Home page

16 de setembro de 2019

Responsável: Constantino K. Riemma


 


O Obscurecimento da Luz. Durante a
adversidade é favorável manter-se correto.
O segredo está em se manter
discreto e atento, para não atrair
inimizades desnecessárias.
 
36 - O Obscurecimento da Luz


O oráculo

Obscurecimento da luz.
É favorável a persistência correta frente à adversidade.


Interpretação

O hexagrama retrata o período em que a fonte luminosa é ofuscada ou ocultada pelas circunstâncias adversas. Descreve a luz apagada, ferida, tal como ocorre quando um personagem tenebroso ocupa uma posição de poder e prejudica os homens sábios e capazes. Momentos como esses, inevitáveis na vida de cada um, colocam à prova nossa verdadeira condição.
O Livro ensina que o homem que cultiva sua inteligência e seu desenvolvimento interior, que demonstra suavidade e aceitação em sua conduta exterior, está em condições de fazer face à adversidade. Em primeiro lugar, é imprescindível permanecer fiel aos próprios princípios. A segunda exigência consiste na avaliação correta da dificuldade existente. Em certas circunstâncias de agressividade e exaltação torna-se uma questão de sobrevivência ocultar a própria luz, ou seja, manter-se discreto e atuar com flexibilidade, para não levantar reações desnecessárias que intensifiquem as hostilidades.
Guardar a força e a lucidez para agir no momento oportuno é a grande chave deste hexagrama.


O conselho estratégico

O homem nobre, ao assumir o governo, embora oculte sua luz, não pode deixar de brilhar.


Interpretação

Nos períodos adversos, até mesmo aqueles que se encontram em posição de autoridade devem ser cuidadosos e discretos. De nada vale atrair inimizades com críticas aos costumes impróprios da maioria, ou com medidas precipitadas. No entanto, se a própria dignidade e correção forem sustentadas, sua qualidade se expressará com naturalidade, iluminando o meio à sua volta.


consultar novamente

 
  Baralho Cigano
  Tarô Egípcio
  Quatro pilares
  Orientação
  O Momento
  I Ching
Publicidade Google
 
Todos os direitos reservados © 2005-2019 por Constantino K. Riemma  -  São Paulo, Brasil