Home page

23 de agosto de 2019

Responsável: Constantino K. Riemma


Curso de Tarô com Betoh Simonsen
    [< voltar]
Número 1 – Áries – Fogo - Cardeal
    Como faço a relação de cada número com um signo , iniciarei o estudo de cada número com algumas idéias sobre o signo correspondente.
    Áries é um signo cardeal e de fogo. Todos os signos cardeais são muito atuantes; todos os signos fixos procuram estabilidade e segurança; e todos os mutáveis procuram a busca de impressões e de conhecimento. Tudo isto de acordo com o matiz de cada elemento.
    É o signo mais impulsivo, assertivo e determinado do zodíaco. O indivíduo com forte influência ariana poderá ser um individuo antenado e integrado e, neste caso sua ação sempre terá um efeito sinergético.
 
Ás de Paus
[Tarot Crowley]
      Também pode ser um individuo muito preso ao seu próprio umbigo e neste caso manifestará um autoritarismo sem sentido e poderá ser invasivo e mesmo violento. Sua maior facilidade é de abrir caminhos e iniciar novas atividades e sua maior dificuldade é compreender os outros.
    1 de Paus – é idêntico ao significado do signo (vide a hierarquia de compatibilidades), pode ter como idéia-chave uma ação intensa e determinada.
    1 de Espadas – ainda está bastante próximo da idéia central e, por ser o segundo elemento da hierarquia flui com facilidade, é ainda uma ação expansiva, mas com um dado novo: procura ser adaptável e flexível, pelo fato da umidade do elemento ar, além de ter uma tendência mais mental, atuando mais no plano de idéias e comunicações, pelo fato do elemento que está representando.
    1 de Ouros – é uma ação que desta vez flui com dificuldade por ser de um elemento que combina-se apenas medianamente com o elemento-chave, é ligado ao concreto ou material, e para ser efetiva precisa ser determinada e perseverante por ser o estado seco que aproxima a terra do fogo. A palavra-chave pode ser ação com esforço.
    1 de Copas
– é aquele que se afasta da idéia central, desta vez com uma expressão emocional e poderia ser uma ação para dentro ou introversão, um direcionamento à solidão ou à solitude e de uma perspectiva de um observador externo seria uma não-ação. Uma imagem poética seria um impulso ao encontro com nosso ser interior, um busca da voz do silencio.
 

Número 2 – Touro – Terra – Fixo

    Relacionado com o signo de Touro, signo fixo e de terra. Procura o equilíbrio e segurança através de suas posses e qualidades, que podem ir desde o plano mais concreto até o mais abstrato. Com muito senso prático, pode vir a realizar o processo de formação de riquezas nos setores que são importantes para ele. Alguns encontram a riqueza em suas amizades, outros em suas posses, outros em seu conhecimento ou atividades e sempre procuram manter contato e conservar aquilo que valorizam. Por isto, esta energia favorece a tenacidade, a lealdade e confiabilidade, podendo aqueles com posições em Touro serem considerados teimosos, conservadores e possessivos, além do fato de serem afetivos e sensuais.
    As palavras-chave que usaria para este signo seriam; ter, reter, manter, querer ou estabelecer contato com aquilo que valorizam que pode ir dos planos mais densos aos mais sutis.
    2 de Ouroscomo vimos, idêntico ao significado do signo. Ter, reter, manter ou estabelecer contato com aquilo que para a pessoa é importante. Isto de uma maneira fácil e natural por ser a primeira afinidade.
    2 de Copas – neste caso, ainda se aproxima muito do significado do signo pelo fato da água ser muito compatível com a terra; mas neste caso existe uma ênfase no aspecto emocional.
    Estar próximo, estar com a pessoa, o objeto ou a situação que goste, são os principais significados deste arcano. Flui com facilidade e é inclusive uma sensação muito gostosa a representada por este arcano.
 
1.
[Tarot Balbi]
 
    2 de Paus – neste caso já indica intensidade na busca do que se quer, indicado pelo elemento fogo. Esta própria intensidade demonstra que pode não ser tão fácil alcançar o que se quer, embora possa ser possível, se for bem determinado (seco). Vontade de ter, ambição, busca de novos horizontes.
    2 de Espadas
– aqui se opõe ao significado do signo. Não ter, conflito mental de posições diferentes sobre um assunto ou situação ou simplesmente um enfático não, muitas vezes tão necessário.
 

Número 3 – Gêmeos – Ar – Mutável

    Gêmeos é um signo mutável e de ar e está muito ligado ao conhecer através dos processos mentais. Muito atento às informações, gosta de saber de tudo o que está acontecendo. Talvez por isto tenha tantas duvidas, pois vê tantos lados das questões que não consegue tomar uma decisão. Seria mais fácil se conseguisse consultar e respeitar os sentimentos.
    Em verdade um dos gêmeos representa a mente concreta, cotidiana, agitada e curiosa, tão comum em nossas cidades.
 
Três de Espadas
[Tarot Crowley]
      O que sempre esquecemos é que existe o gêmeo imortal, que simboliza nossa mente profunda, que podemos sintonizar quando conseguimos nos soltar do encanto de nossos milhares de pequenos problemas. A melhor maneira de contatarmos nosso Eu profundo é através da meditação, na qual nossa imaginação, solta no lago de nossas emoções profundas, tranqüilizada pelo silencio das montanhas, pode refletir sobre a beleza do cosmo.
    Em resumo, poderemos falar em comunicação e buscar receber ou transmitir informações.
    3 de Espadas – comunicações e mensagens que fluem com facilidade.
    3 de Paus – é aquela comunicação passada com intensidade e empolgação, aquilo em que realmente se acredita e se conhece bem, normalmente para uma pessoa ou publico que se mostrará receptivo, por ser o segundo elemento da hierarquia e portanto poder fluir com facilidade

    3 de Copas – mais emocional e receptivo, é o estado de espírito adequado para receber uma mensagem. Pode ser também certa ambigüidade em relação a algum acontecimento ou alguma dúvida sobre que caminho seguir. Tenho percebido pela experiência que muitas vezes pode representar dúvidas afetivas. Pode ser também a expectativa de uma notícia(por ser o terceiro elemento não sabemos com certeza se será positiva).
    3 de Ouros – por ser o quarto elemento, representa uma barreira à comunicação, portas fechadas ou algum tipo de bloqueio. Não existe nada a fazer a não ser esperar pacientemente esta situação passar ou procurar um outro caminho.

    
Para continuar nos Arcanos Menores com Betoh Simonsen escolha os links:
 
Ás
2
3
 
 
 
 
Contato com o autor
Betoh Simonsen
- betohsimonsen@uol.com.br
Outros trabalhos seus no Clube do Tarô: Autores
out.07
 
 
  Baralho Cigano
  Tarô Egípcio
  Quatro pilares
  Orientação
  O Momento
  I Ching
Publicidade Google
 
Todos os direitos reservados © 2005-2019 por Constantino K. Riemma  -  São Paulo, Brasil