Home page

19 de setembro de 2019

Responsável: Constantino K. Riemma


 
 
Hexagrama 12
Obstáculo
 
  Céu
  Terra
O oráculo
Obstáculo causado por pessoas mal intencionadas
não favorece a persistência correta do homem nobre.
O grande parte, o pequeno se aproxima.
Interpretação
O oráculo enuncia que as forças celestiais e as terrestres se separam. Quando o Céu e a Terra deixam de cooperar, nenhum crescimento é possível e o resultado é a estagnação. A confusão e a desordem reinam sobre a terra. Os homens inferiores ocupam o centro e prosperam, enquanto os homens nobres estão na periferia e declinam.
Estamos num período em que predominam as forças do caos, da obstrução, da obscuridade. Há grande dificuldade para restaurar a ordem e a correção, a lei e a justiça.
O homem de caráter firme, porém, não se desvia de seus compromissos. Mesmo impossibilitado de agir, permanece fiel a seus princípios e se recolhe em seu retiro secreto. É o momento oportuno para restaurar a força interior e buscar saídas com criatividade.
Conselho
O homem nobre se recolhe em seu próprio íntimo para escapar às más influências e sair das dificuldades. Ele resiste às tentações de glória e riquezas.
Interpretação
Quando reina a desconfiança, alimentada por pessoas vulgares, toda atividade frutífera torna-se impraticável, pois as bases estão falseadas. Consciente do que se passa, o homem correto não se deixa seduzir por convites para participar de empreendimentos públicos duvidosos; seria perigoso para ele, porque não poderia concordar com a mesquinharia dos outros.
O gesto adequado é retirar-se dos negócios obscuros e reencontrar-se com seus valores internos.
Linhas móveis
Linha móvel (seis) na primeira posição significa:
Quando se arranca uma folha de grama,
junto vem o torrão.
Cada qual de acordo com sua espécie.
A perseverança traz boa fortuna e sucesso.
O texto é quase idêntico ao da primeira linha do hexagrama anterior, porém com um sentido oposto. Lá, um homem atrai outro para o caminho de uma carreira oficial. Aqui um homem leva outro consigo, ao aposentar-se da vida pública. Por isso o presente texto diz: "A perseverança traz boa fortuna e sucesso". "Empreendimentos trazem boa fortuna". Quando as possibilidades de exercer alguma influência são nulas, a retirada oportuna é o único meio de se evitar a humilhação. O sucesso, em seu sentido mais elevado, estará garantido, pois o homem, com isso, preserva a integridade de sua personalidade.
Linha móvel (seis) na segunda posição significa:
Eles suportam e toleram.
Isso significa boa fortuna para os homens inferiores.
A estagnação ajuda o grande homem a obter sucesso.
Os homens inferiores estão prontos a adular servilmente seus superiores. Eles também tolerariam o homem superior se este lhes ajudasse a pôr um termo às suas confusões. Isso lhes traria boa fortuna. Porém, o grande homem suporta com tranqüilidade as conseqüências da estagnação e não se mistura à massa de seres inferiores. Esse não é o seu lugar. Assumindo seu próprio sofrimento, ele garante o sucesso de seus princípios fundamentais.
Linha móvel (seis) na terceira posição significa:
Eles sentem vergonha.
Os homens inferiores, tendo alcançado suas posições de forma ilegítima, sentem que não estão à altura da responsabilidade que assumiram. Começam a se envergonhar interiormente, apesar de, a princípio, não demonstrarem. isto é um sinal de mudança para melhor.
Linha móvel (nove) na quarta posição significa:
Aquele que age segundo a ordem do mais alto
permanece sem culpa.
Os que compartilham de seu ideal participam das bênçãos.
A época de estagnação aproxima-se do ponto em que uma transformação em direção oposta ocorrerá. Aquele que deseja restaurar a ordem deve sentir uma verdadeira vocação para tal tarefa e dispor da autoridade necessária. Quem se arroga ser capaz de criar a ordem segundo sua própria vontade, corre o risco de errar e fracassar. Porém, o homem que é verdadeiramente chamado a essa tarefa será ajudado pelas condições do momento e todos os que participam de seus ideais serão com ele abençoados.
Linha móvel (nove) na quinta posição significa:
A estagnação aproxima-se do fim.
Boa fortuna para o grande homem.
"E se fracassasse, e se fracassasse?"
Deste modo ele a amarra a um feixe de brotos de amoreira.
Mudam os tempos. Chega o homem certo, capaz de restaurar a ordem. Portanto, boa fortuna. Porém, são justamente tais épocas de transição que exigem o temor e o tremor. O sucesso só será assegurado mediante a máxima cautela, como alguém que perguntasse sem cessar: "E se eu fracassasse?". Quando um arbusto de amoreira é cortado, brota de suas raízes uma série de mudas particularmente fortes. Por isso, a imagem de se amarrar algo a um feixe de brotos de amoreira é usada para simbolizar a maneira infalível de se alcançar o sucesso.
"O homem superior não esquece o perigo quando está em segurança, não esquece a ruína quando está bem estabelecido, nem esquece a confusão quando seus negócios estão em ordem. Deste modo ele garante sua segurança pessoal e protege o reino". (Confúcio )
Linha móvel (nove) na sexta posição significa:
A estagnação termina.
Primeiro estagnação, depois boa fortuna.
A estagnação não dura para sempre. Entretanto, ela não acaba por si mesma; para extingui-la é necessário o homem adequado. Essa é a diferença entre a paz e a estagnação: é preciso um contínuo esforço para manter a paz, que de outro modo se converteria em estagnação e em decadência. Entretanto, a época de decadência não se converte automaticamente em paz e prosperidade, mas ao contrário, requer um esforço para ser superada. Isso indica a atitude criativa, necessária para que o homem possa trazer ordem ao mundo.
Atualizado: janeiro.11
 
 

  Baralho Cigano
  Tarô Egípcio
  Quatro pilares
  Orientação
  O Momento
  I Ching
Publicidade Google
 
Todos os direitos reservados © 2005-2019 por Constantino K. Riemma  -  São Paulo, Brasil