Home page

25 de outubro de 2021

Responsável: Constantino K. Riemma


  Santos do Dia: jan | fev | mar | abr | mai | jun | jul | ago | set | out | nov | dez  
Os Santos do Dia : Outubro
2 de outubro: Anjo da Guarda, esse amigo silencioso
Vera Vilanova
"Todo ser humano possui um Anjo da Guarda individual. Esse Anjo é seu companheiro inseparável e o "serviço prestado" por ele é espontâneo. Entretanto, muitas vezes o guardião espera, inutilmente, a oportunidade de auxiliar o seu protegido. Mesmo que o Anjo tenha de aguardar uma ocasião apropriada para intervir, jamais sente desânimo ou tem má vontade. Pacientemente acompanha o seu protegido a outras esferas, onde Ele permanece entre as encarnações."
Anjo da Guarda no Pixabay
Uma das representações mais conhecidas do Anjo da Guarda
www.cdn.pixabay.com/photo/2017/10/25/21/06/guardian-angel-2889311_1280.png
"Após a chamada "morte", é permitido ao anjo frequentar, de vez em quando, um Templo de Luz, previamente escolhido, a fim de recuperar-se. Durante esse período, outro representante angélico assume a guarda da alma; contudo, nas encarnações seguintes cabe ao mesmo anjo zelar novamente pela emanação de vida a quem se propôs servir. Assim, séculos após séculos, encarnações após encarnações, sempre o mesmo anjo acompanha a criatura."
"Os Anjos da Guarda necessitam pôr em prática as virtudes divinas, a fim de auxiliarem os seus protegidos a adquiri-las. Para esse fim, são instruídos a desenvolver a paciência, a compreensão e a paz; e também atrair e sustentar o sentimento do Amor. O Anjo da Guarda também tem de aprender a relacionar-se com o mundo do seu protegido, e procurar despertar a sabedoria no ambiente em que este vive."
"Os Anjos da Guarda precisam conformar-se de que devem manter a perene condição de servir, sempre e sempre, às mesmas pessoas; eles sabem que não podem servir outras pessoas, que talvez lhe sejam mais agradáveis, ou por julgarem que a tarefa seja mais fácil. A responsabilidade do Anjo é dar assistência à criatura escolhida e transmitir-lhe bons estímulos. De acordo com a Lei Cósmica, Ele é obrigado a acompanhar a alma dia e noite. Em todas as ocasiões, o Anjo da Guarda envia raios de luz à consciência do seu protegido, na esperança de que este dirija o olhar para o alto, em busca da verdade, do amor, da paz, do progresso e de mais luz!"
Texto extraído de Anjos, esses Amigos Silenciosos, Edit. Ponte para a Liberdade.
Para fortalecer os laços com o seu Anjo da Guarda, uma prece tradicional é indicada para ser feita todos os dias:
 
