Home page

14 de dezembro de 2019

Responsável: Constantino K. Riemma


 


É o momento de Divergência.
Boa sorte em pequenas coisas.
O segredo é manter a individualidade,
sejam quais forem as companhias.
 
38 - A Divergência


O oráculo

Divergência. Boa sorte em pequenas coisas.


Interpretação

O hexagrama indica uma situação na qual as discordâncias aumentam e prevalece a desunião, a separação. Quando há oposição e distanciamento entre as pessoas, torna-se impraticável qualquer empreendimento em comum.
Embora a oposição seja quase sempre vivida como um obstáculo indesejável, ela tem a função de produzir atrito e, desse modo, gerar energia e atividade. O oráculo lembra que Céu e Terra são diferentes mas agem em comum, criando e multiplicando a vida sob as mais diferentes formas. Do mesmo modo, homens e mulheres representam polaridades diferentes, porém complementares; eles se atraem e buscam a união, tocando o elemento comum em meio às diferenças.
E, justamente porque o eterno jogo dos pólos opostos segue as leis do cosmo, o hexagrama é favorável. Indica boa sorte, especialmente para aqueles que compreendem as coisas como elas são, sem forçar ou se precipitar. A chave está em saber adaptar-se às diferenças. Não podemos mudar o mundo, mas está ao nosso alcance um gesto, pequeno mas de imenso alcance: o acolhimento da diversidade de forças, que dá vivacidade e renovação à vida celeste e terrestre.

O conselho estratégico

Em qualquer companhia o homem nobre mantém sua individualidade.


Interpretação

Mesmo quando existe concordância e convivência com outras pessoas, o homem que busca o conhecimento superior deve manter e aprimorar sua identidade. Ele não precisa abandonar a convivência social, mas toma todo cuidado para não se deixar contaminar pelas coisas vulgares. Mas a contrapartida também é verdadeira para o grande homem: quando o momento exige, ele deve assumir uma disposição ativa e, de forma correta e honesta, deve buscar a concordância entre os homens.


consultar novamente

 
  Baralho Cigano
  Tarô Egípcio
  Quatro pilares
  Orientação
  O Momento
  I Ching
Publicidade Google
 
Todos os direitos reservados © 2005-2019 por Constantino K. Riemma  -  São Paulo, Brasil