Home page

14 de agosto de 2022

Responsável: Constantino K. Riemma


O Xadrez brasileiro
Rui Sá Silva Barros
Historiador e Astrólogo
O Sol e Marte fizeram oposição a Plutão no céu durante um bom período deste mes de julho, Júpiter faz quadratura a Saturno e por aqui a crise acelerou: a operação Lava Jato começa a investigar os políticos, o MP do Distrito Federal abriu inquérito contra Lula e em Curitiba um delator premiado informou a cobrança de propina por parte de Eduardo Cunha, presidente da Câmara. As reações foram estapafúrdias, os políticos reagiram com surpresa e indignação como se não houvesse uma investigação contra eles no STF, Lula pede um inquérito contra o procurador do DF e Cunha acusa o governo de manipular a investigação e os presos em Curitiba, desconsiderando que se o governo tivesse este poder teria evitado o início da Lava Jato. Tudo isto traz mais lenha para a fogueira e atordoa os jornalistas que cobrem política que já não sabem mais para onde o vento sopra.
Jogo de xadrez no xadrez
Xadrez no xadrez
www.conselhodacomunidadefoz.blogspot.com.br
 
O mandato Dilma ainda não foi extinto por que PMDB e PSDB não chegaram a um acordo:
Temer – articulou a votação do ajuste fiscal e declara-se contra o impeachment. Ele tem o Sol a O de Libra que cai na casa 8 do Brasil e está em oposição a Plutão natal.
Cunha – comportou-se como candidato para 2018, mas vê seu projeto obstruído pela investigação atual. Pode retaliar dando andamento aos pedidos de cassação do governo já existentes no Congresso. Ele tem o Sol a 26 de Virgo, na casa 8 do país e próximo a Mercúrio natal, o deus dos ladrões e mentiras. Começou a carreira com Collor e PC Farias.
Aécio – Espera que o Tribunal Eleitoral impugne a chapa Dilma/Temer e convoque novas eleições em 60 dias, um desfecho improvável. Sol em 20 de Peixes, casa 2 do mapa natal do Brasil.
Alckmin – Só tem esperança para 2018, portanto o governo deve continuar com Dilma ou Temer. Sol a 14 de Escorpião, final da casa 9 em oposição a Saturno natal do país.
Serra – Já se ofereceu para ser ministro de Temer, o que supõe a queda de Dilma e a contrariedade de Aécio e Alckmin.  Sol a 27 de Peixes, casa 2 do país, próximo a Plutão natal. Ele tem planos para ‘salvar’ a economia brasileira.
A economia atrapalha todos os planos, estará no vermelho em 2016 e, com sorte, talvez rasteje nos anos seguintes. Quem estiver no poder não terá muito a apresentar na campanha presidencial e isto é um pesadelo. Do relatório do TCU também não se pode esperar muito, o resultado será enviado ao Congresso que decide o que fazer e, além disto, a Lava Jato também já alcançou o filho de um dos ministros do Tribunal. As maçãs podres estão amplamente disseminadas por todo o aparelho do Estado. E virá mais turbulência pela frente, Júpiter fará oposição a Netuno, transitará o Sol da carta natal do Brasil e depois Mercúrio.
Fim da pobreza...
Charge em www.geografiaem360graus.blogspot.com.br
Prepara-se outra manifestação popular em agosto, espero que compreendam que não podem ficar no Fora Dilma ou prisão para políticos e empreiteiros. A economia em Dilma 1 se arrastou e a recessão atual começou antes do ajuste fiscal que ainda nem produziu efeitos, a última MP ainda não foi votada e o montante já foi recalibrado para bem menos. Há problemas estruturais graves: as despesas crescem mais rapidamente que a arrecadação, a indústria definha, os juros continuam na Lua, a produtividade é baixíssima, os investimentos mínguam. A casta política não pestaneja, para conservar seus privilégios e status não vacilará em levar o país ao caos. No futuro arrumarão a bagunça, é o que esperam nossos políticos.
E no mundo
Apesar da dureza das configurações astrológicas saiu finalmente o acordo nuclear do Irã, para desolação do governo de Israel. Há esperanças no ar: o dinheiro bloqueado no exterior pode dinamizar a economia cambaleante, o país volta ao mercado de petróleo e os preços podem cair, e é possível uma colaboração para o combate contra o Estado Islâmico. Sol progredido sobre o nó lunar sul da carta natal, Urano no céu em trino a Netuno natal veja o mapa do Irã
Os EUA comemoraram mais um dia da independência com o acordo com o Irã e a abertura das embaixadas com Cuba, dois feitos diplomáticos importantes. A corrida presidencial ganha força e agora Donald Trump resolveu concorrer com declarações bombásticas: os chicanos são criminosos, traficantes e estupradores, deviam ser recambiados aos países de origem. O Partido Republicano arrepiou, não é mais possível desprezar os votos dos latinos residentes no país. Trump (veja seu mapa) tem o Sol em Gêmeos, conjunto a Marte natal do mapa da independência que está em quadratura a Netuno veja mapa dos EUA. Ele representa um aspecto desagradável e significativo da vida americana: as celebridades e os ricos podem dizer qualquer asneira que serão escutados. Dinheiro e fama são a verdadeira religião do país.
Os chineses avançam no conhecimento do capitalismo, já sabem agora o que é especulação.
 
