Home page

23 de agosto de 2019

Responsável: Constantino K. Riemma


Curso de Tarô com Betoh Simonsen
    [< voltar]
Número 7 – Libra – Ar - Cardeal

    Libra é um signo que envolve ação mental. Enquanto Áries pode e deve agir por si mesmo, Libra precisa associar-se para atingir a manifestação que espera. Pode associar-se com o visível ou invisível, mas diversas coisas não podemos ou não é aconselhável fazermos sozinhos. É uma influência que procura o equilíbrio e a balança é um dos símbolos mais conhecidos. Na balança avaliamos um determinado conteúdo a partir de um ponto de referência, de um modelo, de um sistema de crenças, de um padrão de medida.

 
Sete de Espadas
[Tarot Crowley]
      Muitas vezes imaginamos que a pessoa que a pessoa influenciada por Libra não sabe muito bem o que quer e é bastante indecisa. Acredito que é o contrário, por saber exatamente o que quer e, além disso, procurar o equilíbrio procura manter certo espaço de manobra até eventualmente encontrar aquilo que procura.
    Os pactos e acordos são muitas vezes necessários para que se tenha uma boa troca de energias.
    A idéia-chave pode ser manifestação do que se tem em mente através de associações.
    7 de Espadas – manifestação do que se tem em mente através de acordos, associações e entendimentos.
    7 de Paus – quando já está tudo combinado podemos - nós e nosso parceiro ou parceira afetiva ou de negócios - partir para a ação com toda intensidade, dinamismo e vontade.
    7 de Copas – quando existem múltiplas possibilidades que mexem com nossas emoções, precisamos sentir o que queremos mais e, eventualmente, fazer as mudanças necessárias. Não é tão fácil por ser de um elemento com uma ligação mais frágil com o ar.
    7 de Ouros – espere, deixe os frutos aparecerem para que possa fazer as decisões com maior clareza. Antes de separarmos o joio do trigo, precisamos esperar pela sua germinação. Não se precipite.
    
Número 8 – Escorpião – Água - Fixo
    Signo fixo e de água, é ligado à busca de segurança através da troca de energias. Em todos os momentos estamos passando por trocas de energias. Quando compramos ou vendemos algo, quando nos relacionamos em qualquer nível com alguém, quando recebemos ou concedemos um empréstimo, quando recebemos uma herança, quando somos pressionados ou pressionamos emocionalmente, quando temos alguma perda ou ganho, enfim, estamos a todo o momento tendo que lidar com a energia de Escorpião. Infelizmente, como ainda não atingimos um nível de equilíbrio que seria desejável, manipulamos e somos manipulados, procuramos controlar de alguma forma, muitas vezes de maneira invasiva, as pessoas e situações que nos parecem mais importantes. Precisamos, ainda, batalhar bastante dentro e fora de nós para atingirmos o estado teoricamente simples de viver e deixar viver.
    Guardamos mágoas, ressentimentos e todas as formas de emoções negativas por tempo demais. O segredo da cura está aqui.
    Se conseguirmos expressar nossas emoções de maneira controlada, lembrando que o controle e direcionamento devem ser sobre nossas emoções e não sobre as dos outros; se procurarmos acolher e nos responsabilizar por qualquer realidade que chegue até nós para, só então, procurarmos um novo movimento; se aprendermos a guardar nosso espaço com firmeza, porém com suavidade, poderemos então tornar nossas relações humanas e planetárias bem melhores, nos tornando mestres de nossas energias. Estaremos renunciando à procura de equilíbrio através de controles e passaremos a procurar um equilíbrio através do movimento, não importa quão novas e radicais possam ser as situações. A idéia-chave deste número pode ser troca de energias.
 
