Home page

16 de setembro de 2019

Responsável: Constantino K. Riemma


 


A Suavidade propicia sucesso através do que é
pequeno. É favorável procurar o grande homem.
O segredo está em transmitir suas ordens
a todos e executar suas tarefas de
acordo com a vontade do céu.
 
57 - A Suavidade


O oráculo

Suavidade. Sucesso através do que é pequeno.
É favorável ter um objetivo e procurar o grande homem.


Interpretação

O princípio da suavidade, que o hexagrama retrata, inclui ainda a idéia de humildade, de penetração, e de ceder. O Livro lembra que para cumprir a vontade do céu é preciso completa submissão. A suave penetração produz efeitos graduais, quase imperceptíveis; são porém os mais consistentes e duradouros.
Está prometido o sucesso, não porém mediante a imposição da própria vontade, mas pela receptividade que se deixa tocar pelas circunstâncias e pelas necessidades dos que se encontram ao redor. Nos momentos difíceis da vida, a humildade diante das forças que o ultrapassam constitui a virtude que ajuda o homem a encontrar o apoio dos outros e um novo rumo.
A orientação do oráculo, para mantermos um objetivo e procurarmos o grande homem, indica que mesmo uma pequena força poderá obter grandes resultados se estiver sob orientação de alguém sábio e verdadeiramente capaz. A persistência e a determinação, exercidas com cautelosa suavidade, sob inspiração da justiça e do equilíbrio, propiciam o sucesso.

O conselho estratégico

O homem nobre transmite suas ordens a todos e executa suas tarefas de acordo com a vontade do céu.


Interpretação

Para um empreendimento coletivo alcançar plena realização, é necessário que o pensamento do dirigente penetre na alma do povo. Para tanto, sua influência deve ser contínua e compreensível. O líder orienta e explica com clareza os propósito almejados; se ele está a serviço de metas superiores terá o poder de executar suas obrigações com perfeição.


consultar novamente

 
  Baralho Cigano
  Tarô Egípcio
  Quatro pilares
  Orientação
  O Momento
  I Ching
Publicidade Google
 
Todos os direitos reservados © 2005-2019 por Constantino K. Riemma  -  São Paulo, Brasil