Donald Trump
Trump: um falastrão na presidência?
www.my.xinfinity.com
O governo da China resolveu incentivar o financiamento para compra de ações resultando num crescimento de 150% nos índices em alguns meses, uma bolha evidente.
Os bancos começaram a ficar preocupados e pediram a quitação dos empréstimos, seguindo um crash de 30%, estancado pelo governo e pela polícia. Foi o mesmo mecanismo de 1929 nos EUA. Criou-se um zum-zum de contágio, já controlado. A Bolsa chinesa não tem nem 2% de investimentos estrangeiros, o crash não significa nenhuma retração de consumo. O governo pilota uma transição tateando, nos dias do crash Marte transitava Urano natal em quadratura ao Sol, uma marca típica de voluntarismo (veja o mapa da China).
Os gregos votaram duas vezes neste ano e para nada, acabaram assinando um acordo ainda mais severo e agora são monitorados diretamente por Bruxelas. Pelo menos o FMI descobriu que a dívida é impagável e exige um escalonamento. O processo inteiro deixa uma sequela violenta: em nome do que uma direção não eleita em Bruxelas atropela votações num país membro? O problema grego não é mais econômico para a Europa, os bancos alemães e franceses já tinham sumido da praça ateniense com o seus haveres; o problema é político, qualquer leniência poderia atiçar o Podemos espanhol, o Estrelas italiano e similares. A pressão astrológica sobre o mapa da UE só está começando.
O Papa Francisco e o capitalismo
Desde a apresentação, este Papa surpreendeu com seu estilo direto e coloquial, com a eleição do nome indicando claramente a diretriz de seu pontificado. Recentemente isto ficou ainda mais claro com a encíclica Laudato si e as declarações sobre o capitalismo, a pobreza e a ausência completa de solidariedade contemporânea, o que provocou pequenos chiliques em algumas hostes católicas.

Mapa natal do Papa Franscisco

Mapa natal do Papa Francisco
Buenos Aires (Argentina), 13 de março de 1936, às 21 horas.
Basta olhar o mapa astrológico do Papa Francisco para perceber que suas declarações estão em perfeita sintonia com os traços mostrados pelo horóscopo. Com Ascendente em Câncer e o Sol em Sagitário, Júpiter é proeminente, mesmo estando em queda em Capricórnio, realçado pelo trino a Urano. O Sol vai em direção a Júpiter, ambos na casa 6 do trabalho e serviço. A contundência das declarações ocorreu com os trânsitos de Sol e Marte pelo Ascendente em Câncer que está perto da estrela Sirius.  A conjunção Lua/Júpiter em Aquário assinala a simpatia que dele emana e a receptividade do povo. A insistência de levar a doutrina religiosa à prática cotidiana da vida está representada pela oposição Saturno/Netuno, pois isto encontra uma resistência profunda, tanto no meio eclesiástico quanto laico. Mercúrio também tem destaque sendo o planeta mais angular no tema, o diálogo com os outros é importante e levado a sério.
E, no entanto, creio que Francisco está atrasado, pois nos últimos anos o capitalismo entrou numa fase de banditismo escancarado. As grandes empresas fraudam informações nas embalagens e nas ofertas de serviços, os recalls são constantes, a contabilidade criativa prospera, preços são oligopolizados etc. Quanto aos bancos, eles se tornaram os ciosos guardiões do dinheiro do crime organizado e praticam alegremente a servidão pela dívida, tanto para governos como para pessoas. A economia mundial vive ultimamente de bolhas e crashs em carreira desabalada para a barbárie e os governos cuidam para que o baile prossiga.
Nota sobre Astrologia Mundial
Ainda a questão da escolha de mapas astrológicos dos paises. Os argentinos iniciaram a luta pela independência em 1810 e a concluíram em 1816. A última data é a escolhida por 3 motivos: 1. a luta poderia ter naufragado, 2. os argentinos escolheram sua data nacional como 1816 e 3. este mapa funciona bem: é só observar o que tem acontecido por lá e os trânsitos recentes. Veja o mapa da Argentina.
O Ascendente Aquário para o Brasil foi estabelecido por um estudo de retificação liderado pelo colega Antônio Facciollo. Ele funciona bem, foi o que descobrimos, Ciça Bueno e eu, ao estudarmos os trânsitos e progressões para o período imperial no livro A contente mãe gentil rumo ao bicentenário, adquirível no site www.clubedeautores.com.br. Mas alguns colegas ainda insistem num Ascendente Peixes por conta da difusa, sincrética e festiva religiosidade brasileira. Se tal fosse o caso o MC seria Sagitário, ambos regidos por Júpiter. Neste caso é difícil explicar a importância do exército na política nacional com três ditaduras militares, o que é mais fácil de entender quando se considera o MC em Escorpião e Marte no signo na casa 9 o que explica a presença contínua de advogados na presidência até Vargas e um títulos do Brasil: o país dos bacharéis. O Ascendente Aquário está relacionado com a grandeza e diversidade territorial, com a população altamente miscigenada, a imagem do país do futuro e nossos pendores para tecnologia aérea com Santos Dumont e a Embraer.
O caso mais complicado é o dos Estados Unidos (veja o mapa). Há umas quatro propostas diferentes para o Ascendente e não conheço nenhum estudo de retificação. Antes de tudo é preciso lembrar que o mapa de 4 de julho refere-se às 13 colônias, 10% do território final; o restante foi incorporado por compra, guerra contra o México e genocídio contra os índios, num longo processo que só finalizou por volta de 1890. O Ascendente indica a fronteira geográfica leste que foi o núcleo inicial do país. Urano tem um significado especial na vida do país, seus dois retornos foram cruciais, o primeiro na guerra civil, um assunto doméstico de casa 1; o segundo foi na Segunda Guerra quando o país emergiu como superpotência. Uma persistente e ácida divisão (Norte/Sul, racial, religiosa/secular) aponta para um Ascendente em Ar. O país é mais prático/pragmático (Gêmeos) que teórico (Sagitário), ele tomou ideias europeias e as transformou em indústria de massa, foi assim com o carro, automóvel, rádio, cinema, televisão e energia nuclear. São pontos a levar em consideração.
A confusão intelectual
Nietzsche escreveu no Crepúsculo dos ídolos: “Temo que não nos livremos de Deus porque acreditamos na gramática”. O que acontece quando usamos substantivos abstratos como sujeitos de uma oração? Uma confusão sutil. Ouvi um físico dizer: a gravidade faz maravilhas. Um biólogo: a seleção natural conduz a evolução. Frases como estas passam batidas, mas fazer e conduzir supõem consciência e intenção, são atividades de seres dotados de mente. A gravidade é uma relação entre massas e a seleção natural um processo entre organismos e meio ambiente.
Pior ainda são os astrônomos que falam sobre a vida de sóis e planetas quando o termo indicado é ‘tempo de existência’. Vida é coisa inteiramente outra, como bem sabem os biólogos balbuciando explicações sobre a misteriosa passagem da química inorgânica para a orgânica. As ciências empíricas dependem de vocabulário preciso, princípios aceitos, métodos de experimentação e verificação. As falas e escritos populares dos cientistas instauram uma bela confusão intelectual, mais um sintoma de desagregação do mundo contemporâneo.
Fórmnyulas de Maxwekk
 
