Home page

25 de outubro de 2021

Responsável: Constantino K. Riemma


  abril.2021
Quando faltam palavras
Rui Sá Silva Barros
Historiador e Astrólogo
Parecia impossível, mas estamos num momento mais perigoso que o ano passado, porque além da severidade da pandemia, a retórica belicosa invadiu as relações internacionais e a artificial valorização de ativos financeiros ameaça colapsar. A quadratura Saturno/Urano no ar dominará o presente ano. Temos fé no veneno. Sabemos dar nossa vida inteira todos os dias. Eis o tempo dos assassinos. Jean Arthur Rimbaud, Manhã de embriaguez, 1873.
Torre de Babel - abril.2021 - Gabinete do Dr. Caligari
O gabinete do Dr. Caligari (filme alemão, 1920)
www.olharconceito.com.br
Terra brasiliis
Com Júpiter cruzando o Ascendente, Urano passando por Saturno natal e Marte cruzando a Lua/Júpiter (veja o mapa do Brasil), algumas coisas aconteceram com impacto variado:
1 – Lula se tornou elegível e mostra cacife, mas pode ser ainda impedido de concorrer. Os processos passam para a Vara federal de Brasília e se não encontrarem um candidato viável contra Bolsonaro, ele será impedido de um jeito ou de outro.
2 – Os congressistas mostraram incômodo com o alastramento da pandemia e fizeram declarações a favor de uma ação enérgica e presidem um comitê. O dinheiro que pode salvar vidas está no Executivo que pouca providência toma. Aprovaram uma lei que dá direito aos empresários de importar vacinas o que estabelece na prática uma competição com o SUS.
3 – Grandes empresários e economistas lançaram um manifesto com críticas ao poder executivo federal e pedindo racionalidade no combate à pandemia. A maioria deles votou ou apoiou Bolsonaro, é um despertar um tanto tardio. Estes mesmos empresários fizeram lobby no Congresso para ter liberdade para importar vacinas. Vinte empresários selecionados foram a um jantar com o chefão e aplaudiram o desvario.
4 – Reforma ministerial. O presidente teve que abrir mão de Pazuello e de Ernesto Araújo, com muita contrariedade. Levou a mulher de J. R. Arruda (longa ficha corrida) para o palácio e provocou um rebuliço com as Forças Armadas que se recusam a apoiar um golpe, mas amam os milhares de cargos e um orçamento substancial. Preocupante mesmo foi a designação de um amigo para o Ministério da Justiça e o domínio sobre a Polícia Federal. A perseguição aos críticos do regime está aumentando.
5 – Pacheco, presidente do Senado, resolveu engavetar um pedido de CPI da Saúde assinado por 32 senadores, até que acionaram o STF e o ministro Barroso mandou abrir a CPI para grande contrariedade de Pacheco e do presidente. Há crimes de todos os tipos a investigar e agora mais um muito grave: escasseiam sedativos e relaxantes musculares necessários para intubação, ótimo pretexto para aumentar os preços em até 1000%, gentileza da indústria farmacêutica.
Pandemia Agora cabe aos médicos a inglória tarefa de decidir quem morre e quem tem uma chance na UTI. Um ano se passou e não houve um verdadeiro lockdown no país, apenas um abre e fecha desastroso com transporte público sempre lotado. Diante do descalabro a prefeitura de Araraquara (SP) impôs um lockdown quase total e os índices de contágio e morte caíram drasticamente. A medida é também muito mais barata que o abre e fecha.  O Brasil foi pioneiro em vacinação de massa, agora é o celeiro mundial da pandemia o que espanta a imprensa internacional.
Economia O Orçamento de 2021 deveria ter sido votado no ano passado, mas os congressistas estavam ocupados com assuntos sublimes. Votaram agora e retiraram verbas de despesas obrigatórias para as emendas dos parlamentares visando à eleição do ano que vem. Enquanto isto reduziam o valor do auxílio emergencial quando a fome se alastra e a doação de alimentos míngua. A inflação do ano promete mais agruras e o apoio a micro e pequenas empresas foi pequeno e desapareceu.
Para o final deste mês, Marte ingressa em Câncer e ativa a quadratura de Plutão a Urano/Netuno do mapa da independência, O Sol cruza Urano no céu próximo a Saturno natal, mais emoções à vista e substanciais.
Mundo afora
Foi surpreendente, o governo americano chamou Putin de assassino, poucos dias depois uma delegação americana abriu uma reunião de cúpula com os chineses no Alaska com um ataque frontal e para completar o Secretário de Estado foi à Europa pressionar contra o acordo de investimento feito com a China, pelo abandono do gasoduto submarinho russo e contra a aquisição da vacina Sputinik. Já era esperada uma iniciativa, mas não nestes termos. Júpiter cruzando o MC e Marte atravessando o signo de Gêmeos estão relacionados a isto (veja o mapa dos EUA).
