Home page

19 de outubro de 2019

Responsável: Constantino K. Riemma


Curso de Tarô com Betoh Simonsen
    [< voltar]
Número 10 – Capricórnio Terra – Cardeal
 

    Capricórnio, por ser um signo cardinal e de terra, procura agir no sentido de concretização e realização. Quando subimos uma montanha, nossas emoções, firmeza de propósito, perseverança e visão são testadas. Elevamos nossa consciência, os problemas mundanos parecem ficar um pouco mais distantes e ganhamos um novo foco e perspectiva.
    Esta possibilidade que a energia de Capricórnio pode nos oferecer, apesar de todo o trabalho, é a verdadeira realização, que algumas escolas de pensamento chamam de ascensão. Dentro de uma perspectiva mais cotidiana, esta energia mostra diversas formas de realização.

 
Dez de Ouros
[Tarot Crowley]
      Uma de suas imagens tradicionais é de uma cabra montanhesa que lentamente e com esforço, porém tranqüila, sobe uma montanha tremendamente íngreme, simbolizando uma subida vertical ao cume, onde habitam os deuses, com tenacidade, experiência, responsabilidade, equilíbrio e conhecimento. É o resgate do Karma ligado a qualquer assunto. Talvez por este motivo o nascimento do Cristo esteja colocado neste signo, lembrando que, através do espírito do amor, todas as etapas da evolução humana foram cumpridas.
    10 de Ouros – alguma realização ou concretização objetiva importante.
    10 de Copas – a alegria e a satisfação emocional que acompanha alguma realização importante; celebração.
    10 de Paus – o fogo revela intensidade, mas, por ter uma ligação menor com outros, mostra uma certa dificuldade.
    Muitas vezes, realizamos algo importante, mas precisamos lutar pelo reconhecimento do que fizemos. Isto muitas vezes é necessário.
    10 de Espadas – o desprendimento e o desapego são formas importantes de realização. Desta forma, podemos nos libertar de nosso passado e de tudo o que nos prende, mesmo sendo uma gaiola de ouro.
  
Reflexão final
    Para finalizar este tema, gostaria de lembrar que um mesmo símbolo pode ter diversos significados. Para falar apenas do significado de um número, ele pode ter, citando apenas alguns sistemas que conheço, um significado astrológico, no sentido horário e outro anti-horário; um significado cabalístico, que pode ser no sentido ascendente da árvore da vida ou descendente; uma relação com arcanos maiores do Tarô; uma relação com o I-Ching, outra com as runas e outros diversos sistemas numerológicos.
    A nova visão é que estes sistemas não são mutuamente excludentes, não existe o “certo” e o “errado”; antes, podem ser vistos como diversas cores e matizes que podemos combinar ou não na criação de nossa tela, que procurará representar uma determinada paisagem de nossa realidade; mas, antes de serem misturadas e combinadas, precisam estar separadas para que não fiquemos confusos ou atrapalhados e possamos ter um bom domínio técnico para a realização de nossa obra.
    
Para continuar nos Arcanos Menores com Betoh Simonsen escolha os links:
 
10
 
 
 
 
 
Contato com o autor
Betoh Simonsen
- betohsimonsen@uol.com.br
Outros trabalhos seus no Clube do Tarô: Autores
out.07
 
 
  Baralho Cigano
  Tarô Egípcio
  Quatro pilares
  Orientação
  O Momento
  I Ching
Publicidade Google
 
Todos os direitos reservados © 2005-2019 por Constantino K. Riemma  -  São Paulo, Brasil