Home page

25 de outubro de 2021

Responsável: Constantino K. Riemma


  Santos do Dia: jan | fev | mar | abr | mai | jun | jul | ago | set | out | nov | dez  
Os Santos do Dia : Setembro
26-27 de setembro: São Cosme e Damião
Vera Vilanova
Para muitas crianças da Bahia o dia 27 de setembro é uma data muito especial: dia de sair pelas ruas, ganhar muitos doces e brinquedos, comer bolo e tomar guaraná. Dia de festejar Cosme, Damião e Doum. É também dia de comer caruru, um grande evento que está presente no calendário de festas populares da Bahia. Além das missas e procissões no bairro da Liberdade, onde fica a igreja dedicada aos Santos, muitas pessoas enfeitam suas casas com bandeirolas, balões coloridos e flores, fazem defumações e preparam as comidas de origem africana com muito carinho e devoção.
São Cosme e São Damião - imagem em procissão na Bahia
Imagens de São Cosme e de São Damião em procissão brasileira
Foto de Marcos Brito / Getty Images
Na tradição cristã, na religião Católica, Cosme e Damião são considerados os padroeiros dos farmacêuticos, dos médicos e faculdades de medicina e recebem homenagens  no dia 26 de setembro. No entanto, a festa é marcada, no Brasil, pelo sincretismo religioso. Desde que esses Santos Católicos foram assimilados pelas religiões de matriz africana, além de se tornarem admirados e ampliarem suas atribuições, ganharam novas histórias e até um irmão, comprovando que o sincretismo, enquanto processo de aculturação, é uma rua de mão dupla.
A mistura de religiões é uma herança da época da escravatura, a qual os escravos, para cultuar suas divindades e enganar os senhores de engenho, começaram a associar os santos do catolicismo aos orixás. Assim, os orixás Ibejis, filhos de Xangô e Iansã e denominados protetores das crianças, foram associados aos santos Cosme e Damião. Desde que deixaram de ser apenas padroeiros dos farmacêuticos, médicos e das faculdades de medicina, São Cosme e São Damião incorporaram os valores e tradições dos terreiros de candomblé e umbanda. Passaram a proteger os gêmeos e as crianças e incorporaram diversas características de Ibeji, inclusive seu irmão, Idowu (Doú ou Doum), como os povos de origem iorubá chamam o filho que nasce depois de uma gravidez gemelar.
Cosme e Damião nasceram na cidade de Egéia, na Arábia, por volta do ano 260. Eram gêmeos, filhos de família nobre. Sua mãe, Teodata, ensinou-lhes a fé cristã. E ensinou-lhes de tal forma, que Jesus Cristo passou a ser o centro de suas vidas. Cosme e Damião foram estudar na Síria, na época, um grande centro de estudos e formação. Lá, os gêmeos se especializaram nas ciências e na medicina. Tornaram-se médicos famosos pela competência, obtendo grandes sucessos nos tratamentos, como também na caridade para com os doentes.
"A tradição de escolher sete meninos de rua para comer o caruru deixa as crianças sempre animadas, porque além das comidas típicas, recebem muitos doces, balas, bombons e brinquedos. Na Bahia, o ritual começa com a arrumação da casa. Estende-se uma esteira ou uma toalha alva e as crianças se sentam e comem juntas, com as mãos, até se lambuzarem. Tudo isso em meio a muita diversão e alegria, cantos e rezas em homenagem aos santos e orixás.
"Os adultos também são servidos e, de acordo com a tradição, aquele que encontrar no prato um quiabo inteiro terá que fazer um caruru para Cosme e Damião no ano seguinte ou contribuir financeiramente para a festa. Uma devoção que se espalhou Brasil afora (...)
"O caruru é um momento de regozijo, um tempo de festejar a infância, de celebrar a criança que existe em cada um de nós. Ibeji, Idowu, Alabá, Talabi se juntam a Cosme, Damião, Crispim e Crispiniano e comem da mesma comida, do mesmo prato, num exemplo de comunhão que consegue promover o diálogo e se sobrepõe às diferenças (...)" 
