Home page

12 de dezembro de 2018

Responsável: Constantino K. Riemma


Os arcanos menores – 65 a 78 – do Livro de Thot
O simbolismo do Tarô Egípcio Kier
J. Iglesias Janeiro
 
 
J. Iglesias Janeiro em seu livro La Cábala de Predicción, publicado a partir de 1955 pela Editorial Kier, dedica a Lição XII ao "Livro do Saber e Sabedoria que contém". Ele qualifica o jogo de cartas como "o Livro de Thot de 78 lâminas".
O simbolismo dos arcanos menores, apresentado abaixo, constitui a tradução completa desse capítulo 12. Adicionamos ao texto original indicações complementares de cartomancia, constantes do manual de instrução que acompanhava o jogo de cartas igualmente publicado pela Editorial Kier a partir de 1970.
Tradução e compilação de
Constantino K. Riemma
 
A Aprendizagem no Tarô Egípcio Kier
 
65. A Aprendizagem
Indica o ensinamento e a advertência. Simboliza a virtude humana do conhecimento por experiência. Representa o princípio da própria disciplina.
Provérbio transcendente: "Quem adiciona ciência, dor acrescenta, de dia ou de noite, para seu bem". Como elemento de predição, promete ensinamentos internos e externos, defeitos e virtudes, subidas e descidas, proteção de uma pessoa de idade e posição, mais sorte para o futuro próximo do que o presente faz supor.
Na cartomancia: Ninguém é experiente em todo, mas sempre há um guia oportuno. Mulher morena; ascensão; proteção de pessoa mais velha ou mais rica.
Sentido inverso: Queda; a felicidade é adiada para dias futuros.
Referências: está associado à Lua, à letra J e ao número 2.
A Perplexidade no Tarô Egípcio Kier
 
66. A Perplexidade
Indica a indecisão ao escolher. Simboliza a virtude humana de seleção. o princípio da justa apreciação nas decisões.
Provérbio transcendente: "Aquele que trabalha as pedras, trabalho terá com isso; e aquele que corta lenha, ao cortá-la correrá risco". Como elemento de predição, promete vacilações, assuntos em suspenso, proteção sob condições, ascensões ou descidas, riqueza com o apoio de senhoras influentes, segurança em algumas coisas, insegurança em outras, esperança em todo.
Na cartomancia: Escolha com inteligência; modere seu ímpeto; elimine a vacilação com fé. Riqueza pelo apoio de uma mulher influente; segurança limitada.
Sentido inverso: Vacilação; assunto em suspenso; proteção restrita.
Referências: está associado ao planeta Júpiter, à letra K e ao número 3.
 Amizade (Veneração) no Tarô Egípcio Kier
 
67. A Amizade (Veneração)
Indica a devoção no afeto. Simboliza a virtude humana da veneração. o princípio do amor puro.
Provérbio transcendente: "Mãos prontas para dar e pés dispostos a cumprir, com você estou na encosta ou na planície". Como elemento de predição, promete ganhos pelo reconhecimento de deveres cumpridos, placidez de ânimo, chegadas inesperadas, triunfo sobre os obstáculos, apoio de amizades, afetos devotados.
Na cartomancia: Afetos cristalinos; contatos amáveis e amenos; contradições passageiras. Jovem moreno; dever cumprido; placidez de ânimo; triunfo sobre obstáculos; apoio de amizades; afetos devotados.
Sentido inverso: Deslize que traz aflição.
Referências: está associado ao planeta Urano, à letra L e ao número 4.
A Especulação no Tarô Egípcio Kier
 
68. A Especulação
Indica a apreciação exata dos valores. Simboliza a virtude humana do raciocínio. Representa o princípio de esforço dirigido.
Provérbio transcendente: "Vejam teus olhos sem temor, e tuas mãos com amor". Como elemento de predição, promete trabalho inteligente, aprendizagem proveitosa, abundância de bens materiais, generosidade, liberalidade, noticias favoráveis em assuntos de dinheiro, cálculo acertado no que se empreende.
Na cartomancia: Invista já; não desperdice; cuide de seus rendimentos contra a cobiça de um falso amigo. Trabalho inteligente; aprendizagem proveitosa; abundância de bens materiais; generosidade, liberalidade; noticia favorável sobre assuntos monetários; cálculo acertado nos empreendimentos.
Sentido inverso: Perdas salariais; ganhos que se evaporam; amigos interesseiros apenas ajudam a confundir.
Referências: está associado ao planeta Mercúrio, à letra Lh e ao número 5.
O Acaso no Tarô Egípcio Kier
 
