Home page

25 de outubro de 2021

Responsável: Constantino K. Riemma


  dezembro.2020
2021: um sopro de liberdade
Rui Sá Silva Barros
Historiador e Astrólogo
É a promessa da conjunção Júpiter/Saturno em Aquário em 21 de dezembro, mas para que ela se concretize é preciso que as pessoas ajam; do contrário tudo seguirá o ritmo destrutivo dos últimos tempos. Como a igualdade também concerne a Aquário podemos esperar uma luta permanente contra o racismo e intolerância religiosa. Além disto, devemos ter em conta mais dois fenômenos para os próximos anos.
Com a aceleração da informatização a ação dos hackers também se intensificará como já podemos observar na invasão do sistema do Supremo Tribunal de Justiça e do Supremo Tribunal Eleitoral. Invasões de sistemas de empresas para capturar dados ou pedir resgastes em dinheiro já são correntes. Mas o pior ainda pode acontecer se invadirem e controlarem empresas de distribuição de energia elétrica, isto seria um caos. Fenômenos eletromagnéticos oriundos do Sol ou de outros sistemas podem danificar satélites e comprometer toda a rede de telecomunicações do planeta.  Notícias sobre avistamentos de Óvnis são esperadas além do habitual.
A esfinge egipcia
O rosto humano da esfinge simboliza Aquário.
https://pt.wikipedia.org/wiki/Esfinge
Júpiter atravessará Aquário rapidamente e ainda em janeiro fará uma quadratura a Urano, mas Saturno ainda levará dois anos e meio para atravessar o signo e fará uma longa quadratura a Urano em 2021, ativando ressonâncias da grande recessão de 2008 quando os dois planetas estiveram em oposição. Plutão ingressará no signo em 2024, Aquário está relacionado ao espaço, ao espectro eletromagnético e ao lema da Revolução Francesa, entre outros temas.
Pandemia Nos EUA, México, Europa, Rússia e Índia ela está na segunda onda severa, agravada pela chegada do inverno.  Agora está evidente que durante a retrogradação de Marte os índices de contágio e morte refluíram e a segunda onda sincronizou com a retomada do movimento direto. A Inglaterra começa já e em janeiro algumas vacinas já devem estar aprovadas e a inoculação será iniciada em vários países.  A produção, estocagem e distribuição para quase 8 bilhões de pessoas é uma tarefa hercúlea e levará tempo até a conclusão. Na fase inicial poderemos ver disputas entre países e entre pessoas para a imediata vacinação, os preços podem ir às nuvens.
Economia Em 2008 evitou-se uma grande quebradeira com maciça injeção de dinheiro por parte do Tesouro e BC dos países. Alguns analistas vislumbraram uma estagnação secular (longa), o nível de emprego se recuperou lentamente, mas os índices das bolsas acionárias se elevaram artificialmente. Dois anos atrás surgiu um sintoma sombrio, juros negativos, havia tanta certeza de um colapso que investidores pagavam para deixar dinheiro no sistema financeiro, o que era muito bom para as dívidas públicas.
A pandemia agravou a situação com uma contração dolorosa no segundo trimestre. Ainda não temos as contas do número de falências e desemprego no mundo, mas sabemos que foram altas. As dívidas se acumularam para governos, empresas e famílias e o mais sensato seria cancelar tudo, referente a 2020, o que dificilmente acontecerá. Ao menos estas dívidas poderiam ter um tratamento diferencial com prazos longos e juros mínimos.
O ano que vem será de intensa negociação entre credores e devedores, lenta recuperação de investimento e emprego, aumento de pobreza e de sem tetos nas ruas, eclosão de revoltas desorganizadas em várias regiões do planeta. A ONU estima ajuda humanitária para 230 milhões de pessoas. A quadratura de Saturno/Urano assinala uma desvalorização de ações e ativos e se o problema rebater no sistema bancário teremos um quadro recessivo à vista. Sem uma reforma profunda do sistema financeiro os projetos de economia sustentável não irão adiante.
