Home page

20 de setembro de 2019

Responsável: Constantino K. Riemma


  APLICAÇÕES / Leituras-Previsões / O Brasil e o Mundo em 2009 < voltar  
O Brasil e o Mundo em 2009
 
   Os dados numerológicos do ano (2+0+0+9=11 e 1+1=2) foram referências para algumas previsões:
Alessandra Fonseca: Luz e energia redobrada   Ana Corrêa: De olho em 2009
Bete Torii: Ano de contenção e busca do centro   Isabel Cristina Roveda: Um ano de justiça
Giancarlo Kind Schmid: A Força ou Fortaleza: o ano da resistência   Sérgio Schiefler: O Sol, A Força e a Papisa
   Outros tarólogos fizeram tiragens específicas, utilizando diferentes técnicas de leitura:
Dorian Martínez: Mandala global   Fátima Figueiredo: Mandala global
Flávia Castelar: Mandala astrológica – Brasil   Flávio Alberoni: Um ano sem amenidades
Titi Vidal e Luiz Felipe: 2009 mês a mês.   Valéria Fernandes: Cinco Estados brasileiros
   E uma reflexão de Nadia Greco: Por que precisamos de oráculos?
 
A Força nos Três Poderes brasileiros
  Abelard Gregorian  
    Este ano da Força é apropriado para interrogar o comportamento dos Três Poderes da nação brasileira. A questão da força-poder ganha mais destaque em 2009, quando a astrologia nos informa que Plutão ingressa definitivamente no signo de Capricórnio, uma fase que coloca os poderes executivos na berlinda, prometendo trazer muitas coisas à tona.
    Mantendo constante o arcano 11, sorteei mais uma carta para especificar como a Força será vivida em cada um dos Três Poderes da nação brasileira.
 
A Força - Strength no Bohemian Gothic Tarot  A Estrela - The Star no Bohemian Gothic Tarot
A Força e a Estrela
www.magic-realist.com
      Executivo: "Deixar rolar..."
    A Estrela, arcano 17, dá fluidez à Força. Confirma o lado positivo do Governo Lula ao manter a linha do planejamento econômico iniciado com Fernando Henrique nos governos anteriores. Do ponto de vista das atribuições básicas do Poder Executivo tudo indica um fluir sem grandes tempestades decorrentes da crise econômica mundial.
    No que diz respeito à ética, o prognóstico não é nada animador, mas também nada apresenta de surpreendente: os recursos públicos serão desperdiçados pela má aplicação e pelos desvios criminosos, sem qualquer reação da opinião pública – a leoa – devidamente domada. A turma continuará a mamar nas tetas do governo.
    Legislativo: "Forças do mal..."
    Ter saído o Diabo para dar conta do comportamento do Poder Legislativo no Brasil durante o ano de 2009, parece simplesmente confirmar o que se sabe da venalidade, da improbidade e das barganhas excusas que são periodicamente noticiadas, mas que se fortalecem com a impunidade.
    Tudo indica que a minoria parlamentar, que ainda mantém o ideal de prestar serviços às comunidades que representam, encontrará barreiras por vezes insuperáveis para realizar seus propósitos e estarão sujeitas à sedução.
    Me pergunto se o agravamento dessa anomalia no poder Legislativo não seria decorrência de estar restrito às negociações de bastidores sem participar diretamente de qualquer ação social.
 
O Diabo - The Devil no Bohemian Gothic Tarot  A Força - Strength no Bohemian Gothic Tarot
O Diabo e a Força
www.magic-realist.com
 
 
A Força - Strength no Bohemian Gothic Tarot  O Eremita - The Hermit no Bohemian Gothic Tarot
A Força e o Eremita
www.magic-realist.com
      Judiciário: "Lento e obscuro..."
    O Eremita sugere que o Judiciário, por ser o mais auto-protegido dos Três Poderes, manterá, de modo geral, uma aura de maior respeito e temor que os outros dois poderes.
    O Eremita lembra que os profissionais do judiciário são funcionários públicos que fazem carreira e amadurecem no cargo, ao contrário do caráter provisório dos legisladores e executivos que estimula o oportunismo.
    No entanto, o lado de sombra indica que os crimes praticados por alguns – arranjos com os poderosos, concluios com criminosos – continuarão bem disfarçados. Igualmente, nada indica que os privilégios corporativos injustificáveis sejam reparados.
.
 