69. O Acaso (Imprevisto)
Indica a lei que o instinto conhece. Simboliza a virtude humana do conhecimento transcendente. Representa o princípio das faculdades básicas como guia no caminho da vida.
Provérbio transcendente: "Em todo trabalho há um fruto e, em todo fruto, um trabalho". Como elemento de predição, promete retribuições, compensações, mudanças satisfatórias, oportunidade para melhorar de posição, êxito em propriedades imobiliárias, desejos que se realizam impensadamente, atrações fortuitas.
Na cartomancia: Possíveis dívidas de jogo; litígios com fiadores; ganhos variáveis. Retribuição, compensação; mudança satisfatória; oportunidade de ascensão; êxito em propriedade imóvel; atrações ao acaso.
Sentido inverso: A assinatura de um contrato proveitoso é adiada.
Referências: está associado ao planeta Vênus, à letra M e ao número 6.
A Cooperação no Tarô Egípcio Kier
 
70. A Cooperação
É a imagem de colaboração no esforço. Simboliza a virtude humana de saber se complementar. Representa o princípio da reciprocidade.
Provérbio transcendente: "Não há homem sem ciência, nem ciência sem homem". Como elemento de predição, promete afetos sinceros, promessas que se cumprem, esvaziamento de esperanças sem fundamento, prosperidade por falecimentos ou causas misteriosas, progresso pela aplicação das artes e ciências.
Na cartomancia: Ajuda de um desconhecido; a solução do problema é facilitada; contato proveitoso. Afeto sincero, promessa cumprida, progresso por aplicação de artes ou ciências. Jovem ruiva.
Sentido inverso: Prosperidade por falecimento ou causa misteriosa; esperanças sem fundamento se dissolvem.
Referências: está associado ao planeta Netuno, à letra N e ao número 7.
A Avareza no Tarô Egípcio Kier
 
71. A Avareza
Indica o interesse calculista. Simboliza a virtude humana de ânsia pelo poder. Representa o princípio de prevenção.
Provérbio transcendente: "Gananciosa é a cobiça, cheia de misérias e abundante em dissabores". Como elemento de predição, promete agiotagem, planos egoístas que trazem remorsos, grandes esperanças e poucos resultados, perigo de roubo, dificuldades para conservar o posto que se ocupa ou a posição que se tem.
Na cartomancia: O egoísmo alheio adia uma recompensa; complicações; amontoamento de documentos sem valor. Dificuldades para conservar o posto ou posição.
Sentido inverso: Remorso; perigo de roubo; agiotagem.
Referências: o planeta Saturno, a letra Nh (Ñ) e o ao número 8.
A Purificação no Tarô Egípcio Kier
 
72. A Purificação
É a imagem de depurar. Simboliza a virtude humana de auto-superação. Representa o princípio da própria libertação.
Provérbio transcendente: "Ouça a doutrina de teu pai e não desdenhe a orientação de tua mãe". Como elemento de predição, promete ingenuidade, aflição de espírito, luz que ilumina e aquece,ganhos por meio do esforço laborioso, compras afortunadas, notícias satisfatórias.
Na cartomancia: Existem propósitos claros e limpos a seu respeito; não acredite nas bajulações; seu ideal pode se concretizar. Ingenuidade; compra afortunada; noticia oportuna.
Sentido inverso: Aflição; ganhos após muito esforço.
Referências: associado ao planeta Marte, à letra O e ao número 9.
O Amor e o Desejo no Tarô Egípcio Kier
 
73. O Amor e o Desejo
Indica os estímulos naturais. Simboliza a virtude humana de possuir os elementos que dão a própria satisfação. Representa o princípio da ciência natural.
Provérbio transcendente: "Lançadeira do meu tear, tece o pano que há de me abrigar". Como elemento de predição, promete ilusões, paixão ardente, atrações, ambições, esperanças em algo que depende da vontade de pessoas do sexo oposto, bens inesperados e perigo de perdê-los pela interferência de falsos amigos.
Na cartomancia: Transbordamentos eróticos; incidentes causados pela intromissão de terceiros; apegos que não duram. Amante; ilusões; paixão ardente; esperança que depende da vontade do sexo oposto; bens inesperados.
Sentido inverso: Bens que se pode perder por interferência de falsos amigos. Pessoa desordenada.
Referências: está associado ao Sol, , à letra P e ao número 1.
A Oferenda no Tarô Egípcio Kier
 
