Home page

16 de setembro de 2019

Responsável: Constantino K. Riemma


 


Progresso Gradual. O casamento da
jovem traz boa fortuna. A persistência
no curso correto traz recompensa.
O segredo está em manter a dignidade,
inclinando as pessoas para a bondade.
 
53 - O Progresso Gradual


O oráculo

Progresso gradual. O casamento da jovem traz boa fortuna.
A persistência no curso correto traz recompensa.

Interpretação

O hexagrama fala de tudo aquilo que cresce e se desenvolve pouco a pouco, passo a passo. Utiliza para isso a imagem das condições afetivas e das formalidades que são gradualmente preenchidas até uma jovem acompanhar seu esposo para constituir um novo lar. O mesmo modelo pode ser aplicado nas diferentes iniciativas pessoais ou profissionais, nas relações de parceria ou naquelas em que se quer exercer alguma influência sobre os outros.
Um progresso gradual não significa falta de ânimo ou de coragem. Indica que o avanço lento, com passos seguros, garante conquistas estáveis e duradouras. Os obstáculos vencidos desse modo não esgotam os recursos e são transpostos com maior eficácia.
Quando cultivamos de verdade a paciência e a tranqüilidade interior, essas virtudes se exteriorizam como suavidade e adaptação, firmes e penetrantes. O caráter do crescimento gradual se manifesta na linha do tempo e, por essa razão, necessita da perseverança numa direção clara e compreensível.


O conselho estratégico

O homem nobre, por manter sua virtude e dignidade, inclina o povo para a bondade.


Interpretação

Para que se possa exercer influência sobre outros, os estímulos devem ser persistentes e graduais. Nenhum choque ou despertar repentino tem efeitos duradouros. O crescimento individual ou de grupos precisa ser orgânico como o de uma árvore. Para o processo ter êxito, é indispensável que a personalidade que exerce influência cultive suas próprias virtudes e esteja em constante esforço de aprimoramento moral.


consultar novamente

 
  Baralho Cigano
  Tarô Egípcio
  Quatro pilares
  Orientação
  O Momento
  I Ching
Publicidade Google
 
Todos os direitos reservados © 2005-2019 por Constantino K. Riemma  -  São Paulo, Brasil