O mapa astrológico dos arcanos do tarô
Titi Vidal
Os 22 arcanos maiores do tarô são arquétipos ou imagens que nos ajudam como guias ou auxiliares em nossos processos de autoconhecimento e nas diversas jornadas que vivemos ao longo da vida. Além de todas as outras finalidades do tarô (como oráculo ou ferramenta para o autoconhecimento, por exemplo), conhecer a simbologia de cada carta ou arcano pode nos ajudar a identificar momentos e processos individuais ou coletivos que ajudam a compreender melhor todo contexto. Eles também nos orientam sobre as melhores decisões e caminhos. E como estamos falando de simbologia, é possível relacionar as cartas com qualquer outra linguagem simbólica, como a Astrologia, por exemplo, o que pode ser feito de diferentes maneiras.
Pensando nisso e como uma tentativa de relacionar cada arcano com uma personalidade astrológica, pensei em criar um mapa astrológico para cada um deles. Com Sol, Lua e Ascendente.
Aproximações entre Astrologia e Tarô
Aproximações possíveis entre a astrologia e os arcanos do tarô
Ilustração em www.daylesfordtarotandhealing.com/
Para quem não tem tanta familiaridade com a Astrologia, Sol, Lua e Ascendente são como um tripé, uma base da nossa personalidade. Somos muito mais do que isso, já que outros planetas, casas e diversos outros pontos e aspectos são considerados. Mas saber quem somos em essência (Sol), como sentimos (Lua) e como nos comportamos (Ascendente) já é um bom caminho para o autoconhecimento e nos ajuda a compreender motivações profundas para nossas decisões e atitudes.
Assim, pensar em quais seriam os signos envolvidos nessa combinação para cada um dos arcanos maiores do tarô, pode ser uma boa forma de nos conectar com ambas linguagens – do Tarô e da Astrologia – na tentativa de compreender ainda melhor a essência desses arquétipos.
Isso porque são diferentes formas de se chegar ao mesmo lugar, ou seja, diferentes maneiras de se acessar o inconsciente. Fica claro que existem semelhanças entre os símbolos e que cada arcano pode representar não apenas um signo ou planeta, ou uma combinação, mas também um momento astrológico específico. Alias, parece fazer muito mais sentido relacionar cada arcano com uma combinação ou momento astrológico do que apenas com um signo ou planeta, tendo em vista a riqueza simbólica presente em cada carta.
Apresentarei, assim, um possível mapa astrológico para cada arcano maior do tarô, ciente de que outras associações podem e devem ser feitas.
Titi Vidal é astróloga, taróloga e radiestesista.
Dirige sessões de constelação familiar sistêmica.
www.titividal.com.br
Edição: CKR – 27/04/2016
Partilhe seus comentários ou deixe questões para o Autor responder