Home page

14 de dezembro de 2019

Responsável: Constantino K. Riemma


 


O Aumento. É favorável ter um objetivo.
É vantajoso atravessar o grande rio.
O segredo é imitar o que é bom e se
afastar dos erros observados em si próprio.
 
42 - O Aumento



O oráculo

Aumento. É favorável ter um objetivo.
É vantajoso atravessar o grande rio.

Interpretação

O hexagrama ensina como administrar os ganhos. Quando aqueles que se encontram em situação vantajosa ajudam os que estão na base, toda a comunidade é beneficiada. Quando as pessoas são despertadas para o sentimento de alegria e gratidão por seus dirigentes, tornam-se capazes de realizar projetos difíceis e demorados. É por essa razão que existem perspectivas favoráveis para objetivos que exigem empreendimentos a longo prazo.
Os comentários tradicionais desse hexagrama também mencionam um objeto de madeira, uma ponte ou um barco, que favorece a travessia das "grandes águas", ou seja, uma mudança significativa nas condições.
Os ganhos e os aumentos alternam-se de modo infalível com as perdas e diminuições, de acordo com as leis do céu e da terra. No período de aumento o progresso é constante e diário, com dádivas do céu e frutos da terra. No entanto, existe o momento oportuno para cada iniciativa: a fase de ganhos não é eterna e deve ser aproveitada enquanto dura.


O conselho estratégico

O homem nobre, quando vê o que é bom, procura imitar. Mas ao observar seus erros, deles se afasta.

Interpretação

Os períodos de prosperidade não se refletem apenas no plano material. O homem que busca seu desenvolvimento interior reconhece o momento oportuno para integrar em si o que descobre de bom nos outros seres. Quando percebe seus próprios enganos e limitações, procura corrigir-se. Libertar-se do mal é seu ganho mais importante.


consultar novamente

 
  Baralho Cigano
  Tarô Egípcio
  Quatro pilares
  Orientação
  O Momento
  I Ching
Publicidade Google
 
Todos os direitos reservados © 2005-2019 por Constantino K. Riemma  -  São Paulo, Brasil