Home page

14 de dezembro de 2019

Responsável: Constantino K. Riemma


 


Abismo após abismo – perigo!
Se houver sinceridade, o
coração permanecerá em paz.
O segredo está em manter a integridade
e aplicar o tempo para ensinar os outros.
 
29 - O Abismo


O oráculo

Abismo após abismo. Perigo!
Se houver sinceridade, o coração se manterá em paz.
Atividades assim conduzidas terão alto valor.


Interpretação

O Livro indica que, face aos perigos que se repetem, o nosso modelo deve ser o da água, que flui sem cessar e vai preenchendo todas as depressões que encontra. Ela prossegue seu caminho por desfiladeiros perigosos sem vacilar nem perder sua natureza essencial.
O homem, frente ao perigo, deve agir do mesmo modo, sendo cuidadoso ao preencher cada necessidade encontrada e seguir em frente sem demoras, para não correr o risco de ficar paralisado pelas circunstâncias do momento.
Quando prevalece a sinceridade nos momentos de dificuldades, o coração chega mais facilmente ao significado da situação. Compreendidas as causas verdadeiras do problema, o sucesso virá naturalmente porque as medidas tomadas estarão livres de erro.
O Livro também nos lembra que o perigo pode ser utilizado como recurso de proteção. A altura das montanhas e dos precipícios, a extensão e profundidade dos rios, separam e protegem os países porque oferecem perigo. Os governantes utilizam métodos perigosos para se defenderem dos ataques externos.
"O momento de perigo é propício para despertar a luz da consciência humana; a força e a esperança que nascem nesse momento são fortes e sinceras, por isso o perigo insuperável só existe para aqueles que se recusam a superá-lo." (Wu Jyh Cherng)


O conselho estratégico

O homem nobre mantém a qualidade de seu coração e a integridade de sua conduta, e aplica muito de seu tempo ensinando os outros.


Interpretação

O crescimento e a consolidação dos dons humanos só ocorrem com a prática diária e contínua, e jamais por acaso ou por ocorrências isoladas. Do mesmo modo, os ensinamentos sagrados ou as matérias escolares exigem persistência e reforço contínuo para serem bem assimilados.


consultar novamente

 
  Baralho Cigano
  Tarô Egípcio
  Quatro pilares
  Orientação
  O Momento
  I Ching
Publicidade Google
 
Todos os direitos reservados © 2005-2019 por Constantino K. Riemma  -  São Paulo, Brasil