Torre de Babel - abril-2021 - Tio Sam
Convocação do Tio Sam
https://pt.wikipedia.org/wiki/Tio_Sam
Putin respondeu desejando saúde a Biden e explicando que diplomacia não pode se basear em brincadeiras infantis, a delegação chinesa respondeu prontamente enumerando diversos problemas internos dos EUA. E se ficasse nisto estaria de bom tamanho, mas não. A Ucrânia agora é presidida por um comediante de TV que resolveu fustigar a região leste (Donbass), onde a maioria da população é russa, e pediu a ajuda da OTAN para reconquistar a Crimeia e isto é praticamente uma declaração de guerra à Rússia que no momento tem Júpiter atravessando a casa 7, a das guerras (veja o mapa da Rússia).
Dois porta-aviões americanos estão no mar da China e Taiwan negocia a compra de armas com Washington, o que para a China é inaceitável, enquanto o governo americano ameaça a Índia porque compra armas dos russos. O Japão e a Coreia do Sul são intimados a participar do cerco a Pequim o que pode lhes custar bem caro. A situação é tal que um pequeno deslize pode resultar numa séria encrenca.
Economia Ray Dalio, presidente do fundo Bridgewatter, foi mais uma voz importante a chamar a atenção para a irrealidade dos preços dos ativos financeiros e de um próximo colapso. E tem alertado para o tempo de recuperação da economia mundial que estima de 3 a 5 anos. O atual cenário de produção e distribuição de vacinas amplia a diferença entre países ricos e pobres, é bem uma tolice, pois não haverá volta a normalidade se regiões inteiras continuarem contagiadas.
Sobre luto, sepultamento e réquiem
Até onde foram os achados, o Homo Sapiens começou a sepultar seus mortos há 70 mil anos. Devagar o costume se espalhou e ficou complexo: objetos pessoais acompanhavam o falecido, as pessoas eram depositadas em posição fetal e viradas para o oriente, em muitos lugares salpicavam ocre no crânio e punham conchas nos olhos. Desenvolveram cerimônias para o sepultamento que no Egito eram longas e detalhadas.
Quando perdemos alguém ou algo importante o resultado é o luto, marcado pela tristeza, desinteresse pelas tarefas cotidianas, tônus vital baixo e momentos de introspecção. Muitas pessoas dizem que perderam um pedaço de si. A psicologia moderna trata desta questão com a noção de representação mental, mas há algo mais em jogo. Quando as pessoas se afeiçoam cria-se uma interação entre seus envoltórios prânicos e esta ligação é rompida na morte ou na separação física. Na atual pandemia o luto é sobrecarregado pela impossibilidade do acompanhamento da agonia e velamento do falecido. Adjetivos já não dão conta do que ocorre.
Torre de Babel - abril-2021 - Pietá de Michelangelo
Pietá (Piedade) de Michelangelo
www.culturagenial.com/pieta-de-michelangelo
A Igreja Católica oficia missa para os falecidos desde a Idade Média. No Renascimento os compositores começaram a musicar estas missas, atualmente há mais de 200 réquiens catalogados, alguns são muito executados: Mozart, Berlioz, Verdi, Brahms e Fauré. Recentemente meu amigo Guilherme, exímio violonista, me indicou o Réquiem de Maurice Duruflé, um notável organista francês.
Músico perfeccionista, compôs pouco e revisou muito as próprias obras. No Réquiem ele fundiu o canto gregoriano com harmonia modera. Geralmente estes sincretismos resultam em obras anódinas, mas neste caso resultou numa obra-prima. Toda beleza cria uma linha direta com o divino. Confira em www.youtube.com/watch?v=QGoD-Cr-Wek Estou memorizando o Introito uma passagem para a serenidade.
Na música popular também encontramos pequenos réquiens: Suíte de pescadores de Dorival Caymmi, Réquiem para um amor de Edu Lobo e Ruy Guerra, Réquiem para Matraga de Geraldo Vandré e Sentinela de Milton Nascimento, são exemplos, todas encontráveis no Youtube.
Não perdi ninguém na pandemia, mas a nuvem de tristeza que paira no ar é palpável. Manter a serenidade, agir para acabar o pesadelo e punir os responsáveis.
Rui Sá Silva Barros é historiador, astrólogo.
Mestre em História social (USP) e autor de textos sobre simbologia
(Esoterismo, ciência e sociedade). Pesquisador em Kaballa (Tarô e Qabbalah).
Oferece consultas astrológicas com ênfase nas soluções para todos os temas.
Contatos e informações: rui.ssbarros@uol.com.br ou fone: 11 2367-9179.
Outros trabalhos seus no Clube do Tarô: Autores
Edição: CKR – 12/04/2021
Fórum: partilhe seus comentários ou deixe questões para o Rui responder
  Baralho Cigano
  Tarô Egípcio
  Quatro pilares
  Orientação
  O Momento
  I Ching
Publicidade Google
 
Todos os direitos reservados © 2005-2020 por Constantino K. Riemma  -  São Paulo, Brasil