Home page

12 de dezembro de 2018

Responsável: Constantino K. Riemma


Os arcanos menores – 37 a 50 – do Livro de Thot
O simbolismo do Tarô Egípcio Kier
J. Iglesias Janeiro
 
 
J. Iglesias Janeiro em seu livro La Cábala de Predicción, publicado a partir de 1955 pela Editorial Kier, dedica a Lição XII ao "Livro do Saber e Sabedoria que contém". Ele qualifica o jogo de cartas como "o Livro de Thot de 78 lâminas".
O simbolismo dos arcanos menores, apresentado abaixo, constitui a tradução completa desse capítulo 12. Adicionamos ao texto original indicações complementares de cartomancia, constantes do manual de instrução que acompanhava o jogo de cartas igualmente publicado pela Editorial Kier a partir de 1970.
Tradução e compilação de
Constantino K. Riemma
 
A Arte e a Ciência, no Tarô Egípcio Kier
 
37. A Arte e a Ciência
São fatores de evolução individual. Simboliza a virtude humana da própria disciplina como elemento de progresso. Representa o princípio de criação por meio do conhecimento aplicado.
Provérbio transcendente: "Terra da promissão ante meus olhos; ajuda-me, pé, a chegar até ela". Como elemento de predição, promete amizades sinceras, ajudas magnânimas, probidade, eqüidade, recursos engenhosos, compulsões, perversões, popularidade nem sempre edificante.
Na cartomancia: Combine o prático com o espiritual; amar a arte é amar a vida; a ciência é um milagre que sempre se renova. Mulher ruiva; amizade sincera, ajuda generosa, integridade, recursos engenhosos, popularidade.
Sentido inverso: Compulsões, perversões, fama não muito edificante. Mulher casada.
Referências: está associado ao Sol, à letra I e ao número 1.
A Duplicidade no Tarô Egípcio Kier
 
38. A Duplicidade
É o ato de sagacidade, de perspicácia. Simboliza a virtude humana do conhecimento induzido voluntariamente. Representa o princípio dos opostos como elemento de comparação e de seleção.
Provérbio transcendente: "Mulher virtuosa, nem todos que vêem tuas obras vêem tuas virtudes". Como elemento de predição, promete influencia de mulheres nos assuntos próprios, sabedoria e baixeza ao resolver esses assuntos, virtude e escândalo, honradez e vício, castidade e corrupção.
Na cartomancia: Aplique sua sagacidade para o bem; jamais faça prejulgamentos de seu próximo; a animosidade é má conselheira. Influência de mulheres ao resolver assuntos com sabedoria, virtude e honradez.
Sentido inverso: Influência de mulheres ao resolver assuntos com
lentidão, escândalo e corrupção.
Referências: está associado à Lua, à letra J e ao número 2.
 
O Testemunho no Tarô Egípcio Kier
 
39. O Testemunho
É a evidencia irrecusável. Simboliza a virtude humana da constatação pela prova. Representa o princípio de demonstração como elemento de convicção.
Provérbio transcendente: "Ponha tuas intenções como testemunha ante ti mesmo; mas ante os demais ponha por testemunha a tuas obras". Como elemento de predição promete conformidade, acordo, aproximações, comparação, convites, viagens, matrimônio tardio, adultério aparente ou real, vindas previstas ou imprevistas.
Na cartomancia: Certifique-se dos fatos antes de decidir; meça bem as consequências; não dê crédito aos comentários dissimulados. Aproximações, convites, viagens, matrimônio tardio.
Sentido inverso: Jovem ruiva; adultério suposto ou real.
Referências: está as associado ao planeta Júpiter, à letra K e ao número 3.
O Pressentimento no Tarô Egípcio Kier
 
40. O Pressentimento
É o conhecimento instintivo. Simboliza a virtude humana do conhecimento antecipado do que há de acontecer. Representa o princípio do pressentimento como faculdade natural.
Provérbio transcendente: "Não seja um homem de olhos abertos à cobiça; nem mulher de ouvido aberto à lisonja". Como elemento de predição, promete trabalho bem retribuído, aplicação, reflexão, atração, simpatia, sedução, ameaça de ruína, afetos contrariados.
Na cartomancia: Tome seus pressentimentos com precaução; nem tudo que é aflitivo se concretiza; sempre há um broto de esperança.  Trabalho bem remunerado; simpatia, sedução, reflexão.
Sentido inverso: Ameaça de ruína, afetos contrariados.
Referências: está associado ao planeta Urano, à letra L e ao número 4.
O Desassossego no Tarô Egípcio Kier
 
