Home page

12 de dezembro de 2018

Responsável: Constantino K. Riemma


O Tarô Egípcio Kier
"A Cabala de Predição" de J. Iglesias Janeiro
  Eduardo Escalante  
 
La Cabala de Predicción é o título de um livro clássico da literatura esotérica. Seu autor – Jesus Iglesias Janeiro – nasceu na Argentina e elaborou várias obras do gênero, tendo publicado seus trabalhos pela Editora Kier de Buenos Aires.
Embora já falecido há muitos anos, a editora continua publicando, com sucesso, essa e outras obras como La Arcana de los Números, La Consciencia de los Números e Tarots Egípcios. Janeiro é autor, ainda, de outros livros, hoje só encontradas em sebos ou em bibliotecas de colecionadores: Autosuperación Integral, Manual Práctico de Prospección, Autosuperación Mental.
A Cabala de Predicción é um texto extenso, com muitas gravuras, que focaliza prioritariamente o tarô egípcio e sua interpretação, implementado pela série de lâminas – os 22 arcanos maiores e mais os 56 menores.
Tratando do tema, a Revista Planeta publicou uma excelente matéria que podia ser lida na Internet (Planeta na web). Mas houve um engano. Referindo-se à edição desse jogo é afirmado: “Criado em 1971, na Argentina, o tarô egípcio Kier...” Ocorre que o tarô da Kier é bem anterior ao da citada data.
 
 
A carta 19. A Inspiração (Sol) na edição de 1955 do Tarot Egipcio Kier de J. Iglesias Janeiro     A carta 19. A Inspiração (Sol) na edição de 1971 do Tarot Egipcio Kier de J. Iglesias Janeiro     A carta 19. A Inspiração (Sol) na edição de 1984 do Tarot Egipcio Kier de J. Iglesias Janeiro
À esquerda a carta 19, A Inspiração (O Sol), numa das primeiras edições da Kier, 1955.
No centro a mesma gravura, com alteração apenas na borda superior, de 1971
e, à direita, a reimpressão pela US Games, em 1984, com outras nuances de cores.
Fontes: 1955, jogo de propriedade de Eduardo Escalante; 1971, de Constantino K. Riemma; 1987, de www.trionfi.com
 
Em 1955 comprei o livro La Cabala de Predicción em Buenos Aires e, extasiado com o seu conteúdo, procurei seu autor. Tive o privilégio de entrar em contato com ele e, embora sendo eu muito jovem, trocar correspondências. Depois adquiri mais duas obras.
Ora, o livro em questão era o de uma segunda edição, datada de 1955. Portanto deve ter sido lançado, no mínimo em 1954 (certamente antes)... Lá estavam as mesmas gravuras que a Editora Kier publicou posteriormente com adição de cores. Portanto, o tarô egípcio Kier não foi criado em 1971, mas duas décadas antes, por seu autor – Iglesias Janeiro. Nas edições posteriores a editora apenas coloriu as lâminas – as originais eram em preto e branco. Na edição de 1955, as gravuras das cartas faziam parte do final do livro – como um adendo – impressas em folhas de cartolina, para serem recortadas e utilizadas.
    
 
A carta 27. O Inesperado na edição de 1955 do Tarot Egipcio Kier de J. Iglesias Janeiro   A carta 58. Recapitulação na edição de 1955 do Tarot Egipcio Kier de J. Iglesias Janeiro   A carta 61. Soledadad na edição de 1955 do Tarot Egipcio Kier de J. Iglesias Janeiro
Outros exemplos de cartas do Tarô Egípcio da Editorial Kier, impresso em1955.
Fonte: jogo de propriedade de Eduardo Escalante.
    
Para comentar estes fatos, enviei mensagem à Planeta. Mas, na seção do leitor, em vez de agradecer o esclarecimento, foi dada uma resposta agressiva. A Editora Kier, por sua vez, agradeceu as considerações, sim. Só isso.
    
 
Capa do livro La Cabala de Predición de J. Iglesias Janeiro
 
Para deixar registrada
a fonte dessas informações
reproduzimos, ao lado,
a capa da edição de 1955.
copy


edi

Registros de datas que
se encontram nas páginas
2 e 399 da edição de 1955.
 
julho.09
Contato com o autor:
Eduardo Escalante - eescala@terra.com.br
Outros trabalhos seus no Clube do Tarô: Autores
Para conhecer outros tópicos do mesmo tema clique nas opções abaixo:
  Baralho Cigano
  Tarô Egípcio
  Quatro pilares
  Orientação
  O Momento
  I Ching
Publicidade Google
 
Todos os direitos reservados © 2005-2018 por Constantino K. Riemma  -  São Paulo, Brasil