Home page

25 de outubro de 2021

Responsável: Constantino K. Riemma


  Santos do Dia: jan | fev | mar | abr | mai | jun | jul | ago | set | out | nov | dez
Os Santos do Dia e o Tarô : Abril
4 de abril: Dia de São Benedito
Comemorado no Brasil em 5 de outubro
São Benedito, também conhecido como São Benedito, o Mouro e São Benedito, o Africano (Sicília, 31.março.1524 - Palermo, 4.abril.1589), nasceu em família pobre e descendente de africanos escravizados na Etiópia. Outras versões dizem que foi um escravo capturado no norte da África, o que era muito comum no sul da Itália nesta época. Neste caso, ele seria de origem moura, e não etíope. Chamado de "mouro" devido a cor escura da pele.
Aos 21 anos, foi convidado por um monge dos irmãos eremitas de São Francisco de Assis para viver entre eles. Benedito aceitou: fez votos de pobreza, obediência e castidade; caminhava descalço pelas ruas e dormia no chão sem cobertas. Era muito procurado pelo povo, que desejava ouvir seus conselhos e pedir-lhe orações, consideradas milagrosas.
4 de abril : Dia de são Benedito
São Benedito, o padroeiro dos padeiros, da cozinha e das cozinheiras
Arte de Luciana Pupo : www.lucianapupo.com
Depois de 17 anos entre os eremitas, foi designado para ser cozinheiro no Convento dos Capuchinhos. Sua piedade, sabedoria e santidade levaram seus irmãos de comunidade a elegê-lo Superior do Mosteiro, apesar de analfabeto e leigo, pois não havia sido ordenado sacerdote. Seus irmãos o consideravam iluminado pelo Espírito Santo, pois fazia muitas profecias. Ao terminar o tempo determinado como Superior, reassumiu com muita humildade, mas com alegria, suas atividades na cozinha do convento.
Em Portugal, São Benedito e outros fazem parte das "devoções negras", visto que entre os séculos XVI a XVIII, milhares de africanos foram trazidos ao país na condição de escravos.
/são Benedito - Preto Velho - Ossain
Preto Velho, o sábio conselheiro, e o Orixá Ossain estão intimamente
ligados à São Benedito no sincretismo religioso afro-brasileiro.
Nos arcanos do tarô, São Benedito poderia ser associado ao Valete de Ouros,
aquele que presta ajuda para a saúde e a provisão de alimentos aos necessitados.
O Valete de Ouros também foi atribuído por Robert Place
a São Norberto (6 de junho) em seu Tarô dos Santos.
Imagens disponíveis no Pinterest.
No Brasil, São Benedito é tradicionalmente venerado pelos negros, que relacionam o período de escravidão e a origem africana do santo com o seu próprio passado de escravidão e suas raízes africanas.
Foi aclamado santo padroeiro de toda a população afro-americana e, especialmente, dos cozinheiros e profissionais da nutrição.
CKR - excertos da Wikipedia - 02/04/2021
19 de abril: Dia de Santo Expedito
 
