Home page

16 de setembro de 2019

Responsável: Constantino K. Riemma


 


Dificuldades. O oeste e o sul são favoráveis,
mas não o leste e o norte. É aconselhável
encontrar o grande homem.
O segredo está em voltar para
si mesmo e cultivar a virtude.
 
39 - Dificuldades


O oráculo

Dificuldades. O oeste e o sul são favoráveis, mas não o leste e o norte.
É aconselhável encontrar o grande homem.
A persistência no curso correto traz boa sorte.


Interpretação

O hexagrama descreve dificuldades – problemas, impedimentos e obstruções – que se colocam diante do caminho. O leste e o norte (ou o nordeste) não são favoráveis porque representam as obstruções que não podem ser enfrentadas de imediato. Diante de perigos dessa natureza o mais prudente é deter-se, examinar cuidadosamente a situação e reunir forças para superar os obstáculos no momento apropriado. O oeste e o sul (ou o sudoeste) são favoráveis porque indicam a busca dos amigos que compartilham os mesmos sentimentos e pensamentos.
O grande homem simboliza tanto o conhecimento quanto o poder sob o qual devemos nos colocar para encontrar as soluções mais adequadas. Para superar as dificuldades precisamos reconhecer a ajuda eficaz e, sob sua inspiração, estudar novas medidas para transpor os obstáculos.
O êxito pode ser alcançado apesar do momento adverso. A perseverança que não perde de vista as metas iniciais, aliada à correção e firmeza na conduta, asseguram boa fortuna.


O conselho estratégico

O homem nobre volta-se para si mesmo e cultiva sua virtude.


Interpretação

Os obstáculos colocados pela vida constituem oportunidades de fortalecimento do caráter e dos recursos para lidar com as circunstâncias. Enquanto nossas tendências inferiores reclamam do mundo e do destino adverso, o homem que busca a consciência aproveita o momento para se examinar e encontrar os equívocos em si próprio. Trata-se de uma grande oportunidade de aprendizado e enriquecimento interior.


consultar novamente

 
  Baralho Cigano
  Tarô Egípcio
  Quatro pilares
  Orientação
  O Momento
  I Ching
Publicidade Google
 
Todos os direitos reservados © 2005-2019 por Constantino K. Riemma  -  São Paulo, Brasil