"Santo Anjo do Senhor,
meu zeloso guardador,
pois que a ti me confiou a Piedade divina,
hoje e sempre
me governa, rege, guarda e ilumina.
Amém."
01/10/2020
O Santo Anjo da Guarda e os arcanos do Tarô
Santo Anjo da Guarda - 2 de outubro
Imagens: arcanos 6. Namorados e 20. Julgamento e o
Anjo da Guarda pintado por Bernhard Plockhorst (1825-1907)
Dentre as representações de anjos nos arcanos maiores do tarô, duas delas se aproximam das antigas imagens e pinturas do Anjo da Guarda: 6. Namorados e 20. Julgamento.
Os Enamorados evocam os sentimentos afetivos e amorosos. Incluem a disposição de cuidado e atenção ao próximo, gestos inspirados pelo livre-arbítrio, sem qualquer imposição.
O Julgamento ressalta a consciência da dualidade em nossas vidas, do sim e do não, da luz e da sombra. É o grande estimulo para abrir os nossos corações às forças do Alto.
Anjos da Guarda são aqueles que, segundo a tradição cristã, Deus envia em nosso nascimento para nos proteger durante toda a vida. "Vou enviar um anjo adiante de ti para te proteger no caminho e te conduzir ao lugar que te preparei". (Êxodo, 23,20).
A celebração dedicada aos anjos da guarda surgiu no século V e foi fixada, inicialmente, em 29 de setembro, juntamente com a festa do Arcanjo Miguel. A celebração da festa própria aos "Santos Anjos da Guarda", no dia 2 de outubro, surgiu em 1670, com papa Clemente X.
CKR - 01/10/2021
4 de outubro: São Francisco de Assis e O Louco
"De todos os santos – diz Robert Place, o autor do Tarô dos Santos – São Francisco de Assis é um dos mais amados. O seu exemplo de devoção altruísta ao próximo tem sido inspiração para todas as gerações. Ele e São Tomás são reconhecidos no panteão hindu como curadores e mestres iluminados. Na cultura moderna, São Francisco é celebrado pelo seu respeito aos animais e toda natureza".
São Francisco no Tarô dos Santos de Robert Place e no ícone de Aidan Hart
São Francisco no Tarô dos Santos de Robert Place e no ícone de Aidan Hart
www.aidanharticons.com/st-francis-of-assisi
"A carta O Louco pode ser vista como a menos elevada de todas as cartas dos trunfos. Embora ela seja, de certa maneira, a mais valiosa. No jogo de cartas, O Louco era chamado de coringa. Podia ser colocado no lugar de outra carta, para manter o jogador na mesa, embora seu uso não garantia que se ganhasse a jogada."
"Essa posição despretensiosa de estar fora dos trunfos e da competição dos jogos seria a mesma que São Francisco escolheu para si. Ainda não pareceria apropriado chamá-lo de louco se não fosse o fato de ele próprio ter, frequentemente, referido a si próprio como um "idiota".
"O Louco tem aparentemente muitos significados contraditórios. É a carta de menor e de maior valor; o primeiro e o último. Pode representar a pobreza e a doença da mesma forma que a alegria e a liberdade; um noviço, um principiante confiante e um mestre iluminado. São Francisco, que se casou com a pobreza e a súplica nas ruas, sempre contente e confiante em Deus, foi uma das mais iluminadas figuras religiosas na história ocidental, e o santo ideal para representar O Louco de Deus."
Excertos de Tarô dos Santos de Robert Place.
CKR - 03/10/2020
12 de outubro: Nossa Senhora Aparecida
Nossa Senhora da Conceição Aparecida é a padroeira do Brasil. Ela é representada pela pequena imagem de terracota, que se encontra na Basílica de Nossa Senhora Aparecida, na cidade de Aparecida, em São Paulo.
Sua festa litúrgica é celebrada em 12 de outubro, um feriado nacional no Brasil desde 1980, quando o Papa João Paulo II consagrou a Basílica, que é o quarto santuário mariano mais visitado do mundo, capaz de abrigar até 45.000 fiéis.
Nossa Senhora da Aparecida e a Papisa
A Papisa no Tarô de Marselha e na arte de Rocket Juliet
evocam e a imagem restaurada de Nossa Senhora Aparecida
Conta-se que a aparição da imagem ocorreu na segunda quinzena de outubro de 1717, quando Pedro de Almeida, conde de Assumar e governante da capitania de São Paulo e Minas de Ouro, estava de passagem pela cidade de Guaratinguetá, no vale do Paraíba, durante uma viagem até Vila Rica.
O povo de Guaratinguetá decidiu fazer uma festa em homenagem à presença de Dom Pedro de Almeida e, apesar de não ser temporada de pesca, os pescadores lançaram seus barcos no Rio Paraíba do Sul com a intenção de oferecerem peixes ao conde. Os pescadores Domingos Garcia, João Alves e Filipe Pedroso rezaram para a Virgem Maria e pediram a ajuda de Deus. Após várias tentativas infrutíferas, desceram o curso do rio até o Porto Itaguaçu. Eles já estavam a desistir da pescaria quando João Alves jogou sua rede novamente: em vez de peixes, apanhou o corpo de uma imagem da Virgem Maria, sem a cabeça. Ao lançar a rede novamente, apanhou a cabeça da imagem, que foi envolvida em um lenço.
Após terem recuperado as duas partes da imagem, a figura da Virgem Aparecida teria ficado tão pesada que eles não conseguiam mais movê-la. A partir daquele momento, os três pescadores apanharam tantos peixes que se viram forçados a retornar ao porto, uma vez que o volume da pesca ameaçava afundar as embarcações. Esta foi a primeira intercessão atribuída à santa.
15 de outubro: Santa Teresa de Ávila e a Estrela
Teresa de Ávila, também conhecida como Santa Teresa de Jesus (28.03.1515 - 4.10.1582), foi uma freira carmelita, mística e santa católica. Quarenta anos depois de sua morte, foi canonizada por Gregório XV. Em 1970, Paulo VI proclamou-a uma Doutora da Igreja.