Terra brasilis
A conjunção Júpiter/Saturno faz quadratura a Marte natal, planeta regente do poder executivo. Júpiter atravessa Aquário rapidamente e ainda em maio cruza o Ascendente do país. Já Saturno fará trino à Lua/Júpiter natal, impulsionando manifestações populares, e ao mesmo tempo quadratura a Urano no céu e a sua própria posição natal, o que sinaliza repressão (veja o mapa do Brasil). Pelo mapa da posse do atual governo o terceiro ano será o mais difícil com sete planetas no terceiro quadrante.  Os temas mais importantes serão:
Economia O fim do auxílio emergencial atormenta o governo, pois sabe que o mínimo de proteção terminará, o desemprego ficará visível e os protestos vão aparecer. O orçamento ainda não foi aprovado e serviços públicos estarão precários. Os credores estão pressionando os juros dos títulos federais e alguns analistas pensam que a inflação pode dar problema.
Relações exteriores Os problemas econômicos podem ser agravados pela política ambiental praticada pelo governo, alvo de críticas de governos europeus e agora também do americano que assume em janeiro. Para arrematar os males críticas gratuitas aos chineses podem redundar numa diversificação de compras de grãos, carnes e minérios comprometendo nossa economia e a balança comercial. O Brasil está isolado, fala e vota sozinho no mundo. No mapa da posse a casa 7 hospeda Lua e Vênus debilitadas em Escorpião, imagem de uma diplomacia lunática.
Lição de Anatomia - pintura de Rembrandt - 1632
A Lição de Anatomia - pintura de Rembrandt (1632)
www.pt.wikipedia.org/wiki/A_Lição_de_Anatomia_do_Dr._Tulp
Pandemia e vacinação Passamos por um repique e boa parte da população se aglomera sem máscara como se a pandemia já tivesse terminado. A vacinação já está turbulenta: escolha das compras, obrigatoriedade, logística de estocagem, ausência de planejamento etc. Em janeiro já será possível iniciar a vacinação, mas veremos carteiradas e a emergência de um mercado negro com preços estratosféricos etc. Afinal Saturno e Plutão continuam na casa 12 do mapa do país.
Combate ao racismo A população é altamente miscigenada e, no entanto, o racismo é profundo e persistente; basta olhar a composição étnica de presos, pessoas assassinadas, desempregados, baixa escolaridade e desigualdade salarial. A morte no Carrefour gaúcho deflagrou dezenas de manifestações de repúdio pelo país. Agora há mais negros e negras escrevendo em jornais e revistas ou com canais no Youtube, o movimento ganha densidade e pode desembocar numa organização mais ampla, já era tempo. O patrimonialismo e os efeitos da prolongada escravidão, os males do Brasil são. As recentes declarações do presidente e do vice sobreo assunto são elas mesmas racistas, mas eles não se dão conta. Saturno em Aquário fortalece o crescimento do movimento negro.
Eleições municipais O PP, PSD e PR cresceram e são partidos de apoio ao governo no Congresso, agora fortalecidos podem começar a cobrar pelos serviços. O DEM também cresceu, mas faz bloco com PSDB e MDB para 2022, os dois perderam prefeituras, mas o MDB ainda mantém a dianteira na quantidade. O PT diminuiu e não conseguiu eleger prefeito em capitais, o PSOL cresceu um pouco e Boulos se tornou conhecido com uma votação expressiva. O problema de uma frente de esquerda para 2022 já está na pauta. Entre os eleitos totais, cresceu um pouco o número de jovens, mulheres, negros, gays, policiais e militares. O resultado das eleições municipais não tem impacto direto na presidencial, vejam os resultados de 2016 e 2018, mas a futura eleição dos diretores da Câmara e Senado terá impacto sim.
Mundo afora
Os EUA foram abordados na última crônica. Biden vai montando seu governo com pessoas que integraram os mandatos de Obama e um novo ministério será criado para assuntos climáticos. Trump continua a alegar fraude eleitoral sem sucesso.
União Europeia Com 4 planetas em Capricórnio no mapa, a Europa sofreu um bocado com a pandemia, mas no céu Júpiter e Saturno se afastam o que deve trazer alívio. Júpiter percorre Aquário rapidamente estimulando os três planetas ali posicionados, e Urano pressiona Saturno natal (veja o mapa da União Europeia).  A Europa será palco da intensa disputa EUA/China no terreno comercial e tecnológico, é um vasto e rico mercado. A pressão americana será forte e já começou com o 5G e o oleoduto no mar Báltico, a intenção de instalar mísseis próximos à fronteira russa é outro ponto de tensão.