Luz e energia redobrada
  Alessandra Fonseca  
    2009 vem aí, minha gente! E vem com carga extra de energia, visto que tem a regência astrológica do Sol e a regência do arcano XI do Tarô – A Força.
    O Sol vem marcando o início de um novo ciclo após um ano cheio de desafios. Ele vem para nos revitalizar e, cabe ao nosso bom senso utilizar a carga extra de energia a nosso favor no caminho da auto-realização.
    Com o Sol trazendo mais luz aos nossos dias, aguçando nossa inteligência, ficará mais fácil avaliarmos as experiências passadas e tirarmos delas aprendizado para este novo caminhar. Também conseguiremos nos olhar com menos reservas, deixar cair nossas máscaras e – vejam só! – seremos mais felizes com quem realmente somos, iniciaremos um
romance com a nossa essência!
    2+0+0+9 = 11. O número 11, no entanto, é igual a 10+1, ou seja, também no Tarô o surgimento de um ponto de partida após a finalização de um ciclo. Este novo ponto de partida não deve ser considerado como um simples início, visto que muito foi aprendido através dos sobes-e-desces da Roda da Fortuna que regeu 2008. O que impulsiona nosso novo ciclo é mais que a centelha divina inicial: é toda a energia acumulada pelas voltas da Roda.
    Este acúmulo de energia nos porá a prova neste ano novo. Este será marcado por situações em que cada um tenderá a afirmar o próprio valor ‘doa a quem doer’. E é aí que mora o perigo de um ano regido pela Força: aqueles que cultivam o sentimento de injustiça e vingança podem iniciar uma revolta agressiva a ponto de ser lembrada por muitos e muitos anos adiante. As grandes potências mundiais que se cuidem!
    No entanto, este mesmo acúmulo de energia que a Força nos traz, pode e deve ser direcionado também ao intelecto – o que favorece o início de novos estudos, estimula a aprendizagem de atividades diferentes e torna
 
Strength - A Força, no Ansata Tarot de Paul Struck
A Força no Ansata Tarot
Desenho de Paul Struck
 
acessível o diálogo entre as pessoas.
    Correremos risco apenas nos momentos impetuosos nos quais a tranqüilidade e a inteligência não sobreporem nossos instintos e paixões. Logo, 2009 poderá ser um ano de excessos gastronômicos, financeiros e sexuais. Quilos extras até não estragam tanto a vida... Separar um dinheirinho num investimento de baixíssimo risco só ajuda a vida a melhorar! Investimentos de alto risco são pouco favorecidos pela Força, já que com ela podem vir explosões inusitadas...
    Também, os sozinhos podem se alegrar. Com tranqüilidade e inteligência, os relacionamentos iniciados sob a regência da Força e de nosso Astro-Rei tendem a permanecer por mais tempo que o esperado.
    Aos que já encontraram a alma gêmea, a receita é cooperatividade, união, respeito, equilíbrio e segurança emocional. Aquelas DRs (Discutir Relação) infindáveis podem e devem ter seu prazo de validade estendidos, visto que a pior sensação é a de que tem alguém controlando você! –  principalmente em um ano em que todo mundo vai estar suando a camisa para manter o autocontrole.
    Este poderá ser um ano de muito trabalho para os bombeiros, pois tanto incêndios e explosões como atos heróicos andam lado a lado com a Força e com o Sol.
    Policiais, psicólogos, assistentes sociais e professores: olho vivo em relação a crimes sexuais, sobretudo contra crianças e adolescentes, pois além da questão dos excessos sexuais instintivos, a Força traz uma carga extra de dominação e subjugação.
    Bem, 2009 será um ano movimentado em que será necessário seguir em frente sem titubear. Por isso, desejo que com este novo início, possamos buscar novos caminhos. Desejo que tenhamos a energia necessária para vencer os obstáculos que nos atrapalham, que mantenhamos o espírito de iniciativa, de alegria e de perseverança contra nossas paixões, egoísmo, raiva e etc. Que todos nós, como um espelho, reflitamos a luz do Sol. Que todos nós, deuses em desenvolvimento, reflitamos à luz da Força.
    E que venha 2009!
 