Santa Teresa D'Ávila
Pintura de Santa Teresa D'Ávila por autor desconhecido
e a carta XVII - Estrela no Tarô dos Santos de Robert Place
Seus livros, inclusive a autobiografia A Vida de Teresa de Jesus e sua obra prima, O Castelo Interior, são parte integral da literatura renascentista espanhola e do misticismo cristão. Suas práticas meditativas estão detalhadas em outra obra importante, o "Caminho da Perfeição".
Foi também uma das reformadoras da Ordem Carmelita e é considerada co-fundadora da Ordem dos Carmelitas Descalços, juntamente com São João da Cruz.
Escreve Robert Place, autor do Tarô dos Santos: "A santidade de Teresa D'Ávila foi sutil e reconhecida como verdadeira durante sua vida, mas depois de sua morte ela distribuiu as estrelas".
"Santa Teresa está com as mãos cruzadas sobre o peito, em aceitação da graça divina. Sobre ela as nuvens se abrem e os planetas nos mostram o caminho para o Paraíso. Esta é uma oportunidade para atingir um estágio mais elevado. No nível mundano, representa uma ruptura, uma oportunidade que se torna possível repentinamente, a calma depois da tempestade, ou o perdão após uma discussão".
14/10/2020
18 de outubro: São Lucas Evangelista
São Lucas – o padroeiro dos médicos, cirurgiões e artistas – é uma das figuras mais veneradas pelo cristianismo, em diversas doutrinas: católica, ortodoxa, anglicana, protestante e luterana.
Médico de profissão, foi convertido pelo apóstolo São Paulo, do qual se tornou inseparável e fiel companheiro de missão. Dócil ao Espírito Santo e dotado do carisma da inspiração e da vida comunitária, ele nos legou o Evangelho segundo Lucas e a primeira história da Igreja: Atos dos Apóstolos.
São Lucas - outubro.18 e o Rei de Espadas
Icone de São Lucas Evangelista e o Rei de Espadas em www.etsy.com
O naipe de Espadas corresponde ao elemento Ar, que simboliza
a comunicação e a transmissão do conhecimento.
Oferece, desse modo, ressonância ao papel de Lucas, o Evangelista.
Em seu Tarô dos Santos, Robert Place não atribui arcanos maiores ou figuras da corte aos quatro evangelistas, mas estabele frequentes correlações com outros santos.
17/10/2021
25 de outubro: Frei Galvão
Frei Galvão, nascido em Guaratinguetá-SP, em 1739, era muito dedicado à oração, sendo atribuídos a ele fenômenos místicos, como telepatia, premonição e levitação. Segundo relatos, ele se fazia presente em dois lugares diferentes, ao mesmo tempo, para cuidar de enfermos ou moribundos que pediam por sua ajuda.
Frei Galvão
Frei Galvão, o primeiro santo brasileiro, ligado aos cuidados
de enfermos e criador de pílulas que aliviaram dores.
Numa dessas ocasiões, escreveu num pedaço de papel uma frase em latim ("Após o parto, permaneceste virgem: Ó Mãe de Deus, intercedei por nós"). Enrolou o papel no formato de uma pílula e a deu a uma jovem com cólicas renais que estavam colocando sua vida em risco. Ao tomar a pílula a dor cessou de imediato e ela expeliu uma grande quantidade de cálculos renais. A história das pílulas se espalhou e Frei Galvão ensinou às irmãs do Recolhimento como fabricá-las, o que elas fazem até os dias de hoje.
Frei Galvão foi canonizado pelo Papa Bento XVI em 11 de maio de 2007, tornando-se o primeiro santo nascido no Brasil
Entre os arcanos do tarô, a Temperança poderia ser associada aos cuidados práticos e às inspirações milagrosas atribuídas ao Santo, movido pelo amor ao próximo.
Frei Galvão, a temperança e alquimia
A carta da Temperança e seu símbolo alquímico
A figura angélica que manipula os fluidos realiza um trabalho alquímico de transmutação, o mesmo que, no caso de Frei Galvão, foi iniciado com a cura de aflições no corpo do feminino.
A virtude da temperança é simbolizada também por uma âncora, como fator de ligação firme e estável com o Mais Alto.
24/10/2021
28 de outubro: São Judas Tadeu
São Judas Tadeu ou São Judas Apóstolo é um dos doze apóstolos de Jesus. É considerado como o santo protetor para enfrentar as situações desesperadoras e as causas perdidas. Não deve ser confundido com Judas Iscariotes, outro apóstolo, com história bem diferente.
São Judas Tadeu
Imagens: São Judas Tadeu em vitral de autor desconhecido
e a carta Rei de Ouros no Tarô dos Santos de Robert Place.
O atributo de São Judas é a maça ou o machado. Nos ícones antigos aparece com uma chama à volta da cabeça, que representa a sua presença durante o Pentecostes, quando recebeu o Espírito Santo junto aos doze apóstolos. É comum pinturas de Judas Tadeu com uma imagem de Jesus Cristo. Ele pode ser visto, ainda, segurando um rolo ou um livro (a Epístola de Judas).
*   *   *
"Como padroeiro das causas impossíveis, a popularidade de São Judas Tadeu aumentou muito" – lembra Robert Place, autor do Tarô dos Santos. "Atualmente, ele se tornou um dos santos mais populares. Também é padroeiro dos hospitais e é chamado para encontrar objetos perdidos."
"Esta carta representa a confiança, o conforto total com o mundo físico. Pode também indicar uma pessoa que prestará ajuda num tempo de necessidade, especialmente se a situação parecer não ter esperança".
26/10/2020
  Santos do Dia: jan | fev | mar | abr | mai | jun | jul | ago | set | out | nov | dez  
  Baralho Cigano
  Tarô Egípcio
  Quatro pilares
  Orientação
  O Momento
  I Ching
Publicidade Google
 
Todos os direitos reservados © 2005-2020 por Constantino K. Riemma  -  São Paulo, Brasil