Além disto, a União tem que resolver o caso das inclinações autoritárias da Polônia e Hungria que no momento impedem a aprovação de um pacote de ajuda econômica de 750 bilhões de euros que a Espanha e Itália necessitam com urgência. Há motivos suficientes para excluir os autoritários da União, com Júpiter passando pelo Sol a oportunidade para fazê-lo está dada. A União ficou para trás na corrida tecnológica e agora paga um preço alto por isto. O governo francês propôs uma lei proibindo filmagens de ações policiais, uma carta branca para violência, os parisienses fizeram uma grande manifestação e o governo recuou.
Sonda chines alcança o lado oculto da Lua
Sonda chinesa chega ao lado oculto da Lua.
https://www.tudocelular.com/tech/noticias/n136303/china-divulga-imagem-panoramica-lua-escuro.html
ChinaDepois de anos de negociações foi fechado um acordo para uma zona de mercado livre na Ásia incluindo Japão, Coreia do Sul e Austrália, o governo chinês se empenhou muito por isto e a zona representa um terço do PIB mundial. A conjunção Júpiter/Saturno representa um teste para o país, pois ocorre no Ascendente e Lua; como Júpiter se deslocará rapidamente fará trino aos planetas em Libra e oposição à conjunção Marte/Plutão em Leão (veja o mapa da China).
A mudança no governo americano trará uma retórica civilizada, mas o conflito persistirá, ele começou com o governo democrata Obama. O governo chinês agora replica no mesmo tom e repele as provocações militares no mar e no ar. A China tem a vantagem de oferecer investimento e crédito para os países dos quais se aproxima e o governo tem planejamento e sabe o que quer. Hong Kong e Taiwan ainda serão pontos de tensão bem como os mulçumanos uigures do oeste, ainda há uma população rural enorme esperando inclusão econômica, um grau de endividamento perigoso de empresas e governos provinciais, e uma poluição sufocante.
RússiaAtravessou a primeira onda da pandemia relativamente bem, mas agora os índices subiram muito, a vacina Sputinik começa a ser distribuída em breve. O país enfrenta o primeiro retorno de Saturno e Urano no Meio do Céu, que assinala o poder executivo (veja o mapa da Rússia). Suas inovações no campo de armas alarmaram os militares americanos e é esperada muita provocação na grande fronteira sul do país, o conflito Azerbaijão/Armênia foi o mais recente.
Com a revolução colorida na Ucrânia e a tomada da Crimeia, os russos sofreram profundas sanções econômicas por parte dos europeus e se isto persistir o país será cada vez mais empurrado para a órbita chinesa.
ÍndiaO governo do país tenta se equilibrar nas disputas geopolíticas e não assume um compromisso permanente com ninguém, não integrou o recente tratado asiático, se recusa a participar dos projetos da Rota da Seda marítima chinesa. Apesar do crescimento acelerado dos últimos anos, o país carrega um lastro de pobreza e corrupção impressionante, a população rural é mais da metade do total e sofre com créditos que não consegue pagar, o índice de suicídio no campo é alto. O sonho de autossuficiência do atual mandato de Modi não pode ir adiante quando o país tem que importar muito combustível fóssil.
Nos próximos anos Urano estará em quadratura e Saturno em oposição aos planetas em Leão e os fundamentos do país estarão em questão (veja o mapa da Índia).  Desde muito tempo os indianos têm uma tradição de excelência matemática e mantém um privilegiado lugar no ranking de desenhos de software e microeletrônica, Bangalore é uma referência mundial.
América LatinaA região foi objeto de uma exposição sintética na última crônica com prognósticos para Bolívia e Chile. Mesmo durante a pandemia vimos protestos de rua nestes países e no Peru, Colômbia e agora Guatemala. A pandemia agravou problemas econômicos básicos da região e veremos em 2021 mais protestos.
Os desenhos das aves de Nazca
Cientistas revelam o mistério das aves nas linhas de Nazca (elas não são o que se pensava)
Imagem em https://incrivel.club - © Yoshio Tomii Photo Studio / Aflo Images / East News
O Peru passou 10 anos praticamente sob a ditadura de Fujimori que praticou uma política neoliberal extrema. Desde então o país experimentou uma instabilidade política permanente: 5 ex-presidentes estão sob processos por corrupção e um deles, Alan Garcia, se suicidou. Agora o Congresso impediu o presidente em exercício e empossou um deputado, a população rebelou-se, saiu às ruas e o Congresso teve que indicar um novo presidente até as eleições do ano que vem.
