Home page

07 de dezembro de 2019

Responsável: Constantino K. Riemma


 


Esgotamento. Sucesso graças à persistência
correta. Para o verdadeiramente grande,
boa sorte e ausência de erro.
O homem nobre arrisca a própria
vida para seguir sua vontade.
 
47 - Esgotamento


O oráculo

Esgotamento. Sucesso graças à persistência correta.
Para o verdadeiramente grande, boa sorte e ausência de erro.
Ele tem algo a dizer, mas não é ouvido.

Interpretação

O hexagrama fala dos momentos de provação, nos quais os recursos se esgotam e advém o cansaço. As causas de tal adversidade quase sempre estão ocultas, e torna-se difícil para o homem aceitar as armadilhas impostas pelo destino. Os fracos se abatem e caem na passividade depressiva ou, então, se desesperam e se deixam arrastar por ações prematuras, inadequadas, que esgotam mais ainda seus poucos recursos.
Só os homens de valor se colocam à altura das provas e obtêm sucesso. A consciência da inevitável flutuação da fortuna, da alternância das fases de luz e de sombra, amenizam os sofrimentos. Armado de calma e paciência, o homem verdadeiramente grande toma a adversidade como uma oportunidade de treinamento, de fortalecimento para uma vida mais madura. Desse modo cria as bases do sucesso pelo caminho correto.
Os períodos de opressão reforçam o valor interno, mas não favorecem a atuação no plano exterior da vida. O homem correto pode ter o que falar, mas não encontrará boa acolhida. Ele não se deixa abater por isso e reconhece que as épocas de adversidade exigem força interior e sobriedade nas palavras.


O conselho estratégico

O homem nobre arrisca a própria vida para seguir sua vontade.

Interpretação

Quando o destino adverso se impõe, só nos resta aceitar a realidade tal como se apresenta. Embora nada possa fazer exteriormente, o homem que busca o crescimento permanece fiel a si mesmo, aos seus ideais mais profundos. É desse modo que conseguiremos superar as fatalidades externas e ganhar forças para as realizações posteriores.


consultar novamente

 
  Baralho Cigano
  Tarô Egípcio
  Quatro pilares
  Orientação
  O Momento
  I Ching
Publicidade Google
 
Todos os direitos reservados © 2005-2019 por Constantino K. Riemma  -  São Paulo, Brasil