Home page

16 de setembro de 2019

Responsável: Constantino K. Riemma


 


A Família. A persistência das
mulheres traz recompensas.
O segredo está em dar peso às palavras,
sendo correto e verdadeiro na conduta.
 
37 - A Família


O oráculo

A Família. A perseverança da mulher é favorável.

Interpretação

Quando a família encontra sua organização apropriada, todas as relações sociais ficam em ordem. Se há verdadeiro empenho para manter a harmonia familiar, o mundo inteiro se harmoniza. Com essas imagens, o oráculo ressalta a importância de se trabalhar o núcleo fundamental de cada situação como o caminho natural para a construção de espaços mais amplos de trocas e convivência. A família é a célula inicial da sociedade.
O hexagrama indica ainda que o núcleo familiar depende da correta relação entre o homem e a mulher, para que a necessária firmeza e autoridade sejam sustentadas: o homem voltado para o exterior e a mulher voltada para o interior. E nesse espaço interior, o centro é mantido pela persistência e fidelidade da mulher. A figura feminina simboliza a suavidade, a receptividade e a humildade interior.
As relações dos pais e filhos entre si desenvolvem todas as virtudes necessárias à vida no plano social: o amor ao próximo, a lealdade ao amigo, a responsabilidade pelos encargos assumidos, a deferência aos superiores, a proteção aos mais fracos. O acolhimento das diferenças individuais e o cumprimento do dever próprio de cada um fazem florescer a solidariedade indispensável para que as sociedades encontrem harmonia e paz.


O conselho estratégico

A palavra do homem nobre possui conteúdo e sua conduta é constante.

Interpretação

Para organizarmos uma família ou um grupo precisamos adquirir influência. E para exercermos alguma influência é necessário que nossas palavras tenham força e nossa conduta tenha peso. Uma influência, para ser eficaz, deve se apoiar no que é verdadeiro e persistente no interior, e as palavras precisam se restringir às circunstâncias objetivas. Discursos e advertências vagas não geram qualquer efeito apreciável.


consultar novamente

 
  Baralho Cigano
  Tarô Egípcio
  Quatro pilares
  Orientação
  O Momento
  I Ching
Publicidade Google
 
Todos os direitos reservados © 2005-2019 por Constantino K. Riemma  -  São Paulo, Brasil