O país tem um litoral árido, os Andes no meio e a floresta amazônica no nordeste. Seu maior produto de exportação é a cocaína que ocupa centenas de milhares de trabalhadores. Já exportou muito metal no passado o que já não acontece hoje. A topologia geográfica não facilita a construção de malhas viárias extensas que integrem as regiões. A informalidade é enorme e a pandemia produziu alguns quadros de horror. Tem uma culinária excelente e sítios arqueológicos de tirar o fôlego, o turismo produz uma receita apreciável.
A tríplice conjunção em Capricórnio caiu na casa dos fundamentos e oposta à Lua natal e em quadratura à conjunção Júpiter/Saturno da casa 7. Ano que vem o Sol e Mercúrio sofrem quadratura de Urano e oposição de Saturno (veja o mapa do Peru).
A Colômbia também viu protestos de rua por conta do péssimo manejo da pandemia e porque os paramilitares continuam a assassinar líderes populares mesmo depois do acordo de paz firmado pelas FARCS. Os Andes bifurcam no país criando três ecossistemas e dificuldades de integração. O país produz um pouco de petróleo, café de alta qualidade, mas a cocaína é essencial. O turismo podia ser maior, o litoral é bem atrativo. O Sol e Marte foram severamente atingidos pela tríplice conjunção em Capricórnio e por Marte em Áries (veja o mapa da Colômbia). A pressão astrológica está baixando, mas os protestos devem seguir.
Desde o início do século 20, os pequenos países da América Central (Honduras, Nicarágua, Guatemala, Costa Rica e Panamá) sofre intervenções americanas. A última delas em Honduras gerou um enorme fluxo migratório rumo aos EUA atravessando o México a pé. A miséria na região é estonteante (exceto Costa Rica). Agora foi a vez do povo da Guatemala protestar na rua pois o orçamento do próximo ano prevê cortes na educação e saúde.
Oriente MédioNo início deste ano o clima esquentou muito com o assassinato do General iraniano Suleiman, mas a pandemia obrigou todos a baixar a temperatura. Para desgosto dos israelenses o governo Biden quer retomar o acordo nuclear com o Irã, mas há bastante tensão com muita coisa em jogo: parte da rota da seda chinesa na região, o problema curdo, as ambições da Turquia, as alianças israelitas com as monarquias islâmicas do Golfo etc.  O cientista que dirige o programa nuclear iraniano foi assassinado recentemente e o governo indica participação israelense e promete retaliação. Urano faz e fará quadratura, Júpiter e Saturno fazem oposição aos planetas em Leão (veja o mapa de Israel). Enquanto os mesmos planetas ativam o Sol, Mercúrio e Marte (veja o mapa do Irã).
Boas festas
O ano foi duríssimo, mas algumas luzes se acenderam. Exemplar coragem mostraram as equipes de saúde e os trabalhadores em serviços essenciais que mantiveram as coisas funcionando.
Anjo Guardião
Anjo guardião.
https://cultura.culturamix.com/arte/esculturas-de-anjos
Grande solidariedade amenizou o sofrimento: empresas, ongs e pessoas doaram comida, remédios, máscaras, roupas e tempo de cuidado e entretenimento. Algumas comunidades não esperaram ação estatal e se organizaram sozinhas, Paraisópolis é logo lembrada, mas houve exemplos no país inteiro.
2021 ainda será difícil, espero que as luzes permaneçam.
Rui Sá Silva Barros é historiador, astrólogo.
Mestre em História social (USP) e autor de textos sobre simbologia
(Esoterismo, ciência e sociedade). Pesquisador em Kaballa (Tarô e Qabbalah).
Oferece consultas astrológicas com ênfase nas soluções para todos os temas.
Contatos e informações: rui.ssbarros@uol.com.br ou fone: 11 2367-9179.
Outros trabalhos seus no Clube do Tarô: Autores
Edição: CKR – 7/12/2020
Fórum: partilhe seus comentários ou deixe questões para o Rui responder
  Baralho Cigano
  Tarô Egípcio
  Quatro pilares
  Orientação
  O Momento
  I Ching
Publicidade Google
 
Todos os direitos reservados © 2005-2020 por Constantino K. Riemma  -  São Paulo, Brasil