74. A Oferenda
Indica a ação propícia. Simboliza a virtude humana de render culto ao superior. Representa o princípio do amor reverente.
Provérbio transcendente: "Oferecer o mais fino alimento no melhor de teus pratos, seja essa a tua dádiva ao coração aflito." Como elemento de predição promete devoção, adoração, fervor, paixão amorosa, harmonia e discórdia, pensamentos inspirados, atos de prodigalidade, iniciativas variáveis, mais dissipações do que conquistas edificantes.
Na cartomancia: Presente deslumbrante; íntimo prazer; festa. Devoção; adoração; paixão amorosa; harmonia; inspiração.
Sentido inverso: Discórdia, mais dissipação do que conduta edificante.
Referências: está associado à Lua, à letra Q e ao número 2.
A Generosidade no Tarô Egípcio Kier
 
75. A Generosidade
Indica o gesto magnânimo. Simboliza a virtude humana da liberalidade. Representa o princípio da abnegação.
Provérbio transcendente: "Frutos gratos ao paladar, tão doces ao receber como ao oferecer". Como elemento de predição, promete dádivas, definições muito satisfatórias, recompensas, heranças sem falecimentos, aquisição de riqueza, bens estáveis.
Na cartomancia: Chegam boas notícias; aparecem velhas amizades; liberalidade de costumes um tanto perigosas. Pessoa elevada; dádivas, herança, recompensa; aquisição de riqueza; fortuna estável.
Sentido inverso: Criança.
Referências: associado ao planeta Júpiter, à letra R e ao número 3.
O Provedor (Distribuidor) no Tarô Egípcio Kier
 
76. O Provedor (Distribuidor)
É a imagem de repartir a graça. Simboliza a virtude humana da misericórdia. Representa o princípio da humana providencia.
Provérbio transcendente: "Aproxime-se, estrangeiro, e come de nosso pão e dos molhos de minha casa”. Como elemento de predição, promete nobreza, considerações, importância, celebridade, generosidade, nascimentos, ganhos em empreendimentos dirigidos com inteligência, trabalho abundante e gênio para torná-lo útil.
Na cartomancia: Pedinte agradecido; sentimentos hostis de um parente; misericórdia divina. Importância, celebridade, generosidade, nascimento; fortuna por empreendimento bem dirigido; trabalho abundante.
Sentido inverso: Gênio instável, persistência decrescente.
Referências: está associado ao planeta Urano, à letra S e ao número 4.
A Desorientação no Tarô Egípcio Kier
 
77. A Desorientação (Confusão)
É a imagem de repensar, de meditar. Simboliza a virtude humana de reconhecer e refletir. Representa o princípio de associação das idéias.
Provérbio transcendente: "Caminhos pedem o pé diligente; ferramentas, a mão laboriosa". Como elemento de predição, promete situações embaraçosas, confusão nas idéias, perplexidade nas decisões, obstáculos imprevistos, probabilidades de boa e má fortuna, conforme a própria inspiração incline a um ou o outro.
Na cartomancia: Sua perturbação é passageira; manhã prazerosa; noite entre agitações.  Probabilidade de boa fortuna, segundo a própria inspiração.
Sentido inverso: Perplexidade nas decisões; confusão de idéias; obstáculo imprevisto.
Referências: está associado ao planeta Mercúrio, à letra T e ao número 5.
O Renascimento no Tarô Egípcio Kier
 
78. O Renascimento
É a imagem de iniciação. Simboliza a virtude humana de alcançar sucessivas dignidades. Representa o princípio de evolução natural.
Provérbio transcendente: "Dias de sol, noites de lua, graças à boa ou má sorte". Como elemento de predição, promete êxtase, gozo puro, satisfações, contentamentos morais e materiais, honra e boa sorte.
Na cartomancia: Ascensão, promoção; os méritos são reconhecidos; influências contraditórias de um desconhecido. Esbanjamento; êxtase; gozo puro; satisfação; contentamento moral; honra e sorte.
Sentido inverso: Acontecimento que chegam apenas depois das lágrimas.
Referências: associado ao planeta Vênus, à letra U e ao número 6.
Para continuar o estudo das cartas clique nos links da barra do menu.
janeiro.12
Contato com o editor:
Constantino K. Riemma - contato-ct@clubedotaro.com.br
 
  Baralho Cigano
  Tarô Egípcio
  Quatro pilares
  Orientação
  O Momento
  I Ching
Publicidade Google
 
Todos os direitos reservados © 2005-2018 por Constantino K. Riemma  -  São Paulo, Brasil