Home page

12 de dezembro de 2019

Responsável: Constantino K. Riemma


 

A Retirada leva ao sucesso. É favorável
a perseverança em pequenas coisas.
O segredo está em manter afastado,
com dignidade e sem ódio,
tudo o que é inferior.
 
33 - A Retirada


O oráculo

Retirada. Sucesso!
É favorável a perseverança em pequenas coisas.


Interpretação

O hexagrama enuncia uma situação em que o melhor caminho é ceder ou se afastar. Para preservar a qualidade de vida, muitas vezes é necessário deixar as condições presentes - que foram tomadas por forças adversas ou se tornaram inadequadas. Não se trata de um abandono das responsabilidades, mas sim de não esgotar todos os recursos quando as sombras e as hostilidades ocupam o poder. É o mesmo conselho do ditado popular: "Não dar murros em ponta de faca",
Não é fácil para a nossa personalidade compreender as leis e o sentido das retiradas estratégicas. O exemplo do eremita poderá nos ajudar: quando se faz necessário, o santo sábio se retira para a montanha com a finalidade de restaurar suas forças e aprofundar sua compreensão. No momento adequado, ele retorna ao convívio dos homens para orientar o restabelecimento a ordem.
O caminho se revela nas pequenas coisas, nos gestos e cuidados mais simples, como é a tarefa de regar regularmente as plantas para que floresçam e frutifiquem quando chegar a hora. Quando não desperdiçamos os recursos disponíveis e mantemos atenção aos sinais celestes, reconhecemos o momento oportuno para a ação e encontramos a inspiração para o gesto adequado.


O conselho estratégico

O homem nobre se mantém afastado do que é inferior, evita o ódio e preserva sua dignidade.


Interpretação

Quando o vulgar e o inferior proliferam, o homem que busca o crescimento interior se recolhe em si mesmo para preservar sua dignidade. Ele fica atento para não ser conduzido pelo ódio, pois essa emoção o manteria ligado ao objeto odiado. Só o equilíbrio, o recato e a retidão podem manter as forças das sombras à distância.


consultar novamente

 
  Baralho Cigano
  Tarô Egípcio
  Quatro pilares
  Orientação
  O Momento
  I Ching
Publicidade Google
 
Todos os direitos reservados © 2005-2019 por Constantino K. Riemma  -  São Paulo, Brasil