41. O Desassossego
É o ato de inquietação de ânimo. Simboliza a virtude humana da constante busca do melhor. Representa o princípio de vida da cidadania.
Provérbio transcendente: "Os arcos dos fortes foram quebrados; e os débeis se vestiram de fortes". Como elemento de predição, promete indignação, violências, grupos de pessoas em movimento, família numerosa, amores de juventude, contentamento de sentido oposto.
Na cartomancia: Inquietações no ar; a decepção conspira contra você; debilidade emocional. Família numerosa, amor de juventude.
Sentido inverso: Indignação, violência, multidão em movimento.
Referências: está associado ao planeta Mercúrio, à letra Lh (lh) e ao número 5.
A Dignidade no Tarô Egípcio Kier
 
42. A Dignidade (Preeminência)
É o reconhecimento de superioridade. Simboliza a virtude humana da aceitação da ordem hierárquica. Representa o princípio de poder e obediência voluntária.
Provérbio transcendente: "Principal em dignidade, principal em poder, seja o principal em méritos". Como elemento de predição, promete vantagens, triunfos, pompa, superioridade, amores surpreendentes, sinceridade.
Na cartomancia: Acate a hierarquia sem se humilhar; obedeça racionalmente; o respeito é indicador de sã tolerância. Vantagens, triunfos, superioridade, amores surpreendentes.
Sentido inverso: Jovem ruiva.
Referências: associado ao planeta Vênus, à letra M e ao número 6.
A Alucinação no Tarô Egípcio Kier
 

43. A Ilusão (Imaginação, Alucinação)

É a manifestação de alegria, de ânimo. Simboliza a virtude humana de expressar o contentamento. Representa o princípio criador das idéias inspiradoras.
Provérbio transcendente: "A alegria do coração, embeleza meu rosto". Como elemento de predição, promete satisfações, contentamentos, pudor, modéstia, diversões, festas, preparativos prazerosos, paixões violentas, amores proibidos, divórcio, negócios prósperos.
Na cartomancia: Alegria inesperada; rir é um remédio universal; sorria mais freqüentemente. Satisfação, contentamento, pudor, modéstia, negocio próspero.
Sentido inverso: Paixão violenta, amor proibido, divórcio.
Referências: associado ao planeta Netuno, à letra N e ao número 7.
O Pensamento no Tarô Egípcio Kier
 
44. O Pensamento (A Expressividade)
É o elemento criador. Simboliza a virtude humana de dar forma sensível ao que ela tem de inteligível. Representa o princípio da autoconstrução.
Provérbio transcendente: "Supere com sabedoria os receios e goza do que é teu na esperança". Como elemento de predição, promete projetos, deliberação, resoluções, determinações, entendimento mútuo, conquista do que se deseja, após árduas lutas, por meio de uma pessoa do sexo oposto.
Na cartomancia: Ordene seus pensamentos; cultivar-se é progredir, medite sobre seus atos. Projeto, resolução, determinação.
Sentido inverso: Obtenção do que se deseja, após muita luta, por meio de uma pessoa do sexo oposto.
Referências: o planeta Saturno, a letra Nh (Ñ) e o ao número 8.
A Regeneração no Tarô Egípcio Kier
 
45. A Regeneração
É o ato de reiterar, de reafirmar. Simboliza a virtude humana de recordar o passado e prever o futuro. Representa o princípio de memorização e visualização.
Provérbio transcendente: "Tudo é formoso ao seu tempo e tudo é saboroso quando está no ponto". Como elemento de predição, promete ressurreição espiritual, rejuvenescimento físico, reconsideração do que foi, alguns prelúdios do que será, vigor e decrepitude, algo da infância e algo da velhice, influencia de parentes em assuntos amorosos, rupturas e abandonos.
Na cartomancia: Utilize seu passado como base de seu presente; não se abata pelos erros; supere-os, remediando-os. Influência de parentes em assuntos amorosos.
Sentido inverso: Rupturas e abandono.
Referências: está associado ao planeta Marte, à letra O e ao número 9.
O Patrimônio no Tarô Egípcio Kier
 
