Home page

02 de setembro de 2014

Responsável: Constantino K. Riemma


 
 
Hexagrama 13
Comunidade (União, Congraçamento)
 
  Céu
  Fogo
O oráculo
Comunidade, União. Sucesso.
É vantajoso atravessar as grandes águas.
É favorável a persistência do homem nobre.
Interpretação
O hexagrama simboliza a comunhão universal, em todos os níveis, entre os namorados e os amigos, entre os grupos e as nações. Trata da união em paz e harmonia entre os seres. Indica que a receptividade ocupa o centro da manifestação e corresponde à força criadora. Nada há para ocultar. Os propósitos podem ser discutidos em campo aberto.
Quando as aspirações do sentimento ressoam num diapasão comum, torna-se possível "atravessar as grandes águas", ou seja, empreender projetos que atendam os interesses comuns e reforcem a solidariedade. Para alcançar esse nível de comunhão é necessário superar as limitações de propósitos exclusivistas, das panelinhas.
Buscar os elementos comuns entre os diferentes participantes e respeitar as individualidades constitui o fundamento do êxito prometido pelo oráculo.
O homem correto pode persistir em seus ideais, porque se encontra amparado pelos princípios da retidão e da justiça. Só ele pode levar a cabo a vontade de todos os povos da terra, porque está animado pelos propósitos de um servir altruísta.
Conselho
O homem nobre distingue as coisas por seus gêneros e espécies.
Interpretação
Do mesmo modo que os corpos celestes se harmonizam no espaço sideral e permitem a articulação dos ciclos, nas comunidades humanas os diferentes tipos e classes de interesses podem ser estruturados organicamente. Um verdadeiro grupo é muito mais que um mero aglomerado de indivíduos. Para que um propósito vivo persista é necessário harmonizar os seres em sua diversidade.
Linhas móveis
Linha móvel (nove) na primeira posição significa:
Comunidade com os homens no portão.
Nenhuma culpa.
O início de uma união entre os homens deve ocorrer diante da porta. Todos se encontram igualmente próximos uns aos outros. Ainda não existem divergências e nenhum erro foi até então cometido. Os princípios básicos de qualquer tipo de união devem ser igualmente acessíveis a todos os participantes. Acordos secretos geram infortúnio.
Linha móvel (seis) na segunda posição significa:
Comunidade com os homens no clã.
Humilhação
Existe aqui o perigo de se formar uma facção isolada com base em interesses pessoais e egoístas. Essas facções são exclusivistas; ao invés de acolherem a todos os homens, condenam um grupo de modo a manter unidos outros. Tais movimentos têm origem em motivos baixos e por isso ao final conduzem à humilhação.
Linha móvel (nove) na terceira posição significa:
Ele esconde armas entre os arbustos,
escala a alta colina que está adiante.
Não se ergue durante três anos.
A fraternidade converteu-se em desconfiança. Cada indivíduo desconfia dos demais, planeja uma emboscada secreta e procura espionar o outro à distância. Lida-se com um adversário obstinado que não pode ser abordado deste modo. Aqui são indicados obstáculos que se apresentam no caminho da comunidade com os outros. Um homem tem, ele próprio, segundas intenções e procura surpreender o outro. É justamente isso que o torna desconfiado, pois suspeita das mesmas tramas no adversário e tenta descobri-las, espionando-o. Conseqüentemente, isto aumenta o distanciamento da verdadeira comunidade. Quanto mais se prolongar esta situação, mais ele se alienará.
Linha móvel (nove) na quarta posição significa:
Ele sobe em seu muro e não pode atacar.
Boa fortuna.
Aproxima-se a reconciliação após o desentendimento. É verdade que subsistem ainda muros que separam e sobre os quais as pessoas se confrontam. Mas as dificuldades são grandes demais. Elas se envolvem com problemas e isso as leva à reflexão. Não podem lutar, e justamente nisso reside a boa fortuna.
Linha móvel (nove) na quinta posição significa:
Homens ligados por um sentido de comunidade
primeiro choram e se lamentam, mas depois riem.
Após grandes lutas conseguem encontrar-se.
Duas pessoas estão exteriormente separadas, porém unidas em seus corações. Suas posições na vida as mantêm separadas. Erguem-se, entre elas, muitos obstáculos e impedimentos, causando-lhes tristezas. Mas elas não permitem que nada as separe e permanecem fiéis uma à outra. E ainda que a superação desses obstáculos exija grandes lutas, elas vencerão e, ao se reencontrarem, suas tristezas se transformarão em alegria.
Linha móvel (nove) na sexta posição significa:
Comunidade com os homens no prado.
Nenhum arrependimento.
Falta aqui a calorosa adesão que surge do coração. Em realidade aqui alguém já se encontra fora da comunidade com os homens, mas ainda assim se alia a eles. A comunidade não inclui a todos, mas só àqueles que estão próximos exteriormente. O prado é o pasto à entrada da cidade. Ainda não foi alcançada, por enquanto, a meta final da união da comunidade. Mas aquele que se encontra nessa situação não precisa se recriminar. Ele se reúne à comunidade sem propósitos egoístas.
Atualizado: janeiro.11
 
 

  Quatro pilares
  Tarô Egípcio
  Orientação
  O Momento
 
⇓    Publicidade do Google    ⇓
 
 
Todos os direitos reservados © 2005-2014 por Constantino K. Riemma  -  São Paulo, Brasil