Crédito: Pai Rodney, Carta Capital - 27/09/2019
As promessas feitas aos orixás no altar dos santos católicos são pagas com essa celebração, que na Bahia chega a ser mantida como uma tradição até por aqueles que se converteram à outras crenças religiosas. E é por isso, por ser uma festa de união, alegria e inocência que os festejos de Cosme Damião em 2020, depois de um período tão difícil de confinamento, terão um cheiro e um sabor especial e irão deixar na boca não só o gosto do caruru, do vatapá, do acarajé, do xinxim de galinha e das cocadas, deixarão muito mais do que isso, deixarão no ar um cheiro de esperança e no coração um sabor de fraternidade.
25/09/2020
São Cosme e Damião no Tarô: O Sol
Uma correlação simbólica dos Santos Cosme e Damião com algum arcano do Tarô, parece caber com os gêmeos despojados, tal como retratados no arcano 19. O Sol.
São Cosme e São Damião
Ícone ortodoxo dos santos Cosme e Damião
e a carta XIX. Sol desenhada por Aki Horiuchi
Os Santos Cosme e Damião, irmãos gêmeos, morreram por volta de 300 d.C.
Foram médicos e sua santidade é atribuída ao fato de haverem exercido a medicina sem cobrar, devotados à fé. Na Igreja Católica sua festa é celebrada no dia 26 de setembro.
Nas religiões afro-brasileiras, onde são sincretizados como entidades infantis, sua comemoração é realizada em 27 de setembro.
27/09/2019
29 de setembro: Arcanjos Miguel, Gabriel e Rafael

São Gabriel, São Miguel e São Rafael são três Arcanjos presentes nas doutrinas religiosas abraâmicas judaicas, cristãs e islâmicas. No Cristianismo festa é celebrada em uma única data, no dia 29 de setembro. Na igreja Ortodoxa existem duas datas, 8 e 21 de novembro.

Miguel, Rafael e Gabriel pertencem à terceira hierarquia angélica, a dos Principados, Arcanjos e Anjos. São os responsáveis por executar as ordens de Deus. Eles fazem parte do grupo dos "sete espíritos" citados no livro do Apocalipse. Atendem diretamente ao trono de Deus, sendo seus mensageiros.
Abaixo seguem os textos relativos a cada um, iniciados com a relações propostas por Robert Place em O Tarô dos Santos.
29 de setembro: São Miguel Arcanjo e a Justiça
São Miguel Arcanjo é também nomeado simplesmente como São Miguel. Os santuários cristãos em sua honra começaram a aparecer no século IV, tido como um anjo de cura e, com o tempo, como protetor e líder do exército de Deus contra as forças do mal. No século VI, a devoção a São Miguel já havia se espalhado tanto no oriente quanto no ocidente.
Nas religiões afro-brasileiras é sincretizado com o orixá Exu ou Oxóssi.
São Miguel Arcanjo e a Justiça -  29 de setembro
Ícone ortodoxo de São Miguel Arcanjo em www.monasteryicons.com
e a carta VIII - Justiça no Tarô dos Santos de Robert Place
Robert Place, o autor dos Tarô dos Santos, relaciona São Miguel ao arcano 8. A Justiça. Escreve ele: "São Miguel se coloca sobre o dragão – Satanás – e o domina, mas não o destrói. Em sua mão esquerda está uma balança, seu instrumento para encontrar a verdade. Na mão direita, a sua arma, a espada.  A balança deve ser usada imparcialmente e sem preconceito; o uso da espada é uma responsabilidade que deve ser temperada com a compaixão. São Miguel representa a verdade, justiça, proteção e procedimentos com a lei"
*   *   *
A tradição de São Miguel
Simone Gomes Omega
Seu nome – Miguel – jé derivado do hebraico e significa "Quem como Deus" ou "Semelhança de Deus". É o arcanjo da justiça e do arrependimento. É também conhecido como o "Arcanjo General".
No Judaísmo, aparece três vezes no livro de Daniel como "um dos primeiros príncipes", o "protetor dos judeus, do Povo de Deus" e é invocado no "tempo de angústia".
No Catolicismo, no Novo Testamento, no Apocalipse de João é chamado o "protetor dos justos" por combater e vencer a primitiva serpente. Na carta de Judas, deixa a Deus a tarefa de condenar o diabo, após enfrentá-lo.
