Home page

14 de dezembro de 2019

Responsável: Constantino K. Riemma


 


Sinceridade. Golfinhos – boa sorte!
É favorável atravessar o grande rio.
O segredo está em ser cauteloso nos
julgamentos e adiar a aplicação
das penalidades extremas.
 
61 - Sinceridade


O oráculo

Sinceridade. Golfinhos – boa sorte!
É favorável atravessar o grande rio.
A persistência na direção correta é vantajosa.


Interpretação

O hexagrama fala da sinceridade profunda e da confiança. Por associar a alegria e flexibilidade, ela toca e aproxima as pessoas, propiciando a harmonia e a comunhão. A confiança é tão grande que pode assegurar o desenvolvimento da nação.
A boa sorte simbolizada pelos golfinhos é a de conquistar a confiança de todas as criaturas através da alegria direta, sem reservas ou segundas intenções.
É favorável seguir em frente"atravessar o grande rio"tomando as medidas necessárias para concretizar nossos objetivos. E os comentaristas antigos acrescentam que para tanto "é vantajoso fazer uso de um barco vazio", o que pode ser entendido como uma disposição aberta, livre de conceitos e expectativas que limitariam a criatividade.
Confiança e verdade interior não querem dizer intimidade sem critérios, pois uma cumplicidade desonesta só levará a resultados desastrosos. Apenas quando as alianças se alicerçam na retidão e na firmeza os laços permanecem fortes o bastante para vencer as forças adversas.
"A ligação sincera entre as pessoas depende de um contato interior; quando duas vontades estão unidas, haverá uma natural ressonância." (Wu Jyh Cherng)


O conselho estratégico

O homem nobre é cauteloso em seus julgamentos e adia a condenação de pessoas à morte.


Interpretação

Quando precisa julgar os erros de outros homens, o buscador da verdade procura penetrar suas mentes com compreensão. Saber perdoar em tais circunstâncias pode se constituir na forma suprema de justiça, pois gera uma impressão moral tão forte que propicia a retificação da conduta. O perdão, concedido de modo apropriado e no momento oportuno, tem um profundo alcance humano e espiritual.


consultar novamente

 
  Baralho Cigano
  Tarô Egípcio
  Quatro pilares
  Orientação
  O Momento
  I Ching
Publicidade Google
 
Todos os direitos reservados © 2005-2019 por Constantino K. Riemma  -  São Paulo, Brasil