Home page

07 de dezembro de 2019

Responsável: Constantino K. Riemma


 


Excesso – a viga mestra está cedendo.
É favorável ter um objetivo. Sucesso!
O segredo está em não temer
ficar só quando a consciência
não permitir concessões.
 
28 - O Excesso


O oráculo

Excesso. A viga está cedendo.
É favorável ter um objetivo. Sucesso!


Interpretação

Trata-se de uma condição incomum, na qual o peso se torna excessivo. A sustentação – representada por uma viga fraca nas extremidades – torna-se precária, a ponto de quebrar. Essa imagem evoca que nenhum controle ou proteção dura para sempre.
Situações extraordinárias exigem medidas extremas. Não se pode permanecer de braços cruzados. É preciso encontrar uma saída o mais rápido possível e agir. Isto feito, haverá boa sorte seja qual fora a direção tomada. Mas um cuidado é fundamental: qualquer movimento exagerado pode colocar o conjunto em risco, razão pela qual é preciso reunir todas as forças em jogo. Não se trata de manipular a situação, mas sim de adaptar-se às circunstâncias do momento. Uma liderança capaz não terá dificuldades para encontrar adesões espontâneas e conseguir o apoio necessário. Desse modo, a transição para um novo quadro de possibilidades será concluída com êxito.


O conselho estratégico

O homem nobre, ao se ver só, não sente medo; ele não teme retirar-se do mundo.

Interpretação

Muitas vezes o destino nos obriga a tomar medidas extraordinárias ou a assumir compromissos, apesar de não termos qualquer garantia prévia do êxito de nossas iniciativas. Em momentos como esse, o homem justo não vacila; sua consciência prevalece sobre a questão do sucesso. (Wu Jyh Cherng)


consultar novamente

 
  Baralho Cigano
  Tarô Egípcio
  Quatro pilares
  Orientação
  O Momento
  I Ching
Publicidade Google
 
Todos os direitos reservados © 2005-2019 por Constantino K. Riemma  -  São Paulo, Brasil