A ilustração ao lado se refere a um cálculo vetorial das 8 equações originais do trabalho de Maxwell descrevendo os fenômenos de um campo eletromagnético. Toda a parafernália que usamos no cotidiano tem aí sua origem.
Estas equações representam o auge da capacidade de abstração e precisão humanas.
A raiz da confusão é sintática, uma fraqueza da linguagem verbal. Qualquer coisa acontecendo ao nosso redor é o resultado de interação de várias forças ou energias. O melhor que conseguimos até hoje foi a descrição através da linguagem matemática, concisa e elegante. Quando tentamos descrever estes eventos em linguagem verbal ocorre uma enumeração tediosa ou um barroquismo alucinado. Não é à toa que místicos relutam em descrever suas experiências, tudo soaria banal demais. Temos uma multidão de palavras potenciais esperando utilização, mas usamos a mesma palavra para nomear coisas inteiramente distintas e até mesmo contrárias, é um passaporte direto para a confusão. Energia é uma palavra grega que designa atividade, foi incorporada pelos físicos que mediram suas variações em diferentes formas: cinéticas, térmicas, eletromagnéticas, nucleares etc. Por que então dizer ‘a energia dela está ruim’ quando podemos dizer que ela está deprimida/irada/medrosa ou desvitalizada? Porque as pessoas têm uma mentalidade subalterna e precisam empregar o vocabulário dos mestres científicos para se levarem a sério. E assim voltamos à frase inicial do filósofo, se admitimos tomar pedras, plantas, animais, conceitos abstratos como sujeito de oração e lhes adicionarmos um verbo característico de atividade mental, estaremos em pleno animismo. Se dizemos o amor nos encanta, é inevitável vermos cupidos no ar.
Contato com o autor:
Rui Sá Silva Barros é historiador, astrólogo e
estudioso da Cabala: rui.ssbarros@uol.com.br
Outros trabalhos seus no Clube do Tarô: Autores
Edição: CKR – 25/7/2015
Fórum: partilhe seus comentários ou deixe questões para o Rui responder
  Baralho Cigano
  Tarô Egípcio
  Quatro pilares
  Orientação
  O Momento
  I Ching
Publicidade Google
 
Todos os direitos reservados © 2005-2020 por Constantino K. Riemma  -  São Paulo, Brasil