De olho em 2009
  Ana Corrêa  
    Tomara que as grandes lideranças mundiais tenham, verdadeiramente, atitudes voltadas para a preservação do  Planeta  Terra  na  paz  e na evolução dos valores humanos, pois a
regência geral cósmica, do ano 2009 dC. (2+0+0+9=11) na visão simbológica do Tarô, está contida no Arcano XI, denominado A Força.
   Poucos Arcanos falam tão claramente sobre o significado do seu nome. Num mundo bipolar como o nosso, se as lideranças estiverem voltadas para as atitudes sombrias como as das guerras e as de menosprezo aos valores humanos, podemos bem imaginar o caos que A Força poderá causar.
    Já ao contrário, se houver uma reação positiva das lideranças, levando a humanidade a escolhas menos mercenárias e de maior consciência dos valores solidários ao bem estar comum, tanto social, como político e também econômico, A Força poderá sim plantar uma nova muda de reestruturação na tão degenerada consciência humana, ajudando no resgate do espírito humanitário bastante afastado do Divino, nos últimos séculos.
 
A Força - Strenght no Tarot Pomegranate
A Força
 
 
O Eremita - The Ermit no Tarot of Pomegranate
O Eremita
      Na particularidade do ano, o Arcano IX (nove) denominado O Eremita nos conta da possibilidade de mergulharmos no profundo de nossas cavernas, avaliando os erros e os acertos de nossas atitudes anteriores, para assim podermos exercer nosso livre arbítrio nas escolhas futuras, tanto pessoais como de nossas lideranças governamentais.
    O Arcano IX também é símbolo de reciclagem e de iluminação através das experiências de vida; “noves fora nada” (nada = zero = O Louco) e então se inicia uma nova busca, quem sabe com mais consciência e no uso e fruto da sabedoria?
    Fica aqui uma pergunta: Você, em 2009, nas atitudes do dia-a-dia, de que lado da escolha você se encontrará? Da sombra ou da luz?
    Aceitem os meus votos de um excelente 2009, pautado na paz e na sabedoria do Grande Espírito, o Espírito Santo.
 
Ano de contenção e busca do centro
  Bete Torii  
    Para o calendário mundial oficial este é o ano 2009, portanto está ligado ao arcano 11, A Força (2+0+0+9=11). O número 11, por sua vez, pode ser reduzido a 2, A Papisa.
 
11. A Força, no Tarô de Marselha - Kris Hadar   2. A Papisa, no Tarô de Marselha - Kris Hadar
11. A Força e 2. A Papisa
      Dois símbolos femininos de força e poder. Ou, dizendo de outra forma, esse será um ano em que predominarão os aspectos femininos da força e do poder. Do lado positivo, podemos esperar menos guerra e violência, mais tranquilidade, maior disposição de ouvir, de pensar, de consultar as tradições, de integrar visões diferentes, em vez de combatê-las. Do lado negativo, podemos temer o uso de força velada, imposição cultural, duplicidade ou ocultamento de intenções, excesso de regras, estancamento de ações positivas, dominação dos países que detêm conhecimento tecnológico/científico sobre aqueles que dispõem de mão de obra e recursos naturais
    Para o Brasil, “nascido” no ano 1500 do calendário mundial, este será o ano 509 e, portanto, estará ligado ao arcano A Temperança (5+0+9=14). Este, por sua vez, pode ser reduzido ao 5, o Papa.
    Uma possibilidade para este ano é que o Brasil estará “em compasso de espera”, apurando suas forças (sua “têmpera”), resolvendo questões internas, testando aprendizados e amadurecendo, no geral. Tal amadurecimento levará a uma maior clareza quanto ao que é central – e, consequentemente, a formalizações de alianças e estruturas hierárquicas.
    Se comparamos esses dois pares de cartas, a impressão é que o Brasil estará um pouco mais ativo e “positivo” do que o mundo como um todo. É como se o mundo estivesse mais contido e atado, em reação à crise, agindo de uma forma mais controlada, protegida e binária;  enquanto  o  Brasil  se permite
 
14. A Temperança, no Tarô de Marselha - Kris Hadar   5. O Papa, no Tarô de Marselha - Kris Hadar
14. Temperança e 5. Papa
 
algum movimento, fluidez, jogo de cintura, transmissão de influência. E as duas cartas brasileiras contêm ponteiros para um mundo “mais além” (as asas do anjo, a idéia de que o papa é um representante de outro Poder) – é como se embutissem a noção de que há um céu que nos protege. Amém!
 