Oito de Copas
[TarotCrowley]
 

    8 de Copas – por ser o elemento do signo, mostra uma troca de energia da melhor qualidade emocional, que pode ser bem gratificante.
    8 de Ouros – por ser o elemento terra e combinar muito bem com a água, são trocas de energias concretas bem compensatórias para todas as partes envolvidas, ou mudanças que se revelarão bastante benéficas.
    8 de Espadas – implica ajustes do modo de ver as coisas ou através de comunicação (ar) relativamente difícil mas necessária, onde procura-se diminuir as diferenças de expectativas, procurando aparar as arestas e respeitar e procurar ser respeitado em cada individualidade, estabelecendo limites onde forem necessários.
    8 de Paus – indica disputa ou esforço intenso para que a outra pessoa ou situação mude ou se transforme completamente. Às vezes não dá mais como segurar, soltamos nossas emoções mais intensas, parecendo pequenos vulcões. Mesmo assim, precisamos estar conscientes que estes processos ainda são nossos, as pessoas ou situações apenas acionaram o gatilho. De uma maneira equivocada, apenas aumenta o grau de violência, o que nosso planeta dispensaria com alegria. Pode também ser significador de uma luta e mesmo de uma paixão intensa, onde nosso campo energético fica completamente entrelaçado com o campo energético do outro.

    
Número 9 – Sagitário – Fogo – Mutável
    Todos os signos de fogo expressam dinamismo e intensidade de alguma forma. Sagitário, por ser mutável expressa muita flexibilidade. É um signo de empolgação nas suas diversas buscas, quer sejam estas buscas filosóficas, de novas aventuras, de novos contatos ou de novos lugares. Mas, no fundo, sempre procuramos a nós mesmos em um sentido mais profundo em tudo o que fazemos. Gosto muito daquela música de Milton Nascimento, “Eu, caçador de mim”, que guarda certo sentido desta busca.
    A energia de Sagitário, além disso, procura passar para todos as informações e experiências com as quais está envolvida. Não gosta de pessoas ou coisas paradas. Procura sempre novos objetivos e desafios.
    A energia sagitariana pouco amadurecida pode ser instável, um pouco fanática ou julga exageradamente os outros. Amadurecida, já encontrou tanto do que procurava que pode ser um bom professor ou guia para os outros, na grande jornada de nossa alma.
 
Nove de Paus
[Tarot Crowley]
      É excelente quando estimula o movimento, não deixando espaço para a estagnação ou ficar preso uma eternidade nos velhos padrões. Quando tem uma boa visão e, mais do que isto, a coragem para mudar de paradigmas sempre que necessário e humildade para respeitar as opiniões e posições dos outros, pode tornar-se um mensageiro do divino, uma espécie de profeta.
    A busca do Graal mostra a jornada que nós, conscientemente ou não, estamos envolvidos para que o reino possa ser curado.
    A idéia-chave pode ser a busca de nós mesmos através de nossos objetivos.
    9 de Paus – busca de objetivos com dinamismo, intensidade e foco.
    9 de Espadas – busca de objetivos com clareza, inteligência e flexibilidade. Pode haver algum processo de comunicação (ar) envolvido. Tanto o 9 de Espadas como o de Paus podem indicar viagens.
    9 de Ouros – objetivos mais difíceis de serem alcançados mas, com tenacidade e esforço, eventualmente poderão ser concretizados.
    9 de Copas – reavaliação de objetivos, reflexão sobre situações emocionalmente difíceis, estudo sobre possíveis mudanças.
    
Para continuar nos Arcanos Menores com Betoh Simonsen escolha os links:
 
7
8
9
 
 
 
 
Contato com o autor
Betoh Simonsen
- betohsimonsen@uol.com.br
Outros trabalhos seus no Clube do Tarô: Autores
out.07
 
 
  Baralho Cigano
  Tarô Egípcio
  Quatro pilares
  Orientação
  O Momento
  I Ching
Publicidade Google
 
Todos os direitos reservados © 2005-2019 por Constantino K. Riemma  -  São Paulo, Brasil