De acordo com a tradição Católica, São Miguel acumula quatro funções: comandante do exército de Deus e guerreiro espiritual; anjo da morte responsável por levar as almas dos falecidos para o céu; medidor das almas em uma balança e patrono do povo de Deus no Antigo Testamento e guardião da Igreja. Foi o Arcanjo Miguel quem libertou o apóstolo Pedro da prisão e o conduziu entre os guardas.
Os Ortodoxos também o chamam de "Comandante Supremo das Hostes Celestiais".
São Miguel Arcanjo - imagens
São Miguel também é conhecido como o pesador de almas. Acredita-se que quando uma pessoa morre, é ele quem faz o acerto de contas, vendo toda sua vida e decidindo se esta realizou mais pecados ou mais virtudes. Suas capacidades como juiz de almas também o tornaram o patrono de todos os ofícios que envolvem o uso de uma balança, como o de comerciantes, de farmacêuticos e de padeiros.
No Islamismo, é considerado o chefe da ordem das virtudes e dos arcanjos, o príncipe da presença, o anjo do arrependimento, da justiça e da misericórdia e conquistador de Satanás.
São Miguel Arcanjo é representado vestindo armadura de guerreiro e atacando o dragão infernal com uma espada ou uma lança, pondo seu calcanhar sobre a cabeça do inimigo.
São Miguel Arcanjo é considerado o padroeiro dos fuzileiros navais, marinheiros, motoristas de ambulância, paramédicos, policiais, espadachins, mestres de armas, guerreiros, paraquedistas, radiologistas, doentes, aflitos, patrono dos oficiais de polícia e militares, da Igreja Católica Apostólica Romana, que o considera seu fundador e padroeiro. É o padroeiro de Bruxelas. Arkhangelsk, cidade na Rússia, foi batizada em sua honra. Ucrânia – e sua capital, Kiev – considera o Arcanjo como seu padroeiro.
No Tarô, a Justiça, também chamada de "O Princípio do Equilíbrio", como o próprio nome diz, significa justiça e realinhamento. A balança significa que nossas ações serão pesadas e julgadas de forma racional, de acordo com a harmonia, a justiça e o equilíbrio de todas as coisas, ainda que o resultado não nos agrade muito. A espada, mais do que ser usada como arma ou punição, serve para cortar as imperfeições humanas, as desigualdades e a injustiça.
O arcano Justiça e São Miguel
O arcano da Justiça no Petchjira Tarot
São Miguel Arcanjo, também considerado o arcanjo da cura, é invocado para que a saúde restabeleça o equilíbrio, ainda que em ritmo lento.
"Semelhante de Deus", São Miguel Arcanjo, o arcanjo da justiça e do arrependimento, lembra que a hora da colheita chegará, porém de acordo com o que foi plantado. Sua espada simboliza proteção aos que o invocam em momentos de aflição, mas que também é usada com firmeza pelo "Arcanjo General" no combate aos inimigos. Por isso também é considerado o padroeiro dos policiais, dos militares e dos mestres de armas.
A balança que São Miguel Arcanjo carrega também lhe confere a função de pesador das almas, pois é o arcanjo responsável por pesar os pecados e as virtudes de uma pessoa quando esta morre, e finalmente, por levar sua alma para o céu. Sempre que haja necessidade de proteção e de um julgamento justo, de uma tomada sábia de decisão, pode-se recorrer ao arcanjo São Miguel.
25/09/2021
29 de setembro: São Gabriel Arcanjo e o Julgamento
São Gabriel Arcanjo = 29 de setembro
Ícone de São Gabriel Arcanjo e o Julgamento no Tarô dos Santos
Robert Place, o autor dos Tarô dos Santos, relaciona São Gabriel ao arcano 20. O Julgamento. Descreve: "São Gabriel voa sobre um cemitério, tocando a sua trombeta. Das sepulturas, vemos Três corpos em três diferentes estágios de reanimação. É uma carta para o estudo mais levado da existência. No nível mundano, esta carta significa a evocação do passado, decisões baseadas na experiência, ou simplesmente recordações. Pode também se referir a uma revitalização de partes de nós mesmos que têm sido bloqueadas ou negadas".
*   *   *
A tradição de São Gabriel
Simone Gomes Omega
Nomeado como São Gabriel Arcanjo ou apenas São Gabriel, é o anunciador das revelações divinas. Seu nome significa "Homem de Deus", "Deus é minha Proteção" ou "Emissário de Deus". É também conhecido como "Arcanjo da Redenção".