Finalidade, obstáculo e superação
  Dorian Martínez  
    Cada Arcano é um espelho e não uma verdade em si, o que vemos nas cartas é uma descrição do que somos, do nosso nível de consciência; não existe tarólogo impessoal, não podemos dizer  “não farei projeções”, podemos dizer “ me tornarei consciente das minhas projeções”. Falar em nome das cartas acreditando que se realiza uma grande obra é pura vaidade: quando se pergunta ao Tarot não conhecemos as respostas e , assim, carregamos cada Arcano de sentido, segundo a utilidade que lhe outorguemos no momento da leitura, seja vil ou sublime de acordo com a alma do tarólogo.
Na leitura a seguir, com os 40 arcanos menores,  o consulente representa á humanidade inteira durante o ano 2009. As perguntas e a tiragem dos arcanos foi feita ao acaso.
    Qual é a nossa finalidade como humanidade durante o ano 2009?
    Tiragem: 9 de Ouros
    Leitura: Dos quatro símbolos (baton, épeé, coupe, deniers em francês), os Ouros, em francês “deniers”, é o único escrito no plural. O Tarot fala no plural. Os Ouros também representam nossas necessidades, a matéria; então lemos: “Nós precisamos”. No Tarot o número 9 se distingue entre os números impares,  na escala de 1 ao 10, porque é divisível por outro número e não só por si mesmo. O numero 9, três vezes três, é, pois, ambivalente, ao mesmo tempo ativo (impar), e receptivo (divisível). Assim a carta representa um estado entre a vida e a morte, uma caída em crise necessária para levar a cabo um novo nascimento representado pelo ouro central que parece um feto saindo de uma vulva, como uma lagarta (crisálida) a ponto de se converter em borboleta. A humanidade se convulsiona, o dinheiro, o corpo, a vida, tudo isto
 
Nove de Ouros no Tarot de Marselha-Camoin
Nove de Ouros
 
passa por uma mutação profunda que desemboca em outra dimensão de consciência e energia pura, não material, esta carta diz: “Nós precisamos de uma nova construção”.
    Qual é o obstáculo que enfrentaremos nesse ano?
 
O Sete de Paus no Tarot de Marselha-Camoin
 
    Tiragem: 7 de Paus
    Leitura: A guerra, a ditadura, o fascismo, a escravidão sexual, a tortura, o sadismo, o poder destrutivo em todas as suas formas, que diminui o outro em lugar de colocar suas forças ao serviço do mundo.
    Nota: o 7 de Paus reflete um momento de grande abertura, de ação irresistível, em termos de realização artística, sexual, vital. A carta é um canal de energia criativa que não pode ser detida, representa a inseminação do mundo e a abertura á não violência.
Sete de Paus
    Como podemos superar nosso obstáculo a partir de agora?
    Tiragem: 3 de Ouros.
    Leitura: O Ouro de cima se encontra dentro da construção de ramos e os dois ouros de baixo estão fora. É a interiorização, o aprofundamento na matéria da gestação, a afirmação da vida da qual podemos tomar posse, o descobrimento de novas formas de riqueza material e consciência cósmica. O começo explosivo de uma nova experiência social jamais vivida, o meio ambiente, a reciclagem, a limpeza do planeta, empresas ecologicamente responsáveis, construir sobre as ruínas.
Três de Ouros
 
Três de Ouros no Tarô de Marselha-Camoin
 
    
 
Um ano sem amenidades
  Flávio Alberoni  
    Uma tiragem concentrada, nos levou ao Arcano 1 (O Mago), invertido.
 
