Home page

12 de dezembro de 2018

Responsável: Constantino K. Riemma


Os arcanos menores – 51 a 64 – do Livro de Thot
O simbolismo do Tarô Egípcio Kier
J. Iglesias Janeiro
 
 
J. Iglesias Janeiro em seu livro La Cábala de Predicción, publicado a partir de 1955 pela Editorial Kier, dedica a Lição XII ao "Livro do Saber e Sabedoria que contém". Ele qualifica o jogo de cartas como "o Livro de Thot de 78 lâminas".
O simbolismo dos arcanos menores, apresentado abaixo, constitui a tradução completa desse capítulo 12. Adicionamos ao texto original indicações complementares de cartomancia, constantes do manual de instrução que acompanhava o jogo de cartas igualmente publicado pela Editorial Kier a partir de 1970.
Tradução e compilação de
Constantino K. Riemma
 
O Conselho (Assessoria) no Tarô Egípcio Kier
 
51. O Conselho
É o ato do conselho prudente. Simboliza a virtude humana de reverencia ao saber e responsabilidade pelo que se sabe. Representa o princípio de respeito à ordem estabelecida.
Provérbio transcendente: "Palavra de prata é o conselho do sábio; e palavra de ouro a de quem o busca e o segue". Como elemento de predição, promete julgamento, assuntos judiciais, relação com pessoas de autoridade, inimigos poderosos entre essas pessoas, boa sorte na carreira das armas ou na magistratura, perigo de deslealdades.
Na cartomancia: Siga o conselho; seu saber é limitado, mas valioso; confie mais no próximo. Viúva; relação com pessoas de autoridade; boa sorte na carreira das armas ou a magistratura.
Sentido inverso: Mulher malvada; assuntos judiciais; perigo com pessoas desleais; inimigos poderosos.
Referências: está associado ao planeta Vênus, à letra U e ao número 6.
A Premeditação no Tarô Egípcio Kier
 
52. A Premeditação
É o ato de calcular. Simboliza a virtude humana de preconceber os resultados que se desejam. Representa o princípio da avaliação de fatores.
Provérbio transcendente: "Ponha teu coração em todas as tuas palavras; mas não ponhas todas as palavras em teu coração". Como elemento de predição, promete artifícios, delicadezas fingidas, malícia, dissimulação, astúcia, esterilidade, necessidades materiais; ódios femininos, lutas como conseqüência desses ódios.
Na cartomancia: ”Seu triunfo depende da previsão; atue sem pressa, mas sem interrupção; concordância de vontades. Militar, polícia, guarda; lutas, ataques.
Sentido inverso: Delicadezas fingidas, dissimulações, indigência; ódios femininos; lutas em conseqüência destes ódios.
Referências: está associado ao planeta Netuno, à letra V e ao número 7.
O Ressentimento no Tarô Egípcio Kier
 
53. O Ressentimento
É o ato do ânimo ofendido. Simboliza a virtude humana da própria defesa. Representa o princípio da represália.
Provérbio transcendente: "Não empunhe a espada vingadora, nem tema a espada reparadora". Como elemento de predição, promete cólera, imprudência, inépcia, ataques, defesas, críticas, calúnias, perigo pelo fogo, lutas com pessoas de posição.
Na cartomancia: Reveja sua conduta e encontrará a origem de seus prejuízos; seu ressentimento não é saudável. É preciso prevenir-se.
Sentido inverso: Inaptidão, ataques, críticas, calúnias, perigo pelo fogo, lutas com pessoas de posição.
Referências: associado ao planeta Saturno, à letra X e ao número 8.
O Exame no Tarô Egípcio Kier
 
54. O Exame
É a deliberação da vontade na conclusão. Simboliza a virtude humana do proceder com justiça. Representa o princípio do livre debate.
Provérbio transcendente: "Busque cuidadosamente em tua vinha e recolha os grãos caídos; mas não rebusque rancores, nem recolha prejuízos". Como elemento de predição promete especulações, indagações, acusações, traições, inimigos ocultos, difamação.
Na cartomancia: Seja justo em pensamento, palavra e obra; a equanimidade não é muita; podem prejudicá-lo. Espião; especulações e indagações.
Sentido inverso: Acusações, traições; inimigos ocultos; difamação.
Referências: está associado ao planeta Marte, à letra Y e ao número 9.
O Arrependimento no Tarô Egípcio Kier
 
