Home page

20 de outubro de 2014

Responsável: Constantino K. Riemma


 
Curso de Tarô  por  Joana Trautvetter
< voltar  
  Estrutura básica do Tarot | O Tetragrama | Tiragem pela Cruz Solar  
  Naipes: | Paus | Copas | Espadas | Ouros  
  Figuras: | Reis | Rainhas | Cavaleiros | Valetes  
Os Cavaleiros
  Joana Trautvetter  
 
    Os cavaleiros representam as forças atuantes do princípio Vav, natureza do mundo astral, Yezirah. Personificam os processos pelos quais tudo se desenvolve, caminhos a serem trilhados pelas personalidades dos Reis e Rainhas. Indica movimento, lutas, buscas, processos, travessias, tudo que é transição de uma fase para outra.
    Como a adolescência e a juventude são vividas em movimento constante de busca, por vezes encontramos os cavaleiros representando pessoas jovens.
 
O Cavaleiro de Paus (Bastaões) no Tarot de Joana Trautvetter
O Cavaleiro de Paus
no Tarô de Joana Trautvetter
 
O Cavaleiro dos Bastões
    Personifica o movimento ativo, insuflado pelo ideal, por isto também é visto como o filho do pai. Transmite o ideal que herda do Rei.
    Comunica e divulga sua fé e suas convicções. Transforma e é transformado, representa mudanças, caminhos que desafiam a fé, e cujo enfrentamento demanda perseverança, coragem, ousadia. Já foi representado como um cavaleiro que atravessa uma floresta em chamas, devido à sua natureza ígnea. Todo ideal que precisa ser levado à frente encontra resistência do meio. Atua indo de encontro ao que está pré-estabelecido, por isso o caráter desafiador deste Arcano. O conjunto da abertura em que aparece indicará as tendências dos resultados desse movimento.
    Quando representa uma pessoa, indica uma fase em que ela se encontra, não descreve suas características. Pode representar também um jovem ou uma jovem ousado(a), batalhador(a), que experimenta a aventura de amadurecer.
 
O Cavaleiro de Copas (Taças) no Tarot de Joana Trautvetter
Tarô de Joana Trautvetter
 
O Cavaleiro das Taças
    Representa os caminhos por onde o amor busca tomar forma astral. Por isso é visto como o mensageiro da rainha.
    Os movimentos da psique motivados pelo amor romântico, fraterno ou místico são representados por este Arcano. As palavras, as mensagens, a linguagem do amor, assim como a poesia, a música, a arte de maneira geral são veículos desse Vav.    
    Ações em direção a acolher, proteger, confortar, apoiar alguém, são também aqui representadas. Atividades filantrópicas, buscas espirituais e a simples busca de relacionamento afetivo em qualquer nível são realizadas por este caminho.
    Representando uma pessoa, descreve alguém que, no momento, faz esse caminho, está imbuído dessa busca, cujas tendências serão analisadas pelo conjunto da abertura.
    Quando representa uma personalidade jovem, indica que esse personagem é sonhador, romântico, está em busca da felicidade do coração.
 
O Cavaleiro de Espadas (Gládios) no Tarot de Joana Trautvetter
O Cavaleiro de Espadas
no Tarô de Joana Trautvetter
 
O Cavaleiro dos Gládios
    Este cavaleiro personifica o processo Vav em toda sua força. É a própria formação dos clichês astrais que intentam tomar forma física.
    A serviço de idéias, de programações, não está condicionado aos reis e rainhas. Serve a si próprio, há um processo mental em andamento, idéias formatadas estão se agregando, se espalhando e tomando corpo astral, adensando, para se manifestarem.
    A comunicação, a negociação, a interação incessante estão aqui representadas, mas não há conotação de ser um processo benéfico ou maléfico. De toda forma, sendo este o mundo mental, se for necessário atuar para modificar os rumos desse clichê, é preciso silenciar a mente e atuar nas Causas que o originaram.
    Quando representa uma pessoa, esta é dotada de grande poder articulador, agilidade mental, astúcia e habilidade interativa. Pode ou não estar em um bom caminho, mas está tomada por uma intenção. Um jovem neste caminho terá um bom desempenho intelectual, mas pode estar carente de propósitos elevados.
 
O Cavaleiro de Moedas (Ouros) no Tarot de Joana Trautvetter
 
O Cavaleiro de Moedas
    Movimento inercial, ou seja, que não está sujeito a mudanças no percurso. Indica as rotinas, atividades práticas, as demandas do cotidiano, no sentido de preservar as coisas, o caminho da adaptação, manutenção, preservação, do cultivo das formas materiais. Caso esteja representando uma pessoa, pode indicar que ela está imersa demais na rotina das coisas. Pode ser que o momento demande isso, como, por exemplo, uma pessoa que faz um tratamento ou está desenvolvendo um projeto, escrevendo um livro, enfim. Um jovem representado assim está realizando alguma coisa, construindo algo de caráter prático.
O Cavaleiro de Ouros no Tarô de Joana Trautvetter
Atualizado: fev.09
 
Para continuar nos textos de Joana Trautvetter escolha os links:
  Estrutura básica do Tarot | O Tetragrama | Tiragem pela Cruz Solar  
  Naipes: | Paus | Copas | Espadas | Ouros  
  Figuras: | Reis | Rainhas | Cavaleiros | Valetes  
 
Curso de Tarô  por  Joana Trautvetter
 
  Quatro pilares
  Tarô Egípcio
  Orientação
  O Momento
 
⇓    Publicidade do Google    ⇓
 
 
Todos os direitos reservados © 2005-2014 por Constantino K. Riemma  -  São Paulo, Brasil