1. O Mago (invertido) no Tarot de Oswald Wirth
1. O Mago
      O ano de 2009, não é um ano de conciliação ou um ano de amenidades. Teremos um outro ano muito forte que se refletirá em queda maior dos elementos que constituem a nossa personalidade. Tanto a individual, como a geral. Alimenta um processo criativo que virá mesmo que a pessoa fique presa a seus hábitos mais arraigados, a suas formas velhas. Será vitorioso quem souber aproveitar os elementos criativos que se impõem, larguar essas formas velhas e aproveitar para ... voar.
    O símbolo geral é de uma árvore, já envelhecida, com uma outra – que dela brotou – bem mais jovem e exigente, querendo seu espaço para crescer. Mesmo que com isso destrua a sua origem.
    Com esse Arcano dominante, mais e mais nossas fronteiras serão colocadas
em questão.  E não me refiro, apenas, às fronteiras geográficas.  Países caracterizados por
dogmatismo extremo – religioso e/ou político – já terão suas bases mais questionadas.
    Brasil: Arcano 4 (O Imperador), também invertido. Excelente para quem quiser colocar ordem na casa. O Brasil terá um momento florescente. (1+4 = 5 Papa), onde suas relações com seus habitantes e com o mundo de maneira geral terão uma importância e sucesso maior. O aspecto legal (4) mais e mais será, se não respeitado, profundamente questionado, onde muitas das falcatruas ainda existentes aparecerão a público. De qualquer modo será sempre lenta uma modificação profunda, a não ser que haja algum tipo de desastre - que bem poderá haver. Os dois arcanos invertidos (O Mago e o Imperador) favorecem uma modificação brusca do status quo.
 
4. O Imperador (invertido) no Tarot de Oswald Wirth
4.Imperador
 
 
16. A Torre no Tarot de Oswald Wirth
16. A Torre
      O simbolo é um horizonte magnífico que fica coberto com uma neblina severa. Espera-se o afastamento da neblina. (Até quando, raios!).
    Mas, não há muito a fazer, a não ser continuar o que se está fazendo, acompanhar o processo natural, e esperar dias melhores. Meu rico dinheirinho nas ações há de esperar por 2010.
    EUA: Arcano 16 (A Torre). O aspecto místico arraigado (1+16=17 Estrela), não conseguirá impedir que mais e mais este pais perca em termos tanto de expressão mundial favorável, como também dentro de si mesmo.
    O símbolo é uma ave de rapina faminta, que começa a atacar seus próprios filhos.
 
Um ano de Justiça
  Isabel Cristina Roveda  
    Como existe uma inversão entre o Arcano 8 e 11 em alguns tarôs, coloco a previsão do ano de 2009 conforme o tarô que utilizo a 11 anos, que é do Waite, onde o Arcano 11 é atribuído à “Justiça”. Baseado nisto, em outros estudos e também em função de saber que quem regerá o ano de 2009 será Ogum e Iansã, achei correto fazer a previsão deste ano, como sendo o ano da “Justiça”.
 
A Justiça, desenho inspirado no Tarot Waite
A Justiça tem o número
11 no Tarot Waite.
      Depois do término de 2008, que foi o ano da “Roda da Fortuna”, onde a variação de ciclos foi acentuada, o ano de 2009 da “Justiça” mostra que “Equilíbrio” é a palavra chave.
Somente a concentração e a calma absoluta permitirão que a condição de “Equilíbrio” tome o seu lugar. Vai ser um ano delicado, onde teremos de permanecer no centro (equilíbrio), sendo uma intimação para evitarmos todos os extremos em nossa vida diária. Total balanceamento e centramento interno são necessários.
    Ouvir a voz do guia interior representa o mecanismo de “Equilíbrio” neste ano em que a “Justiça” rege. Ela fala para agirmos com prudência de pensamentos e ações, pensando nos dois lados antes de tomar qualquer decisão.
    Enquanto o Arcano 10 nos falava de constantes mudanças, o Arcano 11 vem com um aspecto de ordenamento equilibrador, vem representar o “Equilíbrio” das forças desencadeadas pela Roda da Fortuna.
    A “Justiça” vem com um “Equilíbrio” cósmico. Para os que fizeram mau uso de seus poderes caberá a espada condenatória, e para os justos,  a balança manterá o Equilíbrio e trará os merecimentos, que
são resultados da Lei da Ação e Reação.
    A “Justiça” sugere para 2009 um ano bom, com muita ponderação e equilíbrio em nossas atitudes, poderemos ter um ano bem sucedido.
 
