comunicar.
 
27 - A Nutrição


O oráculo

Nutrição. A persistência correta traz boa sorte.
Observe as pessoas alimentando outras
e repare como elas se alimentam a si próprias.


Interpretação

O oráculo nos convida a conhecer melhor os princípios do alimentar, do cultivar, do educar, tanto os seres quanto a sociedade. É um campo de inesgotável aprendizado, pois se trata de um processo que permeia todos os níveis do universo, do físico ao psicológico, do denso ao sutil. Inclui tudo aquilo que o homem busca para suprir tanto a si próprio – no físico, no emocional, no intelecto e no espírito – quanto para socorrer ou assistir outras pessoas, para estimular o crescimento do próximo.
As forças celestiais e terrestres alimentam a todos, do mesmo modo que o santo sábio alimenta os talentos e as virtudes dos homens, desde seus discípulos próximos até o povo mais simples.
Para que as pessoas sejam alimentadas de modo adequado é preciso saber ao certo suas necessidades particulares. Para conhecermos alguém basta observarmos ao que ela dá mais atenção em si mesma e quais aspectos do próprio ser ela alimenta e cultiva.
“Quando se quer saber se alguém tem ou não valor, basta observar qual parte de si mesma ela considera como particularmente importante... Aquele que cultiva as partes vis de seu ser é um homem vil. Aquele que cultiva as partes nobres de seu ser é um homem nobre”. (Mencius)


O conselho estratégico

O homem nobre é cuidadoso com as palavras e moderado na comida e na bebida.

Interpretação

A respiração é uma forma de alimentação sutil, que oferece um modelo para a atuação dos que procuram o caminho correto. As palavras do sábio que alimentam seus ouvintes constituem um movimento do interior para o exterior. Comer e beber são movimentos do exterior para o interior. Os dois movimentos devem ser temperados pela tranqüilidade e naturalidade; desse modo nada ultrapassa a justa medida.


consultar novamente

 
  Baralho Cigano
  Tarô Egípcio
  Quatro pilares
  Orientação
  O Momento
  I Ching
Publicidade Google
 
Todos os direitos reservados © 2005-2019 por Constantino K. Riemma  -  São Paulo, Brasil