Santo Expedito é conhecido como o Santo das Causas Justas e Urgentes. Viveu durante o século IV em Militene, na Armênia. Segundo a história, ele pertencia a 12ª Legião Romana e era oficial chefe do exército. Essa legião tinha em seu agrupamento um grande número de soldados cristãos, que possuíam a responsabilidade de proteger as fronteiras orientais contra os bárbaros asiáticos.
Santo Expedito - 19 de abril - Valete de Paus
Imagens de Santo Expedito em igreja romana e nos santinhos católicos.
O Valete de Paus no baralho de M. Gatteaux (1811), é uma das cartas
que poderiam ser associadas a esse santo rápido e prestativo.
Durante um longo período, Expedito adotou um estilo de vida devasso. Porém, nesse percurso, uma experiência com Deus mudou todo o roteiro, e o homem aventureiro se converteu.
Expedito traçou uma nova vida e se tornou o mártir de fé. Ele se sobressaiu em meio a seus colegas soldados, exatamente pelo fato de ter se conectado aos seus deveres e à religião. Em abril do ano 303, foi morto e decapitado, sob o comando do Imperador Diocleciano.
18/04/2021
23 de abril: São Jorge e Oxóssi
Vera Vilanova
São Jorge nasceu na Capadócia (Turquia), em 275 d.C. O seu pai era um grande militar e morreu em uma batalha – acontecimento que fez com que Jorge e sua mãe se mudassem para a Terra Santa. A mãe do santo era nativa da Palestina, muito instruída e tinha muitos bens, o que possibilitou a Jorge de ter uma educação de boa qualidade.
São Jorge e Oxossi
Arte de autor desconhecido.
Por ter um espírito combativo, tornou-se rapidamente um militar e logo em seguida virou capitão do exército romano. Jorge era muito habilidoso com armas e também um dos militares mais dedicados da época.
No dia 23 de abril de 308, Jorge morreu após batalhar contra o decreto do imperador Diocleciano, que queria eliminar de vez os cristãos. O militar foi torturado e degolado após se negar a declarar que abandonaria a sua fé cristã. (Fonte: Eu sem fronteiras)
No Candomblé, na Bahia, o sincretismo de São Jorge se deu com Oxóssi, orixá da sobrevivência, da caça dos animais, do sustento e da fartura.
No Candomblé e na Umbanda, duas religiões nascidas no Brasil e que compartilham a mesma matriz africana, Oxóssi é o deus caçador, senhor da floresta e de todos os seres que nela habitam e orixá da riqueza. Atualmente, o culto a Oxóssi está praticamente esquecido na África, mas é bastante difundido no Brasil, em Cuba e em outras partes da América onde a Cultura Iorubá prevaleceu. (Fonte: Candomblé e Umbanda - Religiões de Matrizes Africanas)
Os domínios de Oxóssi representam aquilo que há de mais antigo na existência humana: a luta pela sobrevivência. Astúcia, inteligência e cautela são os atributos de Oxóssi, pois, como revela a sua história, esse caçador possui uma única flecha, por tanto, não pode errar a presa, e jamais erra. Oxóssi é o melhor naquilo que faz, está permanentemente em busca da perfeição.
Música de Oxóssi interpretada por Mariene De Castro:
O santo e o orixá são geralmente invocados por aqueles que necessitam de caminhos abertos. As pessoas os invocam para pedir que afastem inimigos, ajudem a resolver alguns problemas de injustiça que acometem alguns dos fiéis.
Oração de São Jorge
Eu andarei vestido e armado com as armas de São Jorge para que meus inimigos, tendo pés não me alcancem, tendo mãos não me peguem, tendo olhos não me vejam, e nem em pensamentos eles possam me fazer mal. Armas de fogo o meu corpo não alcançarão, facas e lanças se quebrem sem o meu corpo tocar, cordas e correntes se arrebentem sem o meu corpo amarrar.
Jesus Cristo, me proteja e me defenda com o poder de sua santa e divina graça, Virgem de Nazaré, me cubra com o seu manto sagrado e divino, protegendo-me em todas as minhas dores e aflições, e Deus, com sua divina misericórdia e grande poder, seja meu defensor contra as maldades e perseguições dos meu inimigos.
Glorioso São Jorge, em nome de Deus, estenda-me o seu escudo e as suas poderosas armas, defendendo-me com a sua força e com a sua grandeza, e que debaixo das patas de seu fiel Ginete meus inimigos fiquem humildes e submissos a vós. Assim seja com o poder de Deus, de Jesus e da falange do Divino Espírito Santo. São Jorge Rogai por Nós.
São Jorge Rogai por Nós.
23 de abril: São Jorge e o Cavaleiro de Espadas
CKR
Segundo a tradição, Jorge era filho de pais cristãos, nascido na região da Capadócia e criado na Palestina, onde foi promovido capitão do exército romano aos 23 anos de idade. Essa época ficou marcada pela perseguição do imperador Diocleciano aos cristãos e, assim, Jorge da Capadócia (como era conhecido) não escapou à pressão.
São Jorge e o Cavaleiro de Espadas
Imagens de São Jorge: afresco na Igreja Ortodoxa Grega de Saint George, Madaba,
e a carta Cavaleiro de Espadas no Tarô dos Santos de Robert Place.
Por diversas vezes Diocleciano tentou fazer com que Jorge desistisse de sua fé, torturando-o de várias maneiras, mas ele permaneceu firme e forte.
Após inúmeras tentativas frustradas, Diocleciano mandou degolar Jorge, no dia 23 de abril de 308. Tal atitude teve tanta repercussão, que motivou muitas conversões ao cristianismo, inclusive a esposa do próprio imperador.
O dragão nas imagens pode ser visto como símbolo do mal; a vitória sobre ele representa São Jorge ter resistido às tentações do imperador Diocleciano para que ele desistisse de sua fé.
*   *   *
Robert Place, autor do Tarô dos Santos, escreve: "São Jorge é padroeiro dos cavaleiros, arqueiros, escudeiros, açougueiros, escoteiros, vítimas de praga."
"São Jorge é um herói santo como os do mundo antigo. Ele identifica o mal e o destrói."
CKR - 21/04/2020-21
27 de abril: Santa Zita e o Valete de Copas
Zita nasceu em 1218, no povoado de Monsagrati, próximo a Luca. Como muitas outras meninas, ela foi colocada para trabalhar em casa de nobres ricos. Era a forma de uma moça não se tornar mais um peso para a família, pobre e numerosa. Ela não ganharia salário, trabalharia praticamente como serva: teria comida, roupa e, eventualmente, até mesmo um dote para conseguir bom casamento, se a família tivesse por ela a estima devida.
Santa Zita - 27 de abril - pintura e santinho
Santa Zita na pintura de Arnould de Vuez (1642-1720)
e num dos seus santinhos mais conhecidos.
Aos 12 anos Zita foi trabalhar como empregada doméstica na casa da abastada família Fatinelli, onde permaneceu por 48 anos, até sua morte. Por sua bondade e esforço era frequentemente maltratada pelo resto da criadagem, mas nunca se deixou abater e manteve sua calma interior. Suportou a tudo com humildade e fé, rezando e praticando muita caridade: foi o que tornou Zita reconhecida entre os pobres. Tudo que ganhava dos patrões, um pouco de dinheiro, alimentos extras e roupas, dava aos necessitados. Aos poucos foi sendo aceita por todos e acabou se tornando a responsável pela administração da casa.
Santa Zita e o Valete de Copas
A história de Santa Zita e o seu santinho estabelecem um forte
paralelo com o Valete de Copas, o servidor de coração.
Cartas do Hanson Tarot e do Tarô de Marselha
Santa Zita faleceu em Luca, 27.abril.1272. É a padroeira das serventes e empregadas do lar. Foi canonizada em 1696 após o reconhecimento de cento e cinquenta milagres atribuídos à sua intercessão. Seu corpo foi exumado em 1580 e estava incorrupto. Atualmente, seu corpo mumificado está exposto em um relicário de vidro para veneração pública na Basílica de São Frediano, em Lucca.
Edit. CKR - 26/04/2021
  Santos do Dia: jan | fev | mar | abr | mai | jun | jul | ago | set | out | nov | dez
  Baralho Cigano
  Tarô Egípcio
  Quatro pilares
  Orientação
  O Momento
  I Ching
Publicidade Google
 
Todos os direitos reservados © 2005-2020 por Constantino K. Riemma  -  São Paulo, Brasil