O Sol, a Força e a Sacerdotisa
  Sergio Schiefler  
    O ano de 2009 é um ano também  de ação, mas voltado para as atividades de grupo, para regar tudo o que foi plantado no ano anterior. Na numerologia é representado pelos números 11 e 2, resultante da soma dos números que compõem o ano: 2009=2+9=11; 1+1=2. Sua representação no Tarô é pelos arcanos 11, a Força, e 2, A Sacerdotisa. Ano do Sol, regente do signo de Leão e que corresponde à quinta casa astrológica.
    Será um ano em que as sociedades e associações serão de grande importância e o trabalho em grupo e a diplomacia terão grande valia.
    Período em que o domínio moral e espiritual deverá encontrar a força necessária para vencer os obstáculos e as vicissitudes, bem como os medos interiores e irracionais que nos domina.
    Entre os aspectos negativos do Sol e do signo de Leão, que devem ser vencidos pelo poder da Força, encontram-se a arrogância, a presunção, a extravagância e o autoritarismo.
     A criatividade, a generosidade, a alegria de viver, a vitalidade, a afetuosidade, a capacidade de organização e de expressão, são aspectos que devem ser cultivados. Por isso devemos ter um especial cuidado ao agir, para que o retorno de nossas ações seja o mais positivo possível.
    A coragem para fazer as mudanças que se deseja, a ambição e a tomada de iniciativas são primordiais para o sucesso dos acontecimentos. É um momento para fazer tudo aquilo que estava sendo adiado.
    A crença em si mesmo e a escuta da voz interior são importantes para as realizações.
    Durante  2009  haverá  um desafio para toda a humanidade que
 
A Força no Alchemical Tarot de Robert M. Place
11. A Força
http://alchemicaltarot.com
 
terá de escolher o caminho positivo (mudança de mentalidade) ou continuar com uma trajetória de negatividade, engano, irresponsabilidade, desonestidade, injustiça, intolerância social e criminalidade.
    As pessoas terão de aprender o verdadeiro significado do que é ser um indivíduo que faz parte de uma coletividade e que portanto deve agir como um ser universal. O coletivo prevalecerá sobre o individual.  A  paciência,  o companheirismo,  a harmonia e o trabalho de
 
A Papisa no Alchemical Tarot de Robert M. Place
2. A Sacerdotisa
http://alchemicaltarot.com
  equipe terão relevância.
    O tato, a cooperação e a compreensão, o guardar segredos, manter a boca fechada sobre os planos, o uso correto das palavras e a reflexão serão importantes. O silêncio muitas vezes será nosso grande aliado.
    Grandes altos e baixos na política mundial, havendo necessidade da busca de situações de equilíbrio. A unificação de propósitos será necessária para a solução de conflitos, com o uso da criatividade e da inventividade.
    O ano será favorável para profissões relacionadas com comunicação, cinema, televisão, fotografia, escritos, diplomacia, magistério, filosofia, psicanálise, psicologia, pesquisas espirituais e misticismo.
    Por ser um ano de fecundidade, a gestação acentua-se, e aqueles que não a desejam devem tomar cuidados redobrados.
    Deve-se permanecer alerta, mantendo os olhos abertos para as oportunidades que surgirem. Os negócios e as ocasiões comerciais devem ser vistas sob um novo prisma. Bom senso e juízo serão importantes.
    O verde claro, o dourado e o alaranjado são as cores mais adequadas para o ano de 2009. O melhor dia da semana é o domingo (dia do Sol). Os animais representativos do ano são o leão, o galo, o falcão, o tigre e os felinos em geral. Rubi, brilhante, diamante e topázio são as pedras do ano.
dezembro.08
APLICAÇÕES / Leituras-Previsões / O Brasil em 2009 < voltar  
  Baralho Cigano
  Tarô Egípcio
  Quatro pilares
  Orientação
  O Momento
  I Ching
Publicidade Google
 
Todos os direitos reservados © 2005-2019 por Constantino K. Riemma  -  São Paulo, Brasil