55. O Arrependimento (Contrição)
É o ato de arrependimento. Simboliza a virtude humana de reconhecer o próprio erro. Representa o princípio da reparação voluntária.
Provérbio transcendente: "Não semeie misturas em tua horta, nem as cultive em teu coração". Como elemento de predição, promete lamentações, aflições de espírito, desgostos, lucros insatisfatórios, obtenção de bens materiais por meio de dores morais.
Na cartomancia: Arrependa-se logo de sua má ação; não se atribule além da conta; console-se virtuosamente. Celibato, timidez.
Sentido inverso: Pessoas relacionadas com o culto divino, penas, perigos misteriosos, inimizades entre pessoas de posição.
Referências: associado ao planeta Plutão, à letra A e ao número 1.
A Peregrinação no Tarô Egípcio Kier
 
56. A Peregrinação
Indica o ato de purificação interior. Simboliza a virtude humana do pesar, da melancolia. Representa o princípio da própria redenção.
Provérbio transcendente: "Anime e conforte ao atribulado e sustente com ânimo as tuas próprias atribulações". Como elemento de predição, promete celibato, timidez por vencer, coisas relacionadas aos santuários ou às pessoas que atendem neles, penas, perigos misteriosos, inimizades entre pessoas de posição.
Na cartomancia: Longo é o caminho por recorrer; seja forte; aflições te aguardam.  Obtenção de bens com dores morais.
Sentido inverso: Lamentações; lucros insatisfatórios.
Referências: está associado à Lua, à letra B e ao número 2.
57. A Rivalidade no Tarô Egípcio Kier
 
57. A Rivalidade
É a prova de competição entre oponentes. Simboliza a virtude humana da própria avaliação. Representa o princípio de destreza.
Provérbio transcendente: "Sete vezes cai o justo, e se o é, outras sete volta a levantar". Como elemento de predição, indica circunstâncias delicadas, momentos críticos, oposições, conjunção de eventos, crítica, debates, a fatalidade, o cumprimento do destino.
Na cartomancia: Respeite o adversário; assuma a competição saudável; não engane. Circunstâncias delicadas.
Sentido inverso: Oposições, crítica, debates; o fatal; o cumprimento do destino.
Referências: associado ao planeta Júpiter, à letra C e ao número 3.
A Reflexão (Meditação no Tarô Egípcio Kier
 
58. A Reflexão (Meditação)
Indica o ato de reconsideração de fatores. Simboliza a virtude humana de avaliação dos opostos. Representa o princípio de previsão pelo exame.
Provérbio transcendente: "Se teu próximo te deixa confuso, consulte o caso com teu próprio coração". Como elemento de predição, promete aviso de perigos, observações a tempo, reprovações, pretensões sem mérito, perdas de posição, esperanças desfeita, desejo de fazer, valor para sofrer.
Na cartomancia: Pese os argumentos; não desanime; a decisão te pertence.  Desejo de fazer, valor para sofrer.
Sentido inverso: Aviso de perigos; perdas de posição; repreensões; esperanças frustradas.
Referências: está associado ao planeta Urano, à letra Ch e ao número 4.
A Revelação no Tarô Egípcio Kier
 
59. A Revelação
É o ato de afirmar o oculto. Simboliza a virtude humana de tornar inteligível o que não o era. Representa o princípio de manifestação.
Provérbio transcendente: "Os metais são provados pelo fogo e, o valor do homem, pela boca de quem o elogia ou o censura". Como elemento de predição, promete declarações, autorizações, mensagens, mensageiros, noticias contraditórias, viagens, adversidades, falatório, loquacidade, violação de segredos.
Na cartomancia: Seja franco; as palavras dissimuladas apenas trarão prejuízos; fale com clareza. Declarações, autorizações, mensagens, viagens.
Sentido inverso: Noticias contraditórias; adversidade; violação de correspondência.
Referências: está associado ao planeta Mercúrio, à letra D e ao número 5.
A Evolução no Tarô Egípcio Kier
 