46. O Patrimônio
É o ato de continuidade. Simboliza a virtude humana da posse por herança. Representa o princípio da sequência natural.
Provérbio transcendente: "Contentar-se com pouco, abre as portas do muito." Como elemento de predição, promete legados por amizade, heranças por direito próprio, doações, testamentos, tradições, os antepassados, a família, a afinidade conjugal; para um homem, perigos por uma mulher; para uma mulher, perigo de sedução.
Na cartomancia: Herança próxima; benefícios econômicos; possível esbanjamento. Legado, doação, afinidade conjugal.
Sentido inverso: Para um homem: perigo por uma mulher; para uma mulher: perigo de sedução.
Referências: está associado ao Sol, à letra P e ao número 1.
A Ponderação (Conjectura) no Tarô Egípcio Kier
 
47. A Ponderação (Conjectura)
É o ato de conhecimento. Simboliza a virtude humana de conhecer por própria inspiração. Representa o princípio de dedução como elemento de iluminação.
Provérbio transcendente: "Ser resplendor na luz, e calor no fogo, é tua missão agora e depois". Como elemento de predição, promete novas luzes, novos ensinamentos, aflições de espírito, esperanças na maturidade, próximas alegrias ou penas, apoio de parentes, amores virtuosos e duráveis.
Na cartomancia: Suas suposições estão certas; não se descontrole; confirme o fato de que, falando, não prejudicará. Novos ensinamentos; alegria próxima; apoio de parentes; amor virtuoso e durável.
Sentido inverso: Aflições espirituais; pena próxima.
Referências: está associado à Lua, à letra Q e ao número 2.
A Consumação no Tarô Egípcio Kier
 
48. A Consumação
É o ato de plenitude. Simboliza a virtude humana da própria convicção. Representa o princípio da determinação de conduta.
Provérbio transcendente: "Beba a gota da tua cisterna ou a abundância do teu poço". Como elemento de predição, promete conquistas, ciência, vitória, conclusões, resoluções, amores impossíveis, o que já se tornou irremediável.
Na cartomancia: Segurança em si mesmo; plenitude de satisfações; convencimento do próprio valor. Mas, cuidado com a vaidade!  Sucesso, vitória, ciência.
Sentido inverso: Amor impossível.
Referências: associado ao planeta Júpiter, à letra R e ao número 3.
A Versatilidade no Tarô Egípcio Kier
 
49. A Versatilidade
É o ato de reciprocidade. Simboliza a virtude humana de dar correspondência aos equivalentes. Representa o princípio da permuta como elemento de prosperidade.
Provérbio transcendente: "Doce é o trabalho de quem trabalha contente e doce o descanso de quem o merece". Como elemento de predição, promete mudanças, alterações, novos afetos, rivalidade em amores e em empreendimentos, vicissitudes, algumas para um bem maior.
Na cartomancia: Equilibre seu sentido de correspondência; descarte o interesse; a reciprocidade é virtude. Mudanças, novos afetos.
Sentido inverso: Rivalidade nos amores; vicissitudes, algumas para o bem.
Referências: está associado ao planeta Urano, à letra S e ao número 4.
A Afinidade no Tarô Egípcio Kier
 
50. A Afinidade (Atração)
É a causa eficiente do despertar das emoções. Simboliza a virtude humana da atração pessoal. Representa o princípio do incentivo natural como poder modelador dos atos.
Provérbio transcendente: "És a fagulha no incêndio, mulher; e tu, homem, o vento que aviva o fogo". Como elemento de predição, promete ilusões, paixões, apetites, desejos, amor, alucinações, temeridade, perigos que se ignoram.
Na cartomancia: Desperta atração; pode haver disputas; contato amoroso. Homem malvado; ilusões, amor, paixões.
Sentido inverso: Alucinações, temeridade, perigos que se ignoram. Advogado, escrivão.
Referências: associado ao planeta Mercúrio, à letra T e ao número 5.
Para continuar o estudo das cartas clique nos links da barra do menu.
janeiro.12
Contato com o editor:
Constantino K. Riemma - contato-ct@clubedotaro.com.br
 
  Baralho Cigano
  Tarô Egípcio
  Quatro pilares
  Orientação
  O Momento
  I Ching
Publicidade Google
 
Todos os direitos reservados © 2005-2018 por Constantino K. Riemma  -  São Paulo, Brasil