Home page

07 de dezembro de 2019

Responsável: Constantino K. Riemma


 


Desapego. Sucesso!
O rei se aproxima do templo.
É favorável atravessar o grande rio.
O segredo está em dissolver o egoísmo
e abrir o coração aos poderes do Eterno.
 
59 - A Desapego


O oráculo

Desapego. Sucesso!
O rei se aproxima do templo.
É favorável atravessar o grande rio.
A persistência no curso correto traz recompensas.

Interpretação

A dissolução – se representar a dispersão do egoísmo que separa – é fonte de sucesso. O egoísmo humano pode ser superado com o auxílio das forças religiosas, quando somos tocados pelo sentimento de devoção, ou ao sermos atravessados pelo sentimento do Eterno.
A imagem do rei que se aproxima do templo pode significar que a realização dos ritos e cerimônias tradicionais, com seus cantos e festividades, promove a consciência da origem comum de todos os seres e o sentimento de amor ao próximo. Esse símbolo também pode ser traduzido como as práticas de interiorização e de meditação que o buscador está convidado a realizar para aprofundar a consciência de si. "A atitude forte e o sacrifício dos pequenos egos são necessários para a recuperação do grande Eu". (Wu Jyh Cherng)
Comentários antigos acrescentam que "a vantagem de atravessar o grande rio é que resultados concretos podem ser obtidos de montar em madeira", o que pode, entre outras coisas, simbolizar a naturalidade e a correta flexibilidade.
A correção do propósito e a persistência trazem recompensas ao homem.


O conselho estratégico

Os reis da antigüidade construíam templos para fazer sacrifícios aos Senhor Supremo.

Interpretação


O templo é a representação exterior do espaço íntimo no ser humano, no qual o contato tangível com o Divino pode se manifestar. O templo - tanto o interior como o exterior - é o lugar em que a rigidez e o egoísmo são soprados e dissolvidos, dando espaço ao sentimento de fraternidade que desperta durante o rito de adoração da Divindade Suprema.


consultar novamente

 
  Baralho Cigano
  Tarô Egípcio
  Quatro pilares
  Orientação
  O Momento
  I Ching
Publicidade Google
 
Todos os direitos reservados © 2005-2019 por Constantino K. Riemma  -  São Paulo, Brasil