No Judaísmo, é o Príncipe do Fogo, aquele que destrói Sodoma e Gomorra, as cidades decadentes.
No Catolicismo, São Gabriel Arcanjo apareceu no Antigo Testamento na visão do profeta Daniel, no exílio do povo de Israel. No Novo Testamento, no Evangelho de Lucas, São Gabriel anunciou o nascimento de João Batista e que a Virgem Maria foi escolhida para ser a mãe do Salvador. A oração Ave-Maria foi baseada na Anunciação e na Visitação do arcanjo à Virgem Maria (Lc 1,28).
São Miguel Arcanjo - imagem e ícone
Imagem e ícone de São Gabriel Arcanjo
 
Teólogos afirmam que São Gabriel apareceu aos pastores em Belém para avisá-los do nascimento de Jesus; avisou os Reis Magos que não voltassem a Jerusalém; disse a José para fugir para o Egito, da perseguição do rei Herodes, e depois retornar a Jerusalém, após a morte do monarca; consolou Jesus em sua agonia no Horto das Oliveiras; anunciou às santas mulheres a Ressurreição de Cristo.
 
No Islamismo, o Alcorão Sagrado foi revelado em Meca ao Profeta Muhammad (Maomé) por Allah (Deus) por meio do Anjo Gabriel que enviou mensagens aos profetas, revelando-lhes suas obrigações.
São Gabriel Arcanjo é o padroeiro da diplomacia, dos operadores de telefonia, carteiros e mensageiros, internautas e radialistas, como por exemplo, da Rádio Vaticano. Sendo o mensageiro das boas notícias, concede compreensão e sabedoria a quem pede sua ajuda, para tomar boas direções e bons rumos.
São Gabriel e o Julgamento no Rider Waite Tarot
O Julgamento no Rider Waite Tarot
No Tarô, a carta do Julgamento, também chamado de "O Princípio do Bom Julgamento" significa os julgamentos essenciais, o exame e o despertar da consciência para novas oportunidades e progresso. É o momento para superar medos e romper as amarras que nos impedem de crescer e evoluir.
É a hora de colher os resultados de uma decisão tomada no passado e por isso mesmo poder avaliar o que foi realizado até então e projetar um futuro com mais esperança e uma identidade renovada.
São Gabriel Arcanjo, o "Emissário de Deus" é também o "Arcanjo da Redenção", pois ao mesmo tempo em que anuncia grandes mudanças, nos protege, é um auxiliar nos momentos de reflexão, de ponderação de nossas ações e libertação daquilo que já não precisa mais fazer parte da nossa bagagem.
Sua trombeta nos lembra que todo dia é dia de reavaliar nossas ações e renascer de maneira crítica e a consciente; que nossos esforços do passado serão recompensados e que após a noite escura vem a aurora, para nos despertar e mostrar o melhor caminho, que nos levará à evolução e à libertação dos  medos e receios do futuro e do desconhecido.
25/09/2021
29 de setembro: São Rafael Arcanjo
Simone Gomes Omega
Nomeado como São Rafael Arcanjo ou apenas São Rafael. Seu nome, derivado do hebraico, significa "Cura de Deus" ou "Curador divino". É o arcanjo da Providência que zela pela humanidade, o líder de todos os anjos da guarda, considerado o principal guardião da saúde, do bem-estar e da transformação. É também conhecido como "Arcanjo da Cura".
São Gabriel - ícone e mosaicos
Ícone de São Rafael Arcanjo e mosaicos na Igreja Anglicana St John's Church, Boreham, Inglaterra.
No Judaísmo, é um dos três anjos que visitaram Abraão antes da destruição de Sodoma e Gomorra.
No Catolicismo e na Ortodoxia, no Antigo Testamento, no livro de Tobias, teria sido o único a assumir a forma humana e viver entre os homens durante alguns meses. Sob o nome de Azarias, acompanhou e protegeu Tobias na viagem que fez à Média, no Egito, apresentando-se como anjo de Deus. O cajado, ou bastão, carregado pelo anjo era utilizado para auxiliá-lo em sua caminhada. No Novo Testamento não há menção de São Rafael, mas a tradição o identifica como o anjo que agitava as águas da piscina de Betesda, no Evangelho de João.
