Home page

12 de dezembro de 2019

Responsável: Constantino K. Riemma


 


O Casamento da Jovem.
Avançar traz infortúnios.
Nenhuma ação é favorável.
O segredo está em reconhecer e
evitar o que é mau e transitório.
 
54 - O Casamento da Jovem


O oráculo

O Casamento da Jovem. Avançar traz infortúnios.
Nenhuma ação ou objetivo é favorável.


Interpretação

Esse hexagrama simboliza a união dos opostos – dos princípios celeste e terrestre – que dá origem a toda manifestação na natureza. Ensina também que o afeto espontâneo entre o homem e a mulher, livre de artificialidade e precipitação, cria a base sólida para um casamento frutificar.
No lar, a figura feminina – com suas virtudes de suavidade e receptividade – desempenha o papel central numa união harmoniosa e duradoura. É por essa razão que não se devem forçar as condições do momento. Precipitar as iniciativas, ou deixar que a ansiedade tome conta da situação, pode acarretar conseqüências muito desfavoráveis.
Há momentos que impõem retidão e recolhimento. O avanço voluntarioso na direção do objetivo desejado terá efeito nefasto. Em tais épocas, o segredo está em encontrar um lugar de paz, enquanto aguardamos que os prazos se cumpram.


O conselho estratégico

O homem nobre, à luz da finalidade eterna, reconhece o que é mau e transitório desde o início.


Interpretação

O Livro recomenda evitar qualquer atitude imediatista, que só quer tirar vantagem das situações do momento. Quem age assim, fica ao sabor dos estímulos passageiros e perde de vista as grandes metas que dariam sentido e dignidade à existência. O homem de qualidade, como não perde de vista os fins superiores, reconhece com clareza a ação adequada e justa em cada passo de seu caminho.


consultar novamente

 
  Baralho Cigano
  Tarô Egípcio
  Quatro pilares
  Orientação
  O Momento
  I Ching
Publicidade Google
 
Todos os direitos reservados © 2005-2019 por Constantino K. Riemma  -  São Paulo, Brasil