Home page

25 de outubro de 2021

Responsável: Constantino K. Riemma


  Santos do Dia: jan | fev | mar | abr | mai | jun | jul | ago | set | out | nov | dez  
Os Santos do Dia : Novembro
1º de novembro: Dia de Todos os Santos
Todos os Santos - pintura de Fra Angelico (1423-24)
O Dia de Todos os Santos é considerado como uma festa em "honra a todos os
santos, conhecidos e desconhecidos". No fim do segundo século, os praticantes cristãos
começaram a honrar os que haviam sido martirizados por causa da sua fé e, certos de que
eles já estavam com Cristo no céu, oravam a eles pedindo suas intercessões.
As representações de Todos os Santos, para algumas pessoas, evocam os santinhos que
eram colecionados no correr do tempo e que, de certa forma, podem ser associados
aos arcanos do Tarô: imagens simbólicas que falam de um nível mais alto.
Ilustração: pintura têmpera sobre madeira de Fra Angelico (1423-24)
31/10/2019
11 de novembro: São Martinho
 
São Martinho - 11 de novembro
São Martinho nasceu na Hungria, antiga Panônia, por volta do ano 316. Ele despertou para a
fé ainda menino e depois, mesmo soldado da cavalaria do exército romano, jamais a abandonou.
A sua vida foi uma verdadeira cruzada em favor do cristianismo. Quatro mil igrejas são dedicadas
a ele na França e o seu nome foi dado a centenas de localidades em toda a Europa e nas Américas.
 Um dia, um mendigo que tiritava de frio pediu a Martinho uma esmola e, como não tinha, ele cortou
seu próprio manto com a espada, dando metade ao pedinte. Durante a noite, Jesus apareceu-lhe em
sonho usando o pedaço de manta que dera ao mendigo e agradeceu a Martinho por tê-lo aquecido.
Dessa noite em diante, ele decidiu que deixaria as fileiras militares para dedicar-se à religião.
Venerado como São Martinho de Tours, ele se tornou o primeiro santo não-mártir a
receber culto oficial da Igreja e, também, um dos santos mais populares da Europa medieval
Imagens: Pintura russa de São Martin e o Valete de Espadas no Tarô dos Santos de Robert Place
10/11/2019
17 de novembro: Santa Isabel
Santa Isabel da Hungria, noiva aos quatro anos, casada aos catorze, mãe aos quinze, ficou viúva aos vinte. Princesa da Hungria e duquesa da Turíngia, terminou sua vida terrena aos vinte e quatro anos, em 17 de novembro de 1231.
Santa Isabel da Hungria - 17 de novembro
A carta da Rainha de Ouros no Taro dos Santos de Robert Place
e a pintura de Santa Isabel da Hungria por Raymond Balze (1818-1909)
O rei André II da Hungria havia prometido sua Filha Isabel para esposa de Luís, dos duques da Turíngia, de apenas 11 anos. Nove anos após foram celebradas as núpcias e, embora tivesse sido um casamento decidido pelos pais, foi um matrimônio de amor e de feliz entrosamento entre a ascese cristã e a felicidade humana.
A jovem duquesa suscitou a animosidade da sogra e da cunhada por não querer ir à Igreja adornada com as preciosas joias da sua casta: “Como poderia — disse candidamente — usar uma coroa tão preciosa diante de um rei coroado de espinhos?”. Aos quinze anos Isabel teve o seu primeiro filho, aos 17 uma menina e, aos vinte, outra menina, três semanas após ter perdido o marido, morto durante a cruzada à qual havia aderido com entusiasmo juvenil. Nessa oportunidade Isabel se privou de tudo o que possuía para construir um hospital em Marburg, em honra de São Francisco, seu contemporâneo.
Ao ficar viúva, desencadearam-se contra ela os maus humores dos cunhados, que não suportavam sua generosidade para com os pobres. Ela foi separada dos filhos e expulsa do castelo de Wartemburg. Então, pôde viver o pleno ideal franciscano de pobreza, entrando na Ordem terceira, para se dedicar às atividades assistenciais.
*   *   *
"Santa Isabel – escreve Robert Place, autor do Tarô dos Santos– é a padroeira dos caridosos, padeiros, mendigos, desabrigados, dos hospitais e dos cordoeiros."
"Esta carta representa prosperidade, caridade e a habilidade, daqueles que têm poder, de cuidar dos menos afortunados. Embora Santa Isabel tenha terminado sua vida na pobreza, ela nunca perdeu a alegria nem o otimismo. O seu segredo foi sempre pensar nos outros em vez de pensar em si mesma".
14/11/2020
25 de novembro: Santa Catarina
Santa Catarina nasceu em Alexandria, Egito, em 287 e morreu martirizada em 305, aos 18 anos. Numa visão, Catarina foi transportada ao céu, encontrou-se com o menino Jesus e a Virgem Maria e, em êxtase, casou-se misticamente com Cristo, convertendo-se ao cristianismo. Foi então à presença do imperador romano Maximino Daia, que perseguia os cristãos, censurando-o por sua crueldade. Apontou a limitação do imperador, por ser pagão, e afirmou que o seu rei era Jesus Cristo.
Santa Catarina de Alexandria e a Roda da Fortuna
A Carta 10. Roda da Fortuna no Tarô dos Santos de Robert Place
e a pintura de Santa Catarina em uma igreja ortodoxa.
O imperador mandou prendê-la no cárcere até que viessem os maiores sábios da província de. Alexandria e a humilhassem por causa da sua argumentação aparentemente simples. Catarina foi tão plenamente sábia nas suas colocações e argumentos que, mesmo sob ameaça, os sábios não conseguiram convertê-la aos ídolos. Pelo contrário, vencidos pela eloquência de Catarina, converteram-se ao cristianismo. Frustrado, o imperador mandou torturar Catarina na masmorra e a condenou à morte lenta na roda (instrumento de tortura que causava grande sofrimento).
Conta-se que quando foram amarrar Catarina na roda, ela fez o sinal da cruz e a roda quebrou. Ao ser decretada sua execução, apareceu-lhe o arcanjo Miguel para confortá-la e Catarina rezou suplicando que, em nome do seu martírio, Deus ouvisse as orações de todos aqueles que a ele recorressem por sua intercessão. Por fim, Catarina de Alexandria morreu decapitada.
Três séculos mais tarde, o seu corpo, incorrupto, foi encontrado por monges e levado para o Mosteiro da Transfiguração, onde algumas das suas relíquias e o seu nome ficaram até hoje. Foi ouvindo a voz de Santa Catarina que Joana d'Arc encontrou a espada que usaria em sua missão e que mudaria a história da França.
*   *   *
"Nesta carta" – ressalta Robert Place, autor Tarô dos Santos – "Santa Catarina é vista em seu papel arquetípico junto à Roda da Fortuna, segurando a sua palma de martírio. Na Roda, simbólos do apogeu e declínio marcam o solstício e o equinócio".
"A mensagem de Santa Ctarina é de mudança e paciência, indicando que há um tempo para cada propósito. Se os tempos são bons, devemos nos preservar para os difíceis. Se são difíceis, ficarão melhores no futuro".
Santa Catarina é a padroeira dos estudantes, filósofos, professores e também invocada pelos que trabalham com rodas e contra acidentes de trabalho. No Brasil, é a padroeira do Estado e da Ilha de Santa Catarina.
23/11/2020
30 de novembro: Santo André
 