No Islamismo, é o anjo responsável por sinalizar a vinda do Juízo Final soprando a corneta e enviando o "Sopro da Verdade". A corneta será soprada duas vezes: da primeira virá o início do Juízo Final; da segunda, todas as almas serão chamadas ao julgamento e interrogadas.
Nas imagens que representam São Rafael, o peixe que aparece em suas mãos, é uma referência a um enorme peixe que teria tentado devorar o jovem Tobias. O arcanjo lhe ordenou que dominasse o peixe para tirar-lhe o fel e que este teria sido usado para curar Tobit, o pai de Tobias, de uma cegueira.
Rão Safael Arcanjo - imagem e ícone
Imagem e ícone do Arcanjo Rafael
www.monasteryicons.com
São Rafael também aparece na literatura, como se pode ver no poema épico "Paraíso Perdido", de John Milton, no qual o anjo é chamado de "um espírito sociável", que viaja com Tobias.
São Rafael Arcanjo é o padroeiro dos jovens, do amor conjugal, dos apaixonados, dos casais de noivos, de cônjuges, das instituições de caridade, dos médicos e dos farmacêuticos, dos Estados americanos de Iowa e Washington, dos deficientes mentais, sacerdotes, dos pastores e dos soldados ou escoteiros que precisam fazer uma viagem muito longa
Poderíamos associar São Rafael Arcanjo à carta 19. O Sol no Tarô, que significa amor verdadeiro, relacionamentos felizes e casamento. É o arcano que indica excelentes condições físicas, força, vitalidade, equilíbrio, regeneração e cura físico-espiritual. É a fonte de toda energia que traz vida e abundância.
São Rafael Arcanjo e o Sol
O Sol no Light Seer's Tarot de Chris-Anne
O Sol representa os amigos sinceros e verdadeiros. É o iluminador da mente em momentos em que é preciso ter clareza para enfrentar questões adversas e tomar a melhor decisão.
Da mesma forma que O Sol, São Rafael é o arcanjo da cura e da transformação e do amor conjugal. É o arcanjo que ilumina os caminhos daqueles que a ele recorrem, pois assim como O Sol, proporciona não apenas cura, mas também conselho e sabedoria.
Presente nas diversas tradições religiosas, este arcano pode ser invocado em situações que se busca a recuperação rápida e plena da saúde, como protetor dos relacionamentos fraternais e da vida conjugal, e quando se deseja realizar uma viagem segura e tranquila.
25/09/2021
30 de setembro: São Jerônimo e a Força
Jerônimo, nascido por volta de 347, foi um sacerdote destacado como teólogo e historiador e considerado confessor e Doutor da Igreja Católica. Filho de Eusébio, da cidade de Estridão, na fronteira entre a Dalmácia e a Panônia, é mais conhecido por sua tradução da Bíblia para o latim (conhecida como Vulgata) e por seus comentários sobre o Evangelho dos Hebreus, mas sua lista de obras é extensa.
São Jerônimo no Tarô dos Santos de Robert Place e em imagem cristã de autor não identificado
Imagens: carta XI - Força no Tarô dos Santos de Robert Place
e uma pintura de São Jerônimo, por autor não identificado.
De acordo com a lenda, Jerônimo fez amizade com um leão ao remover um espinho da sua parta. O leão ficou com ele, tomando conta do monastério.
Robert Place, autor do Tarô dos Santos, assim descreve o arcano:
"São Jerônimo está ocupado em seu trabalho de tradução enquanto o leão dorme aos seus pés. O leão representa a força física. Jerônimo subjuga o leão, não pela força, mas através do amor. Na filosofia clássica, força é a virtude associada ao coração. É a fonte tanto do amor como da coragem; a raiz da palavra coragem - cor - significa coração. Esta carta represena disciplina, coragem e o amor sem medo".
30/09/2020
  Santos do Dia: jan | fev | mar | abr | mai | jun | jul | ago | set | out | nov | dez  
  Baralho Cigano
  Tarô Egípcio
  Quatro pilares
  Orientação
  O Momento
  I Ching
Publicidade Google
 
Todos os direitos reservados © 2005-2020 por Constantino K. Riemma  -  São Paulo, Brasil