60. A Evolução
É o processo de transformação. Simboliza a virtude humana do despertar sucessivo da consciência. Representa o princípio de metamorfose.
Provérbio transcendente: "O que planta e o que rega são os mesmos para a semente". Como elemento de predição, promete detrimentos, reveses de fortuna, diminuições, afetos que morrem, seres que se enterram, perigo de ruína por idéias fixas, mudanças adversas, acontecimentos dolorosos.
Na cartomancia: Espreite o futuro, busque a perfeição, mas não seja perfeccionista. Mudanças, quase sempre adversas.
Sentido inverso: Acontecimentos dolorosos; reveses da sorte; falecimentos; perigo de ruína por idéias fixas.
Referências: associado ao planeta Vênus, à letra E e ao número 6.
61. A Solidão no Tarô Egípcio Kier
 
61. A Solidão
É o ato de concentração de ânimo. Simboliza a virtude humana da contemplação interior. Representa o princípio de isolamento.
Provérbio transcendente: "Pague o que deve: com tributo àquele que tributa, com dízimo àquele que serve, com honra àquele que te honra". Como elemento de predição, promete reserva, precaução, retraimento, inabilidade, vigilância, economia, boa conduta, afastamento voluntário ou forçado da vida social.
Na cartomancia: Antes de condenar, medite; a solidão é boa conselheira, mas nem sempre. Reserva, economia, precaução, boa conduta.
Sentido inverso: Retraimento voluntário ou forçado da vida social.
Referências: associado ao planeta Netuno, à letra F e ao número 7.
A Interdição (Proibição) no Tarô Egípcio Kier
 
62. A Interdição (Proibição)
É o ato de dispersão. Simboliza a virtude humana de se contrapor e de afastar o nocivo. Representa o princípio de incompatibilidade.
Provérbio transcendente: "O que guarda sua língua, sua alma guarda". Como elemento de predição, promete oposições, rupturas, divisões, antagonismos, afastamentos, ausências, aversões, controvérsias, empreendimentos embaraçosos.
Na cartomancia: Cuide de sua saúde; oponha-se ao nocivo; busque espaços abertos. Amável conciliador; ausências.
Sentido inverso: Rupturas, divisões, antagonismos, controvérsias, aversões, empreendimentos complicados.
Referências: associado ao planeta Saturno, à letra G e ao número 8.
A Comunhão no Tarô Egípcio Kier
 
63. A Comunhão
É a imagem de co-participação e de identificação. Simboliza a virtude humana de partilhar. Representa o princípio da unidade na diversidade.
Provérbio transcendente: "Dê sementes a quem quer semear, mas não as tem, e conselho a quem quer acertar, mas não sabe". Como elemento de predição, promete afetos, ternura, intimidade, correspondências, afinidade, proteção mútua contra terceiros, luta pelos ideais comuns.
Na cartomancia: Compartilhe sua alegria; viva a dor dos demais; não se aniquile com egoísmos. Afetos, ternura, intimidade, afinidade; proteção mútua; luta por ideais comuns.
Sentido inverso: Frieza afetiva; reconciliação adiada.
Referências: está associado ao planeta Marte, à letra H e ao número 9.
A Veemência no Tarô Egípcio Kier
 
64. A Veemência
Indica a exaltação de ânimo. Simboliza a virtude humana do desejo ardoroso. Representa o princípio do fogo interior.
Provérbio transcendente: "Fortaleza é a sabedoria e, vigor, o desejo que a põe em movimento". Como elemento de predição, promete paixões extremas, arrebatamento emocional, cólera, animosidade, empreendimentos que requerem lutas, conquistas pelo vigor, êxito em assuntos amorosos.
Na cartomancia: Desejo amoroso realizado; prazer caprichoso; paixão exaltada. Homem moreno; empreendimento que requer luta; êxito em assunto amoroso.
Sentido inverso: Paixão extrema; cólera, animosidade.
Referências: está associado ao Sol, à letra A e ao número 1.
Para continuar o estudo das cartas clique nos links da barra do menu.
janeiro.12
Contato com o editor:
Constantino K. Riemma - contato-ct@clubedotaro.com.br
 
  Baralho Cigano
  Tarô Egípcio
  Quatro pilares
  Orientação
  O Momento
  I Ching
Publicidade Google
 
Todos os direitos reservados © 2005-2018 por Constantino K. Riemma  -  São Paulo, Brasil