O Novo Testamento menciona Santo André Apóstolo como irmão de São Pedro. Nasceu em Betsaida,às margens do Mar da Galileia. Tanto ele quanto seu irmão Pedro eram pescadores e, segundo a tradição, Jesus os teria chamado para serem seus discípulos dizendo que faria deles "pescadores de homens".
Santo André e o Rei de Copas
Ícone búlgaro de Santo André e o Rei de Copas no Tarô dos Santos de Robert Place
O Evangelho segundo João conta que André era discípulo de João Batista, cujo testemunho levou o próprio André e João, o Evangelista, a seguirem Jesus. André imediatamente reconheceu Jesus como o Messias, e apressou-se a apresentá-lo a seu irmão e, a partir daí, os dois se tornaram discípulos fiéis de Jesus. Numa ocasião posterior, antes do derradeiro chamado ao apostolado, passaram a ser companheiros mais íntimos e abandonaram todos os seus pertences para seguir Jesus. André é mencionado em diversas ocasiões, como um dos discípulos mais próximos de Jesus.
Conta a tradição que Santo André foi martirizado numa cruz conhecida como Crux decussata (cruz em forma de X), comumente conhecida como "cruz de Santo André", o que teria sido feito a pedido dele próprio, que se julgava indigno de ser crucificado no mesmo tipo de cruz que havia sido usada para crucificar Cristo.
Santo André sofreu a sentença de morte por ter curado e convertido a mulher de um proeminente pagão, que não aceitou o voto de castidade feito por ela. André foi encarcerado, espancado com sete acoites e amarrado à cruz, na qual rezou por dois dias antes de morrer.
*   *   *
"Santo André" – lembra Robert Place, autor Tarô dos Santos – "é o padroeiro da Rússia, Escócia, Grécia, dos pescadores, cantores, virgens e mulheres solteiras".
"Essa carta representa a fé intuitiva, a perseverança e habilidade de encontrar a satisfação em nós mesmo".
29/11/2020
  Santos do Dia: jan | fev | mar | abr | mai | jun | jul | ago | set | out | nov | dez  
  Baralho Cigano
  Tarô Egípcio
  Quatro pilares
  Orientação
  O Momento
  I Ching
Publicidade Google
 
Todos os direitos reservados © 2005-2020 por Constantino K. Riemma  -  São Paulo, Brasil