Home page

07 de dezembro de 2019

Responsável: Constantino K. Riemma


 


Alegria. Sucesso! A perseverança
no curso correto traz recompensas.
O segredo consiste em reunir os
amigos para conversar e praticar.
 
58 - A Alegria


O oráculo

Alegria. Sucesso!
A perseverança no curso correto traz recompensas.


Interpretação

Buscar a alegria e os prazeres através da persistência correta é o modo de realizar a vontade do céu e atender aos desejos dos homens. A alegria é contagiante e, por isso mesmo, favorece o sucesso. Para não degenerar em excitação e euforia descontrolada, ela deve se pautar pela sinceridade interior e pela suavidade no relacionamento social.
Quando conduzidos com alegria, os grupos aliviam sua carga. Se as dificuldades são enfrentadas de modo alegre, até o risco da morte é esquecido. A maior qualidade da alegria é encorajar as pessoas a seguirem no caminho do crescimento e da superação.
Um líder deve manter diálogo aberto e alegre pois, desse modo, consegue a adesão e a lealdade de seu grupo.
O efeito da intimidação é passageiro. Mas se, ao contrário, "conquistamos os homens pela amabilidade, eles aceitam de bom coração as coisas penosas e não se atemorizam nem mesmo diante da própria morte, tão grande é o poder da alegria sobre os homens". (Wilhelm)


O conselho estratégico

O homem nobre reúne seus amigos para conversar e praticar.


Interpretação

Para que o saber permaneça vivo e vigoroso é preciso um intercâmbio estimulante. Quando os homens com afinidades se encontram para debater e aplicar as verdades da vida, o conhecimento se amplia pelo intercâmbio e a prática se fortalece pela ajuda mútua. A busca entre amigos mantém a alegria e a jovialidade; o pressentimento da verdade torna-se muito mais claro quando partilhado.


consultar novamente

 
  Baralho Cigano
  Tarô Egípcio
  Quatro pilares
  Orientação
  O Momento
  I Ching
Publicidade Google
 
Todos os direitos reservados © 2005-2019 por Constantino K